LUTO
Itapema perde o mestre e verseiro Sílvio Valmor Vieira, ícone da cultura popular
“Sílvio do Boi de Mamão” faleceu nesta terça-feira; prefeitura decretou luto oficial
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O mestre e verseiro Sílvio Valmor Vieira, conhecido como “Sílvio do Boi de Mamão”, faleceu nesta terça-feira, em Itapema, dois dias após completar 60 anos. Figura emblemática da cultura popular, Sílvio dedicou décadas à preservação das tradições do litoral catarinense, sendo um dos principais nomes do boi de mamão na cidade. A prefeitura decretou luto oficial.
O artista havia sido reconhecido neste ano como “Mestre dos Saberes” da cultura popular de Itapema. “Sílvio marcou gerações com sua arte, com seu talento e com a dedicação em manter viva a identidade cultural da cidade. A prefeitura se solidariza com familiares, amigos e com todos que conviveram com sua trajetória”, diz nota a oficial.
Continua depois da publicidade
Silvio Valmor Vieira era integrante do grupo centenário de boi de mamão Raiz da Terra. “Seus ensinamentos e seu amor pela cultura açoriana vão ficar eternizados em nossos corações! Te amamos Silvio. Que você leve sua alegria onde estiver!”, destocou o grupo em mensagem nas redes sociais.
Silvio participou do clipe “Itapema, terra boa”, lançado em abril pelo cantor e compositor Teteu Caetano, numa homenagem à cidade e à cultura popular. Na gravação, o mestre aparece com Teteu e com Maricota, do grupo Raiz da Terra, em diversos locais de Itapema. “Descansa em paz, meu mestre querido. Você foi o maior artista que eu conheci”, declarou Teteu.
O velório acontece na casa dele, no bairro Várzea, com sepultamento previsto às 16h, no cemitério municipal de Itapema. O artista estava em tratamento de saúde por causa de um câncer de próstata, numa luta também contra o tempo pra se recuperar devido à gravidade da doença, que o afastou dos palcos. Uma vaquinha online arrecadava recursos pra custear exames, consultas médicas e medicações.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
