Denúncia sobre as obras pra construção da avenida Ecoparque, no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, afirma que o local está abandonado após as desapropriações e demolições no início do ano. Com os trabalhos parados, as áreas abertas viraram estacionamento pra veículos e passagem improvisada pra motoristas, ciclistas e pedestres cortarem caminho.
Continua depois da publicidade
A prefeitura diz que toca os processos pra obra avançar e prevê a licitação do novo trecho nos próximos dias. O projeto teve largada em dezembro de 2023 e fará o prolongamento da Alameda ...
A prefeitura diz que toca os processos pra obra avançar e prevê a licitação do novo trecho nos próximos dias. O projeto teve largada em dezembro de 2023 e fará o prolongamento da Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho até a Sexta avenida, cortando o bairro pelo meio. A nova via terá cerca de 800m de extensão, com um parque público no trecho central da avenida.
Continua depois da publicidade
No primeiro trecho licitado, até a rua Blumenau, foi feita a revitalização da via já existente, com terraplanagem, drenagem pluvial e novo asfalto. As melhorias também contemplam iluminação de LED e obras que integram as calçadas, ciclovia e paisagismo, com plantio de mudas nativas de pequeno e médio porte ao longo da via.
Continua depois da publicidade
Em fevereiro, a prefeitura iniciou a demolição de imóveis desapropriados para abrir a avenida pelo interior do bairro. Nesta fase, o trabalho envolveu seis casas entre as ruas Corupá, Campo Erê e Campos Novos. Novas indenizações eram previstas em seguida, para dar início a uma nova etapa de demolição.
O projeto teve áreas abertas entre as ruas: Blumenau e Brusque; Brusque e Bom Retiro, e Campo Erê e Campos Novos. No meio desse trecho, segue pendente de demolições imóveis entre as ruas Bom Retiro e Corupá. Na última parte, ainda será aberto o trecho da Campos Novos até a Sexta avenida.
Mais demolições
A secretaria de Planejamento explica que é preciso demolir as outras casas para iniciar a construção da nova via. Mesmo com as áreas já abertas, é impossível construir a avenida com casas no meio devido à etapa de drenagem, antes da pavimentação.
A secretaria adiantou que no início de setembro serão demolidas mais três casas. Em outubro, serão mais cinco e, em novembro, as últimas moradias vão ao chão. A licitação do novo trecho deve ser enviada à secretaria de Compras até semana que vem.
A avenida Ecoparque é esperada para melhorar o trânsito no bairro. A obra se integrará com uma nova área de lazer e será um novo acesso pra Camboriú.