Itapema, Navegantes e Camboriú discutem nova gestão após eleições
Transição será tranquila para Alexandre Xepa (PL); Pavan terá mais dificuldades
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Em Itapema, Xepa dará sequência ao mandato de Nilza Simas (Foto: Divulgação)
A semana pós-eleições tem sido de preparação para a formação dos novos governos municipais pelos prefeitos eleitos na região. Em Itapema, o prefeito eleito Alexandre Xepa (PL) faz reunião nesta quarta-feira com a prefeita Nilza Simas (PL), pra discutir a sucessão e ações já da transição de governo.
Ainda nesta semana, na sexta-feira, Xepa faz também reunião com o governador Jorginho Mello (PL). No encontro, serão tratadas questões relativas ao novo mandato, entre elas necessidades da segurança ...
Ainda nesta semana, na sexta-feira, Xepa faz também reunião com o governador Jorginho Mello (PL). No encontro, serão tratadas questões relativas ao novo mandato, entre elas necessidades da segurança pública, que figuraram nas propostas de campanha.
O prefeito eleito ainda vai tratar do novo hospital de Itapema, inaugurado em agosto, com R$ 27 milhões de investimento do estado. A unidade foi entregue com 100 leitos, mas espera ampliar a capacidade para 130 leitos quando estiver em plena operação.
Xepa fez uma disputa a acirrada com Clóvis Júnior (PSD), vencendo o pleito com 48,25% dos votos, contra 45,96% do principal concorrente. Atual vereador, eleito em 2020 pelo PP, ele liderou a coligação “Itapema Para Todos” (PL, Republicanos, PP, MDB, DC e UB).
Na Câmara, ele terá uma maioria da base aliada, com 10 vereadores eleitos da coligação entre as 13 cadeiras do Legislativo.
Liba não discute mudança após reeleito
Em Navegantes, o clima também é de tranquilidade para o novo mandato do prefeito Liba Fronza (PSD). Ele foi reeleito com 81,58% dos votos, sem dificuldade pra bater Rogério da Equilíbrios (PL), que recebeu 17,57% da votação.
Ao menos por enquanto, Liba não deve mexer na composição do secretariado, mas mudanças serão discutidas com o vice-prefeito eleito Ricardo Ventura (PP) mais para o fim do mês. Segundo informou, no momento o foco é finalizar obras previstas para serem entregues neste ano.
No segundo mandato, o prefeito tem áreas da educação e saúde como prioritárias para as ações. Liba ainda promete levar para os bairros obras de infraestrutura como as que foram feitas no centro e no entorno, entre outras grandes obras para a cidade.
Na Câmara, Liba terá a governabilidade garantida. A coligação “Amor e Trabalho por Navega”, formada pelo PSD, PP, Podemos e UB, elegeu oito dos dez vereadores. Na oposição, ficou o MD de Arthur Emílio e Jonas de Souza.
Leonel Pavan terá que negociar com oposição na Câmara de Camboriú
Em Camboriú, o prefeito eleito Leonel Pavan (PSD) terá que fazer a transição com o governo de Élcio Kuhnen (MDB), que não conseguiu fazer a sucessão com Edson Piriquito (MDB). Pavan ainda não tem equipe formada para o secretariado, mas estuda nomes com perfil técnico para tocar a nova gestão.
Na Câmara, o prefeito eleito terá que formar maioria e enfrenta resistência. A coligação do PSD elegeu quatro vereadores: Victor Piccoli (PDT), Inalda do Carmo (PSD), Claudinho da Lan House (PSD) e Rodrigo Cardoso Benvenutti (Podemos).
Na oposição, estão seis vereadores do MDB e outros cinco do PL. Pavan informou que já conversou com todos os parlamentares, os parabenizando pela vitória, e se colocou à disposição “para um diálogo construtivo em prol de Camboriú”.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.