FIM DE SEMANA
Defesa Civil alerta para muita chuva, risco de alagamentos e frio
Friaca segue com mínima de 10°C em Itajaí. Pode cair mais de 65 mm de chuva até domingo em Itajaí
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O tempo seguirá feio no fim de semana na região de Itajaí, com previsão de muita chuva e frio até domingo, segundo o laboratório de Climatologia da Univali. Nesta semana, até a noite de quinta-feira, choveu cerca de 80mm na região.
De sexta-feira a domingo, o volume de chuva pode ficar acima de 65mm em Itajaí. A chuva, que deu uma trégua na manhã de sexta, poderá voltar com forte intensidade em alguns momentos durante o fim de semana, conforme a Defesa Civil de Itajaí. O órgão fez alerta para o risco de deslizamentos e alagamentos pontuais.
Só a partir da tarde de domingo a nebulosidade diminuirá aos poucos, mas com condições de chuva até a madrugada de segunda-feira. Para a próxima semana, a previsão é de tempo bom e com bons períodos de sol, com chances de chuva isolada na madrugada de segunda.
O friozinho também continuará para os próximos dias. Na quinta-feira, a mínima em Itajaí foi de 12,2°C e a máxima de 14,4°C. Em Navegantes, a variação ficou entre 12,8° e 15,2°C e em Camboriú, entre 12,8° e 15,1°C.
Até domingo, as mínimas ficarão entre 10/12°C e máximas entre 14/20°C. Para a próxima semana, mínimas entre 12/15°C e máximas entre 21/27°C.
Chuva forte na região
Neste sábado, a formação de um novo sistema de baixa pressão em Santa Catarina volta a provocar chuva intensa e volumosa em todas as regiões do estado, conforme o Ciram/Epagri.
A chuva começa de manhã e ganha força entre a tarde e a noite de sábado, persistindo até a manhã de domingo. No decorrer do domingo, a condição de chuva se afasta para o mar.
A projeção da Defesa Civil de SC é de totais de chuva de 20mm a 50mm no sábado. No domingo, há previsão de totais mais elevados da região de Floripa ao Litoral Sul, de até 60mm pela manhã. Entre sábado e domingo, pode haver volume maior de chuva, acima de 100mm, em ocorrências pontuais no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul.
Segundo o Ciram/Epagri, a condição de chuva volumosa se deve à formação de uma frente fria no Sul do Brasil no fim de semana, associada a um ciclone extratropical que se intensifica na costa do Rio Grande do Sul. Já a atuação de uma massa de ar polar mantém as temperaturas baixas. As temperaturas máximas ficarão entre 16°C e 20°C nos próximos dias no estado.
Brusque tem risco no rio Itajaí-Mirim
A Defesa Civil de Brusque está monitorando a situação do rio Itajaí-Mirim. A projeção indicava que o rio pudesse atingir o pico de 4,85 metros às 5h30 da madrugada de quinta para sexta-feira. O pico ficou em 4,36 metros no horário, se mantendo neste nível no início da manhã.
Se o rio chegasse no pico esperado, havia possibilidade de alagamentos nos fundos dos loteamentos Ema II e Santa Mônica, no bairro Limoeiro, além de chance de transbordamento do rio na região da Ponte Estaiada, no centro de Brusque. A Defesa Civil segue em condição de monitoramento durante o fim de semana.
Barragens fechadas
As barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, estão fechadas desde a noite de quarta-feira devido à condição de chuva volumosa até o domingo e risco de enchentes nas cidades da região.
Em Rio do Sul, a cidade pode ter de enfrentar uma nova cheia, com a elevação do rio Itajaí-açu que chegou ao pico de 7,43 metros na manhã de sexta-feira.
O fechamento das comportas foi pra conter a elevação dos rios, que começaram a baixar com a trégua da chuva na sexta-feira.
Na barragem de Taió, até às 17h30 de sexta, todas as sete comportas estavam fechadas. Já em Ituporanga, eram quatro comportas fechadas e uma aberta. As barragens estavam cerca de 65% cheias.