Fortes emoções
Marcílio Dias elimina o Hercílio Luz nos pênaltis e vai à final da Copa SC
Marinheiro empatou em 1 a 1 no tempo normal em Tubarão
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
O Marcílio Dias está na final da Copa Santa Catarina pelo terceiro ano seguido e segue em busca do tetra. Na tarde deste sábado, o Marinheiro eliminou o Hercílio Luz nos pênaltis por 4 a 2, após o empate em 1 a 1 em Tubarão. O Marinheiro repetiu o feito de 2023, quando venceu o Leão do Sul na semifinal, mas desta vez o herói foi outro: o goleiro Erivelton pegou o quarto pênalti do Hercílio Luz e garantiu a classificação rubro-anil.
O adversário na decisão será o Concórdia, que eliminou a Chapecoense na outra semifinal. Marinheiro faz a partida de ida em Itajaí, no dia 12 de novembro, às 21h30. A volta será no oeste do estado, no dia 16. As duas equipes repetem a final da última Copa SC, vencida pelo Marcílio dentro de Concórdia.
O jogo
O primeiro tempo teve domínio do Marinheiro, mas com poucas finalizações. Victor Guilherme, de fora da área, tirou tinta do travessão no único lance de perigo. O panorama mudou logo com um minuto de segundo tempo. Rony foi afastar bola na área do Marcílio, cabeceou contra Caio Mancha, que ficou cara a cara com o goleiro para fazer 1 a 0 para o Hercílio Luz.
O Marcílio precisava do empate para forçar os pênaltis após o 0 a 0 em Itajaí, mas era o Leão do Sul quem chegava com mais perigo. Alison quase ampliou em chute de fora da área, que Erivelton desviou com a ponta dos dedos.
Até que aos 38 minutos da etapa final, foi a vez da defesa do Hercílio Luz falhar. Geninho afastou mal a bola na frente da área, ela sobrou para Gustavo Poffo, que foi tocado por trás pelo zagueiro, cometendo pênalti. Juninho Tardelli cobrou no canto esquerdo do goleiro, que até pulou no lado certo, mas não alcançou.
Com o 1 a 1 no placar até o apito final, a disputa foi para os pênaltis. Tardelli foi o primeiro a cobrar, trocou de canto e enganou o goleiro para fazer 1 a 0. Na sequência, Ingro cobrou por cima do gol e deixou o Marinheiro em vantagem.
A partir daí, as cobranças do Marcílio também foram certeiras, com Geovany, Rony e Marquinhos Pedroso marcando. Matheus Henrique e Alex Henrique também fizeram para o Hercílio Luz. Na quarta cobrança do time de Tubarão, com o placar em 4 a 2, Romarinho cobrou no canto esquerdo de Erivelton, que acertou o lado e espalmou para classificar o Marcílio mais uma vez pra final.