Os preparativos pra 36ª Festa do Pescador já começaram em Balneário Camboriú. A festança acontece na praça do Pescador, no bairro da Barra, entre os dias 4 e 6 de julho, com entrada gratuita e muitas atrações culturais e gastronômicas.
Continua depois da publicidade
Para que a estrutura seja montada na rua Emanuel Rebelo dos Santos, algumas mudanças precisaram ser adotadas no trânsito. Os motoristas encontraram bloqueios e desvios na região da praça no início ...
Para que a estrutura seja montada na rua Emanuel Rebelo dos Santos, algumas mudanças precisaram ser adotadas no trânsito. Os motoristas encontraram bloqueios e desvios na região da praça no início desta terça-feira.
Continua depois da publicidade
De acordo com a BC Trânsito, quem vem pela rua José Francisco Vitor em direção à Passarela da Barra deve entrar na rua Emanoel Pereira e poderá acessar a rua Antônio Domingos da Silva para seguir em direção à BR 101 e à região das praias agrestes. A alteração está sinalizada e é monitorada pelos agentes de trânsito.
O trânsito deve ser liberado no local apenas na próxima segunda-feira, assim que a Festa do Pescador for finalizada.
Continua depois da publicidade
Tradição na praça
Considerada uma das festas mais antigas de Balneário Camboriú, esta edição integra as comemorações dos 61 anos da cidade e do centenário da Colônia de Pescadores Z7.
Com entrada gratuita, a festa contará com mais de 20 horas de atrações culturais divididas em três dias. A abertura acontece às 19h de sexta-feira com a Banda Municipal. Já no sábado e domingo, o público poderá curtir o evento a partir das 11h.
Além de apresentações e tendas com pratos típicos, a festa contará com a presença dos artesãos da Barra e dos feirantes da Feira da Barra, que vão vender seus produtos no local. Um arrasto simbólico de camarão também integra a programação no sábado, das 8h às 10h, na praia Central.
Patrimônio cultural imaterial
A Festa do Pescador celebra a atividade pesqueira e a cultura alimentar local. O evento é organizado pela prefeitura através da Fundação Cultural e pela Colônia de Pescadores Z7.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Allan Müller Schroeder, a Festa do Pescador e a pesca artesanal do camarão sete barbas podem virar patrimônio cultural imaterial do município. O projeto de lei deve ser apresentado em breve, segundo Allan.
Continua depois da publicidade
Entidade centenária
Desde 2018, a Colônia de Pescadores Z7 é reconhecida como Ponto de Cultura de Balneário Camboriú pelo Ministério da Cultura. Para comemorar os 100 anos da colônia, um selo comemorativo deve ser emitido pelos Correios e um documentário
será produzido, segundo a Fundação Cultural.
A colônia será homenageada pela Câmara dos Vereadores de BC na próxima segunda-feira, às 19h, durante sessão solene. Além disso, a entidade está entre as 10 premiadas pelo edital Cultura Viva, que desenvolve pontos de cultura pelo município. Com isso, a Colônia de Pescadores Z7 deve receber R$ 28.789,24 nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Confira a programação da 36ª Festa do Pescador
Sexta-feira
- 19h - Banda Municipal de BC
- 20h – Abertura Oficial
- 20h30 – Locomotiva Lunar
- 22h – Banda S/A
Sábado
- 11h – Início
- 12h – Projeto + Música
- 14h – Alessandra Cipriani
- 15h – Alef Rodrigues
- 16h – DJ Guesser
- 18h – Contrapartida LIC
- 19h – Zanon Brothers
- 20h – Sertanejo André Luiz
- 22h – Luciano Guarise
Domingo
- 11h – Início
- 12h – RN Grupo Musical
- 14h – Maison Freitas
- 15h – Dj Guesser
- 16h30 – Palco aberto Terno de Reis
- 17h – Premiação Colônia de Pescadores
- 18h – Grupo Balanejo
- 19h – Maria do Cais
- 21h30 – Legião Gaúcha