Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Merísio pode entrar na disputa ao governo


Merísio pode entrar na disputa ao governo
(foto: divulgação)

Joga do Décio Lima (PT)? O Gelson Merísio (SD) pode estar na disputa à principal cadeira da Casa da Agronômica, na capital manezinha

 

Merísio na disputa?

Mais um nome pode entrar na briga para vaga de governador da Santa & Calorenta Catarina. O Gelson Merísio, ex-deputado estadual (que já foi candidato à governador), pode ter a candidatura ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Merísio na disputa?

Mais um nome pode entrar na briga para vaga de governador da Santa & Calorenta Catarina. O Gelson Merísio, ex-deputado estadual (que já foi candidato à governador), pode ter a candidatura formalizada pelo partido Solidariedade (ao qual ele está filiado) ou pelo partido da pombinha branca, o PSB, partido do vice-presidente, o picolé de chuchu, Geraldo Alckmin.

 

E o Bauer?

Há poucas semanas se ventilava o nome de Paulo Bauer como possível candidato pelo PSB. Com o Merísio no jogo, ainda não sei o que será de Bauer. Mas toda essa artimanha pode ser jogada do pré-candidato a governador de SC pelo PT, Décio Lima, que atualmente é presidente nacional do Sebrae.

Todos contra Jorginho

Décio pode estar articulando um plano de se aliar a partidos de centro que estão descontentes com a gestão do little Jorginho Mello (PL), que concorrerá à reeleição. Essa fala de Décio foi feita há algum tempo, e faz todo sentido nesse movimento e “aflorar” de candidaturas.

Oito anos depois…

É importante lembrar que, em 2018, Merísio estava no PSD e concorreu a governador, vencendo o primeiro turno com 1,1 milhão de votos. Mas perdeu no segundo turno para o comandante Carlos Moisés, na época no PSL, que foi morar na Casa da Agronômica.

O retorno dos heróis

Os nossos heróis legislativos da piramidal casa do povo retornaram ao batente na última segunda-feira, pra apreciar importantes projetos que trouxeram justiça ao povo da zona rural, por conta de mudanças geradas pelo Plano Diretor, com áreas sendo consideradas urbanas e o IPTU veio uma conta exorbitante.

 

Mordi a língua! Apesar do computador desligado, o barbudinho júnior, Thiago Morastoni (Podemos), tá se matando de trabalhar no Porto (foto: redes sociais)
Mordi a língua! Apesar do computador desligado, o barbudinho júnior, Thiago Morastoni (Podemos), tá se matando de trabalhar no Porto (foto: redes sociais)

 

 

Corrigido

Com a votação do projeto substitutivo, foram corrigidas as distorções, de que o morador da área rural possa decidir sobre o enquadramento de que sua propriedade seja rural ou urbana. Foram 15 votos favoráveis e um contrário, justamente da cultural Hilda Deola (PDT).

Estava perdida

O que se observou na sessão é que não sei se foi a pressão que a Hildinha anda sofrendo, sendo a única voz de oposição na Câmara de Vereadores de Itajaí. A Hilda tá mal assessorada ou não leu e estudou o que foi à votação? Porque ficou evidente que misturou alhos com bugalhos, não apenas nesse projeto.

Bateram de frente

Ficou evidente também o enfrentamento da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB, por enquanto) com relação à Hilda que, no passado, foi superintendente da Fundação Cultural. A Anna chegou ainda com o discurso de que “no governo passado”... A Hilda e a Anna vão disputar os votos do povo da área cultural na city pexêra.

Batendo cabeça?

A Anna ainda não divulgou se realmente é ou não pré-candidata a deputada estadual e pra qual sigla vai. Mas, estará na disputa. E a Hilda também tem o desejo de disputar uma cadeira a federal, quem sabe em dobradinha com o polido João Paulo (PT) ou o Thiago Morastoni (Podemos, por enquanto).

Nunca teve sentido

Parece que a galega sisqueceu que ficou um ano sentadinha com os glúteos na cadeira estofadinha e angariou tudo que os outros fizeram, em um cargo que vai deixar de existir, porque nunca fez sentido. Foi criado pelo ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) pra abrigar o cabelinho Normélio Weber, e mantido pelo prefeito Robison Coelho pra dar espaço pra galega Anna.

