TerrAvista
Banda itajaiense lança álbum com produtor de Racionais MC’s e Seu Jorge
Disco sai nesta sexta, mas clipe “Caçador de níquel” já está nas plataformas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



A banda TerrAvista, de Itajaí, lança nesta sexta-feira seu novo álbum em todas as plataformas digitais. O trabalho foi produzido por William Magalhães, que já assinou produções de artistas como Racionais MC's e Seu Jorge. O lançamento inclui o clipe da música “Caçador de níquel”, que presta homenagem ao ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, falecido nesta semana e pode ser conferido clicando aqui.
A letra da música diz que “não preciso me apegar a pedaços de papel, onças e peixes desenhados com a tinta do suor das mãos. Ser um caçador de níquel, a vida inteira caçando e no final nem levar o chão...”. O clipe começa com imagens e falas do ex-presidente Pepe Mujica e termina com mensagem sobre a filosofia da banda: “Nós acreditamos na liberdade e na vida. Repudiamos a ganância”.
Continua depois da publicidade
Além da faixa dedicada a Mujica, o álbum traz três videoclipes: “Infiltrado no mangue”, “Sambaqui” e “Negativo do medo”, que reforçam a estética visual e conceitual da banda.
Continua depois da publicidade
A TerrAvista mistura elementos da música brasileira com funk, soul e jazz, criando uma sonoridade sofisticada e autêntica. Com influências de ícones como Tim Maia e Jorge Ben, o grupo também se inspira em artistas como Ed Motta, Djavan, Baden Powell, Jair Rodrigues e na nova geração representada por Emicida, Criolo e Marcelo D2.
“Eles marcaram o nosso início e foram fundamentais na nossa construção sonora”, destaca Sete Bass. “Começamos como um grupo instrumental e de estudos e, com o tempo, incorporamos elementos do pop, do funk e do soul, trazendo uma identidade moderna e repleta de elementos da música brasileira”, complementa Micael Graciki.
Já o produtor William Magalhães, também líder da Banda Black Rio, tem um extenso histórico de parcerias com nomes como Marina Lima, Paulo Ricardo, Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Ed Motta e Daniela Mercury.
Trajetória premiada
A banda é formada por Ubiratan Matos (vocais), Micael Graciki (guitarra), Sete Bass (baixo) e Rafael Vieira (bateria). Em sua trajetória, o grupo soma premiações e reconhecimento de crítica e público.
A TerrAvista venceu o Festival da Canção de Balneário Camboriú em 2015, 2018 e 2019, e o Festival Univali em 2013 e 2014. Também participou do Festival de Música de Itajaí em 2017, 2019, 2020 e 2023.
Com esse novo álbum, a TerrAvista reafirma sua posição como um dos principais nomes da música autoral catarinense, oferecendo ao público uma experiência sonora inovadora e repleta de brasilidade.