Política
Filho do senador Jorge Seif não se elege vereador em Itapema
Jorginho Seif teve apoio até de Bolsonaro, mas ficou na 5ª suplência
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O filho do senador Jorge Seif Júnior (PL), Jorginho Seif (PL), não teve o mesmo sucesso que o filho “zero quatro” do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro (PL), em Balneário Camboriú. Candidato a vereador em Itapema, Jorginho não se elegeu. Ele conseguiu 286 votos e ficou como 5º suplente do PL para o Legislativo.
Natural de Balneário Camboriú, Jorginho tem 21 anos e é estudante de Direito. Foi a primeira vez que ele se candidatou a um mandato eletivo, tendo o pai como inspiração. Além do estímulo do pai senador, Jorginho teve apoio declarado do ex-presidente Bolsonaro, que carinhosamente o chama de “Manjuba”, numa brincadeira com o apelido de “Tilápia”, dado para Jorge Seif, quando era Secretário Nacional da Pesca.
Jorginho teve, ainda, apoio da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, da ex-ministra e senadora Damares Alves (Republicanos), do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e do próprio Jair Renan Bolsonaro, entre outros parlamentares do partido. Mas faltaram votos pra se tornar vereador.
Já em Balneário Camboriú, Jair Renan se elegeu com o maior número de votos (3033), e vai para o primeiro mandato na política. Ele segue os mesmos passos do irmão Carlos Bolsonaro, o filho “zero dois” de Bolsonaro, que também foi o mais votado para a Câmara do Rio de Janeiro. Ele obteve 130.480 votos e vai para o 7º mandato como vereador carioca.
Em Itapema, o PL saiu vencedor pra prefeitura, elegendo Alexandre Xepa, com 48,25% dos votos, contra 45,96%, de Clóvis Júnior (PSD). Na Câmara, a renovação será de 61%, com oito novos vereadores e cinco reeleições. Xepa não terá dificuldades para governar, com uma base de 10 vereadores eleitos pela coligação. André de Oliveira (Novo) foi o vereador mais votado da história de Itapema, com 1761 votos.