BALNEÁRIO
Diretoria da Academia de Letras assume; veja os nomes
Solenidade será na noite desta terça-feira no Hotel Marambaia
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A nova diretoria da Academia de Letras de Balneário Camboriú (ALBC) toma posse na noite desta terça-feira, durante evento que também marca a nomeação de novos membros da entidade, eleitos em Assembleia Geral Extraordinária. A cerimônia será às 19h30 no centro de convenções do Hotel Marambaia, em Balneário Camboriú.
A atual presidente, Teca Mascarenhas, passará o cargo para o novo presidente eleito, Eudes Moraes, ocupante da cadeira 31. A vice-presidência ficará com Miriam Almeida, da cadeira 24. Completam a diretoria: Laura Porto (secretária, cadeira 21), Helga Frassetto (tesoureira, cadeira 39), Arnoni Ulisses Caldart (conselheiro, cadeira 29) e Paulo Roberto de Souza (conselheiro, cadeira 36).
Continua depois da publicidade
A academia estava com diversas cadeiras vagas há bastante tempo, devido ao falecimento ou à desistência de membros. Agora, com os sete novos acadêmicos, todas as cadeiras voltam a ser ocupadas.
Fundada em 11 de julho de 2002, a ALBC tem como objetivos reunir escritores, preservar e resgatar a história literária regional, promover o aprimoramento das letras e incentivar a publicação e a difusão de obras de qualidade nos diversos gêneros literários.
Continua depois da publicidade
A instituição segue o modelo tradicional das academias de letras, com 40 cadeiras que homenageiam personalidades históricas da literatura brasileira, representadas por patronos e patronesses de seus membros efetivos.
Durante a gestão de Miriam Almeida (2013–2016), que agora volta à vice-presidência, a academia ganhou um hino, cuja letra foi escolhida por concurso público e a música composta pela banda Nego Joe.
NOVOS MEMBROS QUE TOMAM POSSE
- Ainor Francisco Lotério (cadeira 3, patrono Augusto dos Anjos)
- Rita Cassia Martins (cadeira 16, patronesse Maura de Senna Pereira)
- Charles Alexandre Souza Armada (cadeira 18, patronesse Clarice Lispector)
- Luciano Pedro Estevão (cadeira 19, patrono Pedro Nava)
- Carlos Kalunga Neves (cadeira 22, patrono Monteiro Lobato)
- Céres Felski (cadeira 35, patronesse Hilda Hilst)
- Isaac Newton Belota Sabbá Guimarães (cadeira 38, patronesse Raquel de Queiroz)