OPERAÇÃO
Barco de pesca encalhado no Gravatá é resgatado após oito meses
Força tarefa envolveu retroescavadeira, escavadeiras e caminhões na orla da praia
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]







Um barco pesqueiro encalhado na praia do Gravatá, em Navegantes, mobilizou uma verdadeira força-tarefa para ser retirado do mar. A operação foi coordenada pela prefeitura e envolveu cinco secretarias e superintendências na manhã desta quinta-feira.
A embarcação estava encalhada desde o dia 31 de outubro de 2024. O proprietário seria o responsável pela remoção, mas, como não foi feito, o município precisou intervir. Todo o custo será cobrado do dono da embarcação. Ele também será multado. O valor ainda será calculado pela prefeitura.
Continua depois da publicidade
Desde às 5h40, duas escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, um caminhão munck e três caçambas já estavam na areia trabalhando. Uma equipe da secretaria de Infraestrutura fez a demolição e retirada da embarcação. A operação se estendeu por toda a manhã.
Continua depois da publicidade
De acordo com a prefeitura, a força-tarefa foi realizada dentro da legalidade do Código de Posturas do município. Para que a operação fosse viável, foi necessário a obtenção de uma série de documentos de diferentes órgãos, como da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Gestão da Orla, Capitania dos Portos, do próprio município e da empresa proprietária do barco.
A força-tarefa envolveu as secretarias de Turismo, Infraestrutura, Planejamento Territorial, Mobilidade e Habitação, Procuradoria-Geral do Município e Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito.