DIREITOS HUMANOS
Projeto da Univali que acolhe imigrantes é finalista de prêmio nacional
Núcleo de Apoio ao Migrante disputa reconhecimento entre as melhores iniciativas do Brasil em defesa da dignidade humana
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

O Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM), projeto de extensão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está entre os cinco finalistas do 14º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos, um dos mais importantes do país. A premiação é organizada pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) e reconhece ações que fortalecem a defesa da dignidade humana. Os vencedores serão anunciados em 22 de setembro, no Rio de Janeiro.
Criado em 2012, o prêmio homenageia a memória da juíza Patrícia Acioli, assassinada em 2011, e contempla quatro categorias: Reportagens Jornalísticas, Trabalhos Acadêmicos, Trabalhos dos Magistrados e Práticas Humanísticas — nesta última, o NAM concorre com outras quatro iniciativas.
Continua depois da publicidade
“A premiação foi criada para reconhecer os defensores da dignidade humana e trabalhos que contribuam com a sociedade. Portanto, estar entre os finalistas nos deixa muito felizes e honrados”, afirma o coordenador do projeto, professor Rafael Padilha.
Fundado em 2019, o NAM oferece acolhimento, proteção, promoção e integração social para migrantes, com atendimento gratuito e especializado. Só em 2024, já beneficiou 6392 pessoas no Vale do Itajaí e em outras regiões do Brasil. O trabalho parte do princípio de garantir, promover e efetivar direitos humanos, fortalecendo a presença e a inclusão de imigrantes na comunidade.
Continua depois da publicidade
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.