Internacional
SC terá voos diretos para o Panamá a partir de junho
Serão três voos por semana entre Floripa e Panamá, no famoso hub das Américas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]









A partir de junho, a distância entre Santa Catarina e a América Central será mais curta. O estado anunciou nesta segunda-feira a rota direta entre Florianópolis e o Panamá, em voo operado pela Copa Airlines. A nova rota inicia em 25 de junho, com os passageiros embarcando no aeroporto Internacional de Florianópolis em voos diretos para o Panamá, no chamado hub das Américas. De lá, o passageiro pode se conectar diretamente com a América do Norte e Caribe, diminuindo o tempo de viagem.
O avião a fazer esta rota será um Boeing 737 800, com frequência de três vezes por semana e capacidade para 160 passageiros por voo. As passagens já estão à venda pelo site da Copa, escritórios de vendas e call center, a partir de R$ 3500 para o Panamá. A cidade do Panamá tem localização estratégica e papel fundamental na conexão com a América do Norte e Caribe.
Continua depois da publicidade
O anúncio da chegada da nova rota foi feito em evento realizado no Terraço Panorâmico do Floripa Airport, na tarde de segunda, com a presença de secretários de governo, imprensa e representantes do trade turístico, além da diretoria da Copa Airlines Brasil e do Floripa Airport.
“A chegada da Copa Airlines é um marco. A nova rota atende a um desejo antigo dos catarinenses, o que reforça nossa posição como porta de entrada do estado. Agora, será fundamental intensificar a promoção turística de Santa Catarina nos mercados conectados pela Copa”, analisa Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Continua depois da publicidade
“A gente abre uma porta para o norte, para os Estados Unidos e Caribe. Uma oportunidade de atrair o turista americano, de atrair o turista do Caribe, e expandir as fronteiras turísticas do estado de Santa Catarina”, reforçou Ricardo.
O secretário de Turismo do estado, Evandro Neiva, que representou o governador Jorginho Mello (PL), destacou o envolvimento de várias secretarias e do governador para concretizar a inauguração da nova rota. “Temos buscado, cada vez mais, fortalecer o turismo catarinense em diferentes frentes. A rota entre Florianópolis e Panamá resulta em um avanço na internacionalização de Santa Catarina para além da América do Sul, abrindo portas para o hemisfério norte”, reforçou.
SC será promovida no exterior
Tanto Evandro como Ricardo reforçam a importância de fomentar o destino Santa Catarina no exterior para a manutenção da rota. “Precisa promover o produto Santa Catarina no exterior. Esses são fundos que o governo do estado traz para fazer essa promoção e o compromisso do governo que vai fazer esse investimento foi fundamental para dar segurança para a Copa”, explica Ricardo.
Uma das vantagens de embarcar ou desembarcar em Floripa é que um voo internacional entre América do Norte e Latina, que poderia levar 15 horas, terá o tempo reduzido para 8 ou 9 horas. “A viagem acaba ficando mais curta quando você sai de Florianópolis, conecta no Panamá e vai para um destino na América do Norte. Uma conexão no Brasil que demoraria duas ou três horas para embarcar, às vezes fazer uma dupla conexão para chegar ao destino. A Copa oferece vários voos via Panamá, com uma conexão super-rápida”, destaca Ricardo, falando que o tempo é de cerca de 45 minutos.
O country manager da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, torce para que o número de voos aumente com o passar do tempo. “Agora o catarinense que vai ter uma porta de saída muito mais eficiente às Américas, mas também o grande objetivo de promover Santa Catarina lá fora e, para isso, conta também com o nosso apoio, toda a nossa equipe comercial nos pontos de origem lá fora para promover ainda mais [o estado]”, disse.
Continua depois da publicidade
De olho na Europa
Com a chegada da nova rota, o próximo passo do estado é buscar voos para a Europa. “O caminho natural é ir atrás da TAP [companhia aérea de Portugal]. A próxima fronteira que a gente vai desbravar é a Europa. O voo Europa vai acontecer, a gente só precisa de mais um tempo para maturar”, adianta Ricardo.
O secretário Evandro Neiva revela que as negociações estão avançadas. “Passamos em todos os critérios da TAP. Fizemos também diversas reuniões e compromissos, assinados pelo governo do estado. A TAP está em recuperação judicial na Europa. Esse é o empecilho. O empecilho é deles, não nosso. Assim que tiver uma aeronave disponível para uma nova rota, essa rota será Florianópolis”, destacou Evandro.
Navegantes na mira também
O secretário de Estado de Portos e Aeroportos, Robison Coelho (PL), comentou que o aeroporto de Navegantes também está no plano do governo estadual. O secretário informou que a CCR Aeroportos está disposta a construir a segunda pista do aeroporto e só espera um reequilíbrio do contrato de concessão para iniciar as obras.
Continua depois da publicidade
“Já fizemos inúmeras conversas com a CCR, concessionária. Eles não têm obrigação contratual de fazer esse investimento, mas foram convencidos da importância de Navegantes e da nossa região, do ponto de vista do turismo e do comércio exterior. Estamos aguardando apenas a questão do reequilíbrio contratual. [...] Navegantes tem potencial, mas precisa fazer essa obra da segunda pista”, admite.
Os voos para o Panamá
• Quartas, sextas e segundas
Saída de Florianópolis: 1h25
Continua depois da publicidade
Chegada no Panamá: 6h30
• Terças, quintas e domingos
Saída do Panamá: 15h23
Chegada em Florianópolis: 0h22