Cartazes com “Fora Lula, Fora Moraes. Buzine!”, “Não é por nós, é pelas futuras gerações!”, “É pela liberdade de todos, é pelo futuro do Brasil”, “Fight, Fight, Fight Trump 2024”, um carro de som, bandeiras, camisetas do Brasil e do Instituto Conservador de Itajaí marcaram a manifestação que aconteceu na praça Beira Rio, em Itajaí, a partir das 15h22 de domingo, reunindo centenas de pessoas. Pela manhã, ato parecido já tinha ocorrido na praça Almirante Tamandaré, em Balneário Camboriú, também com centenas de participantes. O movimento foi nacional e aconteceu em diversas cidades do Brasil.
Continua depois da publicidade
Em Itajaí, os manifestantes se reuniram em frente à praça Genésio Miranda Lins. O trânsito da região foi alterado por causa da manifestação. Discursos dos organizadores do evento afirmaram ...
Em Itajaí, os manifestantes se reuniram em frente à praça Genésio Miranda Lins. O trânsito da região foi alterado por causa da manifestação. Discursos dos organizadores do evento afirmaram que o ato era apartidário.
Continua depois da publicidade
Antes do início dos discursos, o público presente cantou o Hino à Bandeira, o Hino Nacional e também rezou o Pai Nosso. “A gente não vai se curvar. A palavra tem poder e a nossa palavra hoje é de profetizar: um futuro de paz e liberdade para todo o Brasil”, disse um dos oradores.
Para um dos participantes, Alex de Andrade, de 39 anos, que estava acompanhado do filho de sete anos, a sua presença marcava o desejo por liberdade. “Não queremos que o Brasil se torne uma Venezuela. Queremos que ele se torne realmente um país livre, independente, e que a Constituição seja respeitada e que as autoridades se respeitem. Queremos a liberdade, a anistia de famílias e a prisão de traficantes”, justificou.
Continua depois da publicidade
Praça Almirante Tamandaré
Pela manhã de domingo, uma manifestação com o mesmo tom foi em Balneário Camboriú, onde centenas de pessoas, também vestidas de verde e amarelo e carregando bandeiras do Brasil, foram às ruas. Guiados por um caminhão, os manifestantes circularam pelo entorno da praça Almirante Tamandaré, avenidas Alvin Bauer e Brasil, e retornaram pela avenida Atlântica até a praça. O ato foi nomeado de Reage Brasil.
Cartazes como “Impechment urgente. Fora Lula, fora Moraes e anistia já”, “Anistia/liberdade, voto impresso auditado, fora STF, Moraes e Lula”, bandeiras dos Estados Unidos, do Brasil e cartazes com o rosto de Bolsonaro também estavam presentes no protesto.