 

“O homem não queria acreditar que todos os crimes surgem de si mesmo, então criou o diabo para se libertar da culpa” - Carl Jung

 

Gabaritada

Os baba-ovos da Anna Carolina dizem que ficou demonstrado, no seu retorno ao legislativo, que a bocuda tem mais gabarito do que seus colegas, e que não se sabe se ela vai usar isso nas demandas ou vai espezinhar seus colegas. Bom, a Anna tinha declarado de que seus pares iriam saber no seu retorno “o que era um vereador no legislativo” Entonces...

Anna líder

Aliás, os puxas de plantão alardeiam que a maior e melhor defesa do líder do governo RR na piramidal, do dublê de vereador e pastor Adão Bittencourt (PL), foi quando ele disse que “faço das palavras da Anna as minhas”. Óia, quem sabe a Anna, na sua fase baba-ovo do governo, não possa com seu griteiro (voltou, hein) ser a nova líder do governo?

Dignidade

Voltando à sessão extraordinária, foi importante também o projeto que normatizou a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), principalmente quando se coloca a Nova Divinéia, na Praia Brava, possibilitando que os moradores daquela aérea possam regularizar e ter o documento de suas casas, onde muitos residem há décadas. Dois projetos do prefeito Robison, importantes, aprovados.

Túnel

Os capítulos do buraco de tatu, digo, do túnel Itajaí -Navegantes ou Navegantes-Itajaí, como queiram, seguem chamando a atenção de céticos como esse socadinho escriba que custa a acreditar, mas vai rolando as notícias.

Holandeses

É que, meses atrás, um grupo de chineses veio conhecer o projeto e saiu impressionado com a coisa. Agora, foi a vez de holandeses que se reuniram com o prefeito Robison Coelho (PL), presidente do CIM-Amfri, e também com técnicos, exatamente para saberem mais detalhes da coisa toda.

 

O presidente da casa do povo de Navega City, Júlio Bento (PSD), pode cair na disputa de uma cadeira na Câmara Federal, em Brasólia (foto: divulgação)
O presidente da casa do povo de Navega City, Júlio Bento (PSD), pode cair na disputa de uma cadeira na Câmara Federal, em Brasólia (foto: divulgação)

 

 

Licitação

É lógico que vai rolar uma licitação e das grandes, mas esses grupos de engenharia buscam essas conversas exatamente para ver se vai valer a pena participar da competição, e, vai lá, com certeza essa procura é sinal de que eles veem a luz no fim desse túnel.

Contrato

Bom, a informação que circula é que, se tudo der certo, a assinatura com o Banco Mundial vai rolar já no mês de fevereiro e o governo do estado já montou com o CIM-Amfri os grupos de trabalho, o que significa que os passos estão sendo dados. A coluna segue acompanhando e informando.

Ciclum

Estão abertas as inscrições para um ciclo de incubação de negócios do Elume, em parceria com a Univali. Pessoas que têm uma ideia de negócio ou empresas que queiram inovar em algum produto passam por mentorias especializadas num programa de dois anos.

Inscrições

As inscrições vão até 15 de fevereiro pelo site do Elume, e é uma baita oportunidade para novos (e velhos) empreendedores se posicionarem no mercado com conexões com o ecossistema de inovação local. Fica a dica.

 

Dois importantes projetos foram aprovados pelas excelências excelentíssimas pexêras, em sessão extraordinária na piramidal  (foto: divulgação)
Dois importantes projetos foram aprovados pelas excelências excelentíssimas pexêras, em sessão extraordinária na piramidal (foto: divulgação)

 

 

Do lado de lá...

Por outro lado, vozes do outro lado da vala, em Navega City, assopram que a prefa dengo-dengo pode prejudicar o andamento das tratativas do buraco de tatu, digo, túnel. Esses linguarudos dizem que o município estraria com problemas, sem as CNDs. Estão negativados?

Sistema não funciona? 

Um dos maiores problemas seria o próprio sistema que migrou e foi implantado, que não gera dados, não sai CND, não gera o IPTU. Há quem diga nos corredores do paço da beiradinha do Itajaí-açu que ordens superiores teriam sido deferidas, digo, feitas ao cadastro, alterando a base cadastral para que constasse que todos os imóveis têm o habite-se e poder lançar o IPTU.

Não acredito!

E que os auditores, ao terem ciência do fato, pararam tudo e agora sofrem ameaças. Com tudo que anda acontecendo, ainda segundo os perdigueiros, o município estaria negativado, sem poder contratar com bancos, União, entre outros. Quero crer que tudo é maledicência dos desalmados que querem ver o circo pegar fogo. Arreda, raça de infelizes. Vou ter que repetir: vocês não vão pro céu!

Quase fechando.

