Doutor Luiz Fayad também foi vice-prefeito e vereador
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]
O médico, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Balneário Piçarras, Luiz de Almeida Fayad, faleceu sábado na casa do filho, em Balneário Camboriú. Aos 79 anos de idade, ele enfrentava um câncer. Pioneiro na medicina local, Fayad tinha uma clínica tradicional no centro da cidade, e grande desempenho na política local – foi vice de Umberto Teixeira, ambos pelo partido Progressistas, de 2008 a 2011.
O velório aconteceu na Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras. A morte foi confirmada pela filha, Mariana Fayad Debatin, ao jornalista Felipe Bieging. Segundo ela, a trajetória do ...
O velório aconteceu na Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras. A morte foi confirmada pela filha, Mariana Fayad Debatin, ao jornalista Felipe Bieging. Segundo ela, a trajetória do médico é honrosa tanto na medicina como na política – doutor Luiz, como era conhecido, pensava sempre no bem-estar das pessoas. “Muitas vezes ele nem cobrava a consulta. Era divertido quando vinha para casa com cachos de banana, peixes e camarão”, lembrou a filha.
Fayad era também sogro do atual secretário de Segurança Pública, Paulo Debatin.
O prefeito em exercício de Balneário Piçarras, Fabiano José Neves (União Brasil), que também é médico, postou um vídeo com homenagens ao profissional que “não só cuidou das vidas dos piçarrenses como médico, mas também serviu com honra como vice-prefeito e vereador”. Fabiano decretou luto oficial de três dias, e, ao postar o vídeo, colocou seu jaleco, para homenagear o colega de profissão e atuação política.
A última entrevista do ex-vice-prefeito foi à Fundação Municipal de Cultura, em 6 de junho. Doutor Luiz já estava em BC, sob os cuidados do filho, e debilitado. Nesse diálogo, ele narra sua chegada em Balneário Piçarras, os primeiros momentos como médico, o primeiro a instalar-se na cidade, em 1972.
“Na área de saúde não tinha nada em Balneário Piçarras”, lembrou. “O posto era num prédio de madeira alugado, e salas dentro da prefeitura cedidas para também atender a comunidade”, relembrou à entrevistadora Ruth Cidade. “A cidade mais próxima que tinha médico era Itajaí”, narrou. Os diagnósticos da chamada “barriga d’água” e de anemia eram muito comuns, e ele atuou firme na reversão dos problemas de saúde mais comuns.
Luiz José de Almeida Fayad era natural de São Mateus do Sul (PR), nascido em 1943. Formado pela PUC do Paraná, em 1968, logo em seguida veio para Balneário Piçarras. A Clínica Santa Maria marcou época na avenida Nereu Ramos, onde ele atuou principalmente na medicina do trabalho.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.