Mudanças devem aliviar região que recebe 20 mil carros por dia (Foto: João Batista)
O prolongamento da avenida Martin Luther até a avenida das Gaivotas, em Balneário Camboriú, marca uma nova fase da implantação do binário com a avenida do Estado Dalmo Vieira. O projeto pretende melhorar o trânsito na região norte de BC, entre os bairros Ariribá e Pioneiros, e antecipa as mudanças na mobilidade até a conclusão do último trecho do binário, que será da avenida das Gaivotas até o limite com Itajaí.
Continua depois da publicidade
O novo esquema começa a valer neste domingo, com a entrada da avenida Martin Luther pela avenida das Gaivotas, agora sem estacionamento no lado direito e com mão única a partir da avenida ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
O novo esquema começa a valer neste domingo, com a entrada da avenida Martin Luther pela avenida das Gaivotas, agora sem estacionamento no lado direito e com mão única a partir da avenida do Estado Dalmo Vieira. Na mudança, a rua Flamingo, paralela à avenida das Gaivotas, ganhou sentido único em direção à avenida do Estado Dalmo Vieira.
Continua depois da publicidade
A entrega do novo trecho da Martin Luther encerra uma espera de 10 anos. A atual gestão recebeu a obra com 70% de execução e neste ano tocou o que faltava, incluindo melhorias como a iluminação pública, não prevista no projeto original. No paisagismo, a avenida ganhou plantio de ipês que vão embelezar a via com os canteiros.
“Foram meses de trabalho intenso para garantir uma via com qualidade e segurança para quem mora e circula diariamente pela região. Logo no início do ano, revisamos o projeto original e fizemos ajustes essenciais, especialmente na parte da iluminação, que sequer havia sido licitada no passado”, comentou a prefeita Juliana Pavan (PSD).
Continua depois da publicidade
Ela explicou que as alterações viárias no entorno foram planejadas para trazer mais fluidez, segurança e organização ao trânsito da região norte, tanto pra quem é morador quanto pra quem trafega pelo local. Com outras mudanças previstas, a promessa é de um trânsito mais eficiente na região.
As mudanças nas ruas próximas
Martin Luther ganhou acesso pela avenida das Gaivotas
Com o novo acesso ao binário, os moradores de vias laterais no final da avenida das Gaivotas, entre as ruas Macuco, Maçarico e Juruva, devem pegar o novo trecho da avenida Martin Luther para sair do bairro e seguir em direção a Itajaí. O trajeto recomendado é descer a Martin Luther e entrar pela rua Jaçanã, seguindo pela rua Flamingo até a avenida do Estado Dalmo Vieira.
Outra opção, mais longa, é pela avenida dos Tucanos, via paralela ao novo trecho da Martin Luther e que, neste momento, não terá alterações no trânsito. Ainda neste segundo semestre, porém, a avenida dos Tucanos ficará com mão única, com sentido do bairro das Nações para o Ariribá, no contrafluxo da avenida Martin Luther.
Na avenida do Estado Dalmo Vieira nada muda por enquanto nos dois sentidos. Para quem vem de Itajaí, os motoristas podem pegar tanto a Martin Luther pela avenida das Gaivotas ou continuar indo até a rua Uganda, que era a rota comum antes da entrega da ampliação do binário. Mudanças no trecho da Dalmo Vieira são previstas a partir de 2026.
20 mil veículos por dia
De acordo com o secretário de Planejamento, Carlos Humberto Silva, a obra traz benefícios para a mobilidade urbana da cidade, atendendo mais de 20 mil veículos que circulam pela região todos os dias. “Este novo trecho vai ajudar a desafogar o trânsito e reduzir o tempo de deslocamento. É uma obra grandiosa, que estava parada há anos e que, com seriedade e responsabilidade, tiramos do papel”, celebrou.
O líder comunitário do Ariribá, Humberto D'Alécio, ex-presidente da associação de moradores, lembra que o projeto era esperado há anos pela comunidade. “Além de desafogar o trânsito, terá a valorização dos imóveis”, acredita. Ele ainda destacou os reflexos para crianças e adolescentes que estudam nas escolas da região e não tinham um caminho seguro.
Continua depois da publicidade
“Agora, vai facilitar isso. Vai ter semáforos, as crianças vão poder passar pela faixa de pedestres com segurança e vai ter um caminho mais amplo pra que elas possam trafegar sem risco de ser atropeladas. Ou seja, melhorou em todos os aspectos”, resume.
Antes da obra, a alternativa era pela avenida dos Tucanos, que tinha um gargalo no cruzamento com a rua Venezuela para acessar a Martin Luther e foi palco de vários acidentes. Com o avanço do binário, o trânsito interno do bairro deve ganhar um alívio.
"Até que enfim um governo olhou definitivamente pro bairro”, elogiou Humberto. Agora ele está otimista que o último trecho do binário avance rápido. Segundo informou, já foram duas reuniões da prefeita com moradores tratando do assunto.
