CULTURA POPULAR
Documentário revive tradições esquecidas de Itapema
Coletivo Tapera transforma a cultura dos mestres em música e cinema
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

O coletivo Tapera mergulhou na cultura popular de Itapema e trouxe à cena tradições quase perdidas. O documentário “A música e os saberes dos mestres de cultura popular de Itapema” estreia nesta quarta-feira, no Mercado Cultural de Itapema, com entrada gratuita.
A produção une passado e presente, conectando os músicos Teteu Caetano, Peter Allan, Tinho Santos e Elton Mendes aos mestres cantadores Silvio Valmôr Vieira e Batata. O EP “Brincadeira não pode morrer”, lançado em dezembro, antecipou essa fusão de sonoridades.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques está o resgate da Dança do Mascarado, esquecida desde os anos 1980 e revivida em novembro pelo grupo Tropeiros do Litoral. O documentário, dirigido por Patti Lubke, captura momentos marcantes, como a confecção de balaios de cipó guiada pelo mestre Silvio.
“O que a banda se propôs foi unir os universos e vivências em uma forma crítica de pensar e fazer arte que insira a tradição na contemporaneidade. Os mestres falam por si só em nosso filme e cantam suas modas em nossas músicas”, conta Teteu Caetano, poeta e compositor do coletivo.
Continua depois da publicidade
A estreia será uma verdadeira celebração cultural, com apresentações ao vivo e um convite para redescobrir a identidade local. O projeto foi desenvolvido com apoio da Lei Paulo Gustavo.