Cabeçudas
Cozinha internacional em casarão com inspiração europeia
Chez Raimond virou referência sob o comando do chef Raimundo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O concorrido Chez Raimond completa 37 anos de operação em Cabeçudas. O restaurante foi montado numa das casas mais antigas do local, com arquitetura austríaca, o que torna o ambiente elegante, aconchegante e com um toque de romantismo. Para completar, um varandão frontal foi todo envidraçado, que garante não apenas uma experiência gastronômica como também a oportunidade de contemplar de cima o bairro. O próprio nome, traduzido do francês como Casa do Raimundo, conduz para essa linha mais intimista.
Quando o assunto se resume apenas à gastronomia, o local oferece iguarias da cozinha internacional baseada na culinária clássica francesa: a cozinha de Raimundo Pletz não tem “firulas” e sim qualidade, que vai da escolha dos ingredientes à preservação de seus sabores naturais. Afinal, Raimundo é seguidor de Paul Bocuse, o papa da Nouvelle Cuisine.
Outro grande diferencial do restaurante é o serviço, que é o tradicional método à francesa. “Um serviço tradicional e elegante que ninguém mais faz. É totalmente diferenciado do empratamento, que está muito na moda, e mantém uma tradição secular”, acrescenta Raimundo.
O chef é natural de Ituporanga, mas trabalhava na área administrativa do restaurante do Grand Hotel Cad’oro, um dos mais emblemáticos nomes da hotelaria paulistana há mais de 20 anos, quando recebeu o convite do então comodoro do Cabeçudas Iate Clube para tocar o restaurante local. “Como eu tinha a intenção de voltar para Santa Catarina, convidei um dos cozinheiros do hotel e viemos para Cabeçudas. Daí não precisou muito tempo para que eu me encantasse com o local e montasse a minha própria casa.”
Hoje o restaurante é comandado pelos filhos Sabina, Fabio e Bruno que encontraram a fórmula perfeita para preservar o sabor, padronização e qualidade das receitas do pai, juntamente com uma equipe que está há anos no local, que Raimundo denomina Família Chez Raymond.