Uma nova ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Itajaí tem ajudado empresas a comprovar a veracidade de atestados médicos emitidos por profissionais da rede municipal de saúde. Até o momento já foram feitas 1738 verificações no sistema on-line, com a identificação de mais de 15 fraudes apenas em 2024.
Após constatada a falsificação, é feito um laudo para a empresa e a situação é encaminhada para a Polícia Civil para investigação. No caso de atestados manuais, que geram maiores dúvidas, ou de atestados ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Após constatada a falsificação, é feito um laudo para a empresa e a situação é encaminhada para a Polícia Civil para investigação. No caso de atestados manuais, que geram maiores dúvidas, ou de atestados digitais que não puderam ser validados na ferramenta on-line, as empresas podem pedir a verificação através do e-mail validaratestados@itajai.sc.gov.br.
A mensagem deve conter um documento com foto do solicitante da informação, comprovação do vínculo empregatício entre o paciente que entregou o atestado e a empresa, e cópia legível do atestado. Além disso, é obrigatório fornecer um telefone para contato.
“Como o uso de atestados manuais ainda é comum na rede municipal, optamos por disponibilizar um e-mail para as empresas que desejam fazer a verificação dos documentos. Com essa medida, evitamos fraudes e damos mais segurança aos profissionais de saúde”, afirma o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.
Atestados digitais
Também é possível validar atestados médicos digitais por meio do site da prefeitura de Itajaí ou no módulo Saúde/Atestados no aplicativo Conecta.í. Ao acessar a ferramenta, o usuário deve informar a chave para validação que consta no atestado e a data de emissão do documento.
Após preencher essas informações, é exibida uma mensagem que valida ou não o atestado. O sistema foi desenvolvido em dezembro de 2023, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Tecnologia da Informação e em parceria com a Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec).