ESTREIA
Itajaí será a primeira parada do projeto Museu WEG Itinerante
Exposição interativa estará aberta ao público por cinco dias na Univali
João Batista [editores@diarinho.com.br]




O projeto Museu WEG Itinerante vai estrear nesta semana com a primeira parada em Itajaí. A atração gratuita, com espaço acessível e livre para todas as idades, ficará na cidade por cinco dias, entre 29 de maio e 3 de junho, exceto domingo, na quadra coberta do campus da Univali Itajaí.
O público poderá conferir parte da exposição interativa do Museu WEG de Ciência e Tecnologia, de Jaraguá do Sul, com acervo que combina história e inovação. Além do aprendizado sobre ciência e tecnologia, os visitantes do museu itinerante conhecerão melhor a história da WEG, multinacional catarinense referência em tecnologia.
Continua depois da publicidade
O roteiro da atração vai passar por nove cidades do sul e sudeste, onde a empresa tem fábricas. Após a parada em Itajaí, o projeto segue pra Blumenau (SC), Sertãozinho (SP), Gravataí (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG), São Bernardo do Campo (SP), Betim (MG) e Linhares (ES).
“A proposta é unir a tradição do Museu WEG, que já se consolidou como um centro de referência, com uma nova forma de se comunicar, aproximando ainda mais a história e a cultura da empresa, além do conhecimento científico, das comunidades onde temos operações”, destaca o diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais, Daniel Marteleto Godinho.
Continua depois da publicidade
A estrutura montada pra receber os visitantes conta com recursos audiovisuais e experiências imersivas que mostram os conceitos básicos da física e energia elétrica. A exposição também traz a trajetória dos fundadores da WEG, Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, e como eles transformaram a empresa numa gigante mundial.
Apesar de a estrutura do museu viajar de caminhão, o projeto não funciona no veículo mas em espaços com condições adequadas pra abrigar a exposição e atender escolas, famílias e comunidades locais. Em Itajaí, a base será no setor E da Univali (quadra coberta), com visitação aberta das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 18h às 20h.
O museu itinerante é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinada pela WEG e realizada pelo Museu WEG e Ministério da Cultura. O projeto conta com parceria da Aukland Projeto e Produção, Museu da PUC e, em Itajaí, com apoio da Univali.