ITAPEMA
Empresário e sogro são presos em operação contra roubo de cargas
Eles estavam envolvidos com quadrilha que rendia e roubava motoristas de cargas de cigarros
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Um empresário de 36 anos, morador de Itapema, foi preso na operação que cumpriu 31 ordens judiciais na manhã de quarta-feira e desmantelou uma quadrilha especializada em roubo de cargas de cigarro. Ele foi capturado com uma arma de fogo, munições e R$ 112 mil em dinheiro em uma casa na rua 133, no centro de Itapema.
Segundo o delegado André Feltes, do Paraná, o empresário atuava no ramo de tabacaria e revendia os cigarros roubados em Santa Catarina. O sogro dele, morador de Navegantes, buscava as cargas roubadas.
Durante o cumprimento da ordem de prisão contra o sogro, uma mulher foi presa em flagrante com grande quantidade de cigarros contrabandeados, tanto eletrônicos quanto convencionais. Em Santa Catarina, a operação prendeu ainda outras duas pessoas em Barra do Sul.
A operação mobilizou cerca de 60 policiais para cumprir 12 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão, e sete ordens de sequestro de veículos. Além de SC, a operação ocorreu em Telêmaco Borba e Ibiporã (PR) e em Indaiatuba (SP).
A investigação aponta que o grupo causou prejuízos de mais de R$ 4 milhões em 10 assaltos. Pros roubos, a quadrilha monitorava a rotina dos funcionários das transportadoras para planejar os assaltos, que eram violentos e com uso de armas de fogo, mantendo as vítimas como reféns. “Eles utilizavam vans com placas falsas para realizar o transbordo dos cigarros e revendiam para um empresário de tabacarias em SC”, explicou o delegado.