Os perdigueiros da coluna assopram nos sensíveis zovidos do pançudinho escriba que a secretaria de Tecnologia da city pexêra tem ido de mal a pior, e pode ser extinta na reforma administrativa, ops, “ajuste” que vai à piramidal casa do povo nas próximas semanas.

Tem que trabalhar.

Segundo os linguarudos de plantão que se esgueiram no paço da Vila Operária, não tem como dar certo mesmo, até porque nem o secretário Luiz Cabral aparece pra trampar, a sorte do homi é que não tem controle de ponto pra bagrões estrelados.

Conecta-ninguém.

Nem o aplicativo da prefa tá dando pra baixar na loja da Android, faz dois meses que não está mais disponível, só tá funcionado pra tchurma chique dos iPhone. Adivinhem quem está ali no setor só pra cuidar disso e estaria pra lá de perdida?

Não sabe ligar o computador

A chefona da área na tecnologia é, nada mais nada menos, que a irmã do vereador beato Beto Cunha (Republicanos), a comissionada Célia da Cunha, nomeada a pedido do nobre edil. Os linguarudos alardeiam que a moça não sabe nem ligar o computador. Que gente bocuda, meu Pai eterno!

Manifesto

O trânsito da Maravilha só com super-herói mesmo para resolver. O Homem-Aranha de BC voltou a convocar os motoristas de aplicativo para uma manifestação na sexta-feira, 23 de janeiro, para "lutar pelo nosso direito de trabalhar sem burocracia excessiva", afirma o chamado. A concentração será a partir das 15h, no estacionamento do Fort Atacadista (perto do Balneário Shopping).

Inaceitável

Segundo o Homem-Aranha, "o que está acontecendo é inaceitável! O que foi combinado com a prefeitura e com a BC Trânsito, não foi cumprido", garante o super-herói que ainda acredita nos abençoados da prefa, digo, do BCTran. "Além de um cadastro municipal cheio de exigências, confuso e difícil de fazer, os motoristas continuam sendo multados no exercício de suas funções", conclui o aracnídeo no comunicado.

Pupilos

Durante a votação em sessão extraordinária da casa do povo da Maravilha, o polêmico projeto que segundo ao governo cria "gatilhos" para impedir a privatização da Emasa, estava a tropa de choque palaciana, com a presença do vice-prefeito e dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB), que arrebanhava, digo, acompanhava de perto o voto da base. Apesar do alarmismo do vereador Mauzinho, ops, Mazinho Miranda (PRD) de que estariam abrindo um cano, digo, porteira pra privatizar a Emasa, os vereadores de oposição aprovaram o projeto do governo com 15 votos favoráveis.

Porcentagem

O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti (MDB), o Quero-Quero, em sua manifestação disse que resgataria um projeto do ex-vereador Orlando Anjoletti, ops, Angioletti (?), proibindo a privatização da Emasa.

Nove anos atrás

O projeto do Anjoletti, ops, Angioletti, teria sido arquivado, em 2017, e proibia o fatiamento, digo, a entrega em porcentagem para iniciativa privada da empresa de água e saneamento básico, mantendo a Emasa 100% pública.

Júlio federal?

Nos corredores da casa do povo dengo-dengo, em Navega City, o assunto que circula de boca em boca é o mesmo: o vereador Julio Bento (PSD) estaria avaliando seriamente a possibilidade de entrar na disputa por uma vaga de deputado federal.

Capital eleitoral

A “corujinha” dos bastidores comenta que o movimento não seria apenas um passo para Brasólia, mas também uma jogada de longo prazo no cenário local. Afinal, Julio carrega o título de vereador mais votado da história da city da Portonave, o que, por si só, já sinaliza um capital eleitoral robusto.

E esse detalhe muda o jogo

Se confirmar a candidatura, a expectativa é de que ele concentre uma quantidade expressiva de votos no município, ampliando sua visibilidade regional e, de quebra, se posicionando como um nome cada vez mais forte para o executivo em 2028, quando chegam as próximas eleições municipais. Hummmmm...

Xadrez

Enquanto isso, o xadrez político segue em montagem. O prefeito Liba Top, ops Fronza (PSD), deve mirar uma vaga na Leléia (ou não?), ao mesmo tempo em que reforça o apoio à deputada bonitona Paulinha da Silva (Podemos) na corrida por uma cadeira estofadinha na Câmara Federal, lá no planalto central.

Investimento político

Dentro desse cenário, o possível voo federal de Julio passa a ser visto não só como uma candidatura, mas como um investimento político de médio e longo prazo. Por ora, tudo ