Trabalho voluntário
Aulas de português para alunos estrangeiros
Professora de português promove a atividade no contraturno
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
No bairro São Vicente, a Escola Básica Aníbal César iniciou neste ano um projeto no contraturno escolar com aulas de português para alunos estrangeiros.
A professora Rubia Cristina dos Santos, que lançou a ideia, conta que a proposta surgiu depois que ela percebeu a dificuldade dos estudantes migrantes no aprendizado básico da língua portuguesa, o que afetava também a evolução em ou-tras disciplinas.
O projeto atende 15 alunos estrangeiros: 10 haitianos, quatro venezuelanos e um colombiano. As aulas são às terças-feiras, das 8h às 9h30, e às quartas-feiras, das 14h30 às 15h30, envolvendo crianças do 1º ao 9º ano, mas até a mãe de uma aluna venezuelana está participando das atividades.
Rubia explica que trabalha muito a comunicação visual e recursos de imagem nas aulas, que passam pelo básico do português, incluindo o alfabeto e a formação de palavras usadas em saudações e nomes de objetos e cores. Além dos encontros em grupo, os alunos também têm aulas individualizadas, com foco na gramática.
O projeto faz parte do programa de educação integral da escola, por meio do qual Rubia também promove oficinas de comunicação. É feita a integração entre alunos brasileiros e estrangeiros, com trocas de aprendizado em português, espanhol e crioulo haitiano.