“Será muito bom pra todo mundo. Não tem como a gente falar em mobilidade hoje sem essa sequência da Martin Luther. Nessa ligação Balneário Camboriú-Itajaí, a nova etapa da Martin Luther vai ser a veia aorta de BC e, como no corpo humano, é essencial”, frisou.
Apesar das melhorias, o aposentado Marcos Spíndola, de 62 anos, morador da rua Venezuela, no bairro das Nações, demonstrou preocupação com o prolongamento da Martin Luther porque a rua Uganda continuará sendo usada pra entrada da avenida, sem opção de acesso pro Ariribá no trecho.
Continua depois da publicidade
Ele sugere mudar a entrada da Martin Luther para a rua Uruguai, uma antes da Uganda, pois daria ligação direta para a rua Venezuela, facilitando a chegada ao Ariribá. “Esta retificação é antiga, mas até a presente data não foi feita a mudança. Hoje temos que entrar pela rua Síria até a avenida Palestina e descer pela rua Venezuela”, justifica.
Avenida do Estado Dalmo Vieira terá cara nova em 2026
Fluxo pela Dalmo Vieira até a rua Uganda se mantém normal
Para o próximo ano, está prevista a revitalização da avenida do Estado Dalmo Vieira, no trecho do binário com a Martin Luther, entre a avenida das Gaivotas e a rua Uganda. A Dalmo Vieira também passará por adaptação no fluxo, passando a funcionar temporariamente com três pistas no sentido Itajaí e uma no sentido contrário, de Itajaí para BC.
Segundo a prefeitura, o esquema provisório visa garantir o acesso de veículos pesados, pois os caminhões seguirão utilizando a avenida do Estado Dalmo Vieira até que seja concluído o último trecho do binário da Martin Luther, entre a avenida das Gaivotas até o limite com Itajaí, após a avenida das Arapongas, no Ariribá.
Continua depois da publicidade
Último trecho do binário se ligará à Osvaldo Reis
No trecho final do binário, a avenida Martin Luther será projetada para se ligar com a futura duplicação da avenida Osvaldo Reis, em Itajaí, formando um novo corredor entre as duas cidades. O projeto de captação de recursos pra última fase do binário foi aprovado na Câmara de Vereadores de Balneário no dia 2 de julho e seguiu pra sanção da prefeita.
A obra tem investimento de cerca de R$ 100 milhões, a serem arrecadados por meio de recursos da venda de potencial construtivo. A prefeita Juliana Pavan informou que a intenção é finalizar as obras do último trecho em até quatro anos. Estão previstas cerca de 80 desapropriações na etapa final, representando a maior parte dos custos.
Fluxo pela Dalmo Vieira até a rua Uganda se mantém normal
ALTERAÇÃO
Avenida Martin Luther
Ganhou início a partir da avenida das Gaivotas, no trecho em frente à rua João-de-Barro, mantendo o sentido Ariribá-centro
O acesso à avenida pela rua Uganda continua normal até as futuras mudanças na avenida do Estado Dalmo Vieira
É proibido o trânsito de veículos pesados no novo trecho da avenida. Os caminhões devem seguir usando a avenida do Estado Dalmo Vieira
Avenida das Gaivotas
Ganhou sentido único entre a avenida do Estado Dalmo Vieira e o novo acesso à avenida Martin Luther, na altura da rua João-de-Barro
O trecho final da avenida, entre as ruas João-de-Barro e Macuco, continua com mão-dupla
Moradores do final da avenida deverão pegar a Martin Luther pra sair do bairro
Avenida dos Tucanos
Não terá mudanças no momento, mantendo a mão-dupla em sua extensão
Rua Flamingo
Ganhou sentido único em direção à avenida do Estado Dalmo Vieira, formando um binário com a avenida das Gaivotas
A rua é opção pra saída do bairro a partir das ruas Japuaçu e Jaçanã
Rua Japuaçu
Ganhou vagas de estacionamento e sentido único na extensão entre a avenida das Gaivotas e a rua Jaçanã
A via é paralela ao novo trecho da Martin Luther, mas não tem ligação com a avenida, sendo obrigatório o retorno pela rua Jaçanã
Perdeu a ligação com as ruas Maracanã e Mergulhão
Rua Jaçanã
Começa no novo trecho da avenida Martin Luther, com sentido único até a avenida das Gaivotas
Pode ser usada pra retorno e saída do bairro pela rua Flamingo
Rua Uganda
Mantém fluxo pra entrada na avenida Martin Luther para quem vem pela avenida do Estado Dalmo Vieira no sentido Itajaí-Balneário Camboriú
PRÓXIMAS ETAPAS
Ainda neste ano, a avenida dos Tucanos terá mão única, do bairro das Nações para o Ariribá, no sentido inverso da Martin Luther
Em 2026, a avenida do Estado Dalmo Vieira terá três pistas no sentido BC-Itajaí e uma no sentido Itajaí-BC, no trecho entre a avenida das Gaivotas e a rua Uganda
Operação urbana para abertura do terceiro e último trecho do binário da Martin Luther até o limite com Itajaí
Revitalização da avenida do Estado Dalmo Vieira
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.