Potência
Itajaí é sede da maior enlatadora de pescados do Brasil
São produzidas 2 milhões de latas por dia na unidade de Itajaí
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A GDC Alimentos tem todo o seu parque industrial em Itajaí e é a única unidade fabril do Grupo Calvo no Brasil. Na unidade local, incorporada pelo conglomerado espanhol em 2004, é beneficiado todo o produto de pescado vendido pela Gomes da Costa. São produzidos mais de 2 milhões de latas de conserva [atum, sardinha e outros produtos derivados de pescados] por dia e a CDC alimentos gera mais de 2,5 mil empregos diretos na cidade. Número que quadruplica se computados todos os empregos diretos que a empresa gera na cadeia produtiva da pesca no Brasil.
A GDC Alimentos é, também, a maior empresa beneficiadora de atum e sardinha enlatadas do Brasil e a maior unidade de recepção de pescados da América Latina. “É em Itajaí que estão localizadas todas as nossas fábricas e nosso principal centro de distribuição. Temos muito orgulho de fazer parte da história da cidade e da vida dos moradores”, destaca a responsável pela sustentabilidade da GDC Divisão América, Maria Eduarda Grubba. Inclusive, o Grupo Calvo não mede investimentos para garantir a qualidade e eficiência do parque fabril de Itajaí.
A empresa garante trabalhar continuamente em processos produtivos que aumentem a eficiência energética das linhas de fábrica. “Estamos atentos às novidades do mercado para alcançarmos resultados cada vez mais significativos, sem abrir mão da preservação ambiental”, garante Maria Eduarda.
A incorporação da GDC ao Grupo Calvo trouxe um olhar mais corporativo para a sustentabilidade. A empresa mantém em Itajaí desde 2016 a BFP, uma empresa que transforma os resíduos de peixes que seriam descartados em farinha e óleo de peixe. A unidade produz mensalmente mais de 600 toneladas, insumo para produção de ração animal e suplemento animal.
A GDC também opera alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com programas que valorizam a igualdade de gênero, eficiência energética, preservação dos mares e oceanos e da água.