MEIO AMBIENTE
Bandeira Azul já tremula em praias e marinas de BC e Itajaí
Certificação internacional reconhece qualidade ambiental e infraestrutura
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A temporada de verão 2025/2026 começou com destaque para Balneário Camboriú e Itajaí, que hastearam a Bandeira Azul em praias e marinas certificadas. O reconhecimento internacional é concedido a locais que atendem a mais de 30 critérios ligados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura e educação ambiental.
Em Balneário Camboriú, o hasteamento foi na manhã desta segunda-feira, nas praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, além da Marina Tedesco, que reconquistou a certificação neste ano.
Continua depois da publicidade
A cerimônia aconteceu no restaurante Costão Parador, no Estaleirinho, com a presença da prefeita Juliana Pavan; do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira, e da especialista ambiental e coordenadora do programa no município, Luana Mocelin de Camargo.
Durante a temporada, a bandeira ficará hasteada nos dias e horários em que houver atuação dos guarda-vidas. A prefeitura também promoveu melhorias na estrutura dos pontos certificados, como a reforma de deques e passarelas, além da instalação de banheiros e chuveiros que funcionarão das 7h às 19h, diariamente. “É uma ação extremamente importante para o turismo. Mas é fundamental que a conscientização da população seja permanente. Temos hoje três praias com a Bandeira Azul — Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras — além da Marina Tedesco. E temos um sonho: conquistar esse reconhecimento também na praia Central”, destacou a prefeita.
Estaleiro e Estaleirinho participam do programa desde a temporada 2018/2019. Taquaras obteve a certificação em 2022 e a mantém desde então.
Itajaí hasteia a Bandeira Azul na praia do Molhe
Na última sexta-feira, Itajaí também celebrou a conquista da certificação na praia do Molhe, que pela primeira vez hasteou a Bandeira Azul. A cerimônia contou com a entrega da nova infraestrutura turística da orla, incluindo seis duchas, novos deques e passarelas de madeira. “A Bandeira Azul coloca Itajaí como referência em turismo e preservação ambiental, reforçando nosso compromisso com os espaços públicos”, afirmou o prefeito Robison Coelho (PL).
O secretário de Turismo, Ronaldo Jansson Júnior, destacou o impacto econômico da certificação. “Fortalece o destino Itajaí, amplia a visibilidade das nossas praias e impulsiona o turismo”, comentou. Além da praia do Molhe, a Marina Itajaí recebeu novamente a Bandeira Azul nesta temporada
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
