SE LIGA!
Festa do Pescador altera o trânsito na Barra até segunda-feira
Bloqueios e desvios foram montados para que estrutura seja erguida na praça do Pescador
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]

Os preparativos pra 36ª Festa do Pescador já começaram em Balneário Camboriú. A festança acontece na praça do Pescador, no bairro da Barra, entre os dias 4 e 6 de julho, com entrada gratuita e muitas atrações culturais e gastronômicas.
Para que a estrutura seja montada na rua Emanuel Rebelo dos Santos, algumas mudanças precisaram ser adotadas no trânsito. Os motoristas encontraram bloqueios e desvios na região da praça no início desta terça-feira.
Continua depois da publicidade
De acordo com a BC Trânsito, quem vem pela rua José Francisco Vitor em direção à Passarela da Barra deve entrar na rua Emanoel Pereira e poderá acessar a rua Antônio Domingos da Silva para seguir em direção à BR 101 e à região das praias agrestes. A alteração está sinalizada e é monitorada pelos agentes de trânsito.
O trânsito deve ser liberado no local apenas na próxima segunda-feira, assim que a Festa do Pescador for finalizada.
Tradição na praça
Considerada uma das festas mais antigas de Balneário Camboriú, esta edição integra as comemorações dos 61 anos da cidade e do centenário da Colônia de Pescadores Z7.
Com entrada gratuita, a festa contará com mais de 20 horas de atrações culturais divididas em três dias. A abertura acontece às 19h de sexta-feira com a Banda Municipal. Já no sábado e domingo, o público poderá curtir o evento a partir das 11h.
Além de apresentações e tendas com pratos típicos, a festa contará com a presença dos artesãos da Barra e dos feirantes da Feira da Barra, que vão vender seus produtos no local. Um arrasto simbólico de camarão também integra a programação no sábado, das 8h às 10h, na praia Central.
Patrimônio cultural imaterial
A Festa do Pescador celebra a atividade pesqueira e a cultura alimentar local. O evento é organizado pela prefeitura através da Fundação Cultural e pela Colônia de Pescadores Z7.
Continua depois da publicidade
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Allan Müller Schroeder, a Festa do Pescador e a pesca artesanal do camarão sete barbas podem virar patrimônio cultural imaterial do município. O projeto de lei deve ser apresentado em breve, segundo Allan.
Entidade centenária
Desde 2018, a Colônia de Pescadores Z7 é reconhecida como Ponto de Cultura de Balneário Camboriú pelo Ministério da Cultura. Para comemorar os 100 anos da colônia, um selo comemorativo deve ser emitido pelos Correios e um documentário
Continua depois da publicidade
será produzido, segundo a Fundação Cultural.
A colônia será homenageada pela Câmara dos Vereadores de BC na próxima segunda-feira, às 19h, durante sessão solene. Além disso, a entidade está entre as 10 premiadas pelo edital Cultura Viva, que desenvolve pontos de cultura pelo município. Com isso, a Colônia de Pescadores Z7 deve receber R$ 28.789,24 nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Confira a programação da 36ª Festa do Pescador
Sexta-feira
- 19h - Banda Municipal de BC
- 20h – Abertura Oficial
- 20h30 – Locomotiva Lunar
- 22h – Banda S/A
Sábado
- 11h – Início
- 12h – Projeto + Música
- 14h – Alessandra Cipriani
- 15h – Alef Rodrigues
- 16h – DJ Guesser
- 18h – Contrapartida LIC
- 19h – Zanon Brothers
- 20h – Sertanejo André Luiz
- 22h – Luciano Guarise
Domingo
- 11h – Início
- 12h – RN Grupo Musical
- 14h – Maison Freitas
- 15h – Dj Guesser
- 16h30 – Palco aberto Terno de Reis
- 17h – Premiação Colônia de Pescadores
- 18h – Grupo Balanejo
- 19h – Maria do Cais
- 21h30 – Legião Gaúcha
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.