Doutrina Espírita
Biógrafo de Chico Xavier estará em Barra Velha nesta quarta
Jhon Harley Moreira Marques é de Pedro Leopoldo, MG, terra natal de Chico, com quem conviveu 25 anos
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]

Jhon Harley Moreira Marques, renomado biógrafo de Chico Xavier, visitará Barra Velha nesta quarta-feira para uma palestra sobre a vida e a obra do "maior brasileiro de todos os tempos", segundo eleição popular do SBT em 2017. O autor, que escreveu a principal biografia de Chico em sua terra natal, Pedro Leopoldo, Minas Gerais, também profere conferências hoje, dia 12, em São Bento do Sul, e dia 14 em Jaraguá do Sul.
Jhon Harley, de 57 anos, é psicólogo, escritor e palestrante espírita desde 1980. Conheceu Chico Xavier na sua cidade natal em 1981 e conviveu por 20 anos com o médium mineiro, experiência que afirma ter mudado profundamente sua vida. Em suas palestras, ele abordará aspectos da obra social e religiosa de Chico, líder espírita que conquistou multidões e que, segundo ele, transformou a sua própria trajetória.
Continua depois da publicidade
A programação começa em São Bento do Sul, hoje, 12, às 20h, no Centro Espírita Bezerra de Menezes. No dia seguinte, a palestra será em Barra Velha, às 20h, no Centro Espírita Jesus de Nazaré, e encerra em Jaraguá do Sul, no dia 14, às 20h, no Centro Espírita Maria, José e Amor. Após essa etapa, Jhon seguirá para a Grande Florianópolis.
Durante as apresentações, o autor divulgará a nova edição de "O Voo da Garça", publicada pela Editora InterVidas. A obra retrata Chico Xavier desde seu nascimento em 1910, em Pedro Leopoldo, até sua transferência para Uberaba, em 1959. Ele também é autor de "Nas Trilhas da Garça", continuação da biografia.
Continua depois da publicidade
“Na palestra, Jhon apresentará imagens emocionantes da infância de Chico, relatos pessoais, fenômenos vividos pelo médium na juventude, fotos familiares, além de detalhes sobre seu primeiro emprego e sua atuação na Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo, onde psicografou livros clássicos”, detalha Estela Maris Cantarelli, presidente do Centro Espírita Jesus de Nazaré. O autor explicará também o significado do título da obra, que reflete a trajetória do médium.
Segundo Jhon Harley, em tempos de intolerância e individualismo, Chico Xavier foi além dos movimentos religiosos, manifestando-se em generosidade, compaixão e amor ao longo de seus 92 anos. Ele destaca que Chico exerceu um papel de "anjo" na humanidade, não como um ser divino, mas como um homem que atuou com amor e dedicação.
A obra de Jhon, pensada desde 1985, impressiona pelos documentos, referências e detalhes históricos. Além de biógrafo, ele é presidente da Fundação Cultural Chico Xavier de Pedro Leopoldo e servidor do movimento espírita.
As palestras são gratuitas e o centro espírita de Barra Velha fica na rua Lauro Ramos, 130, no centro da cidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: 99214-527.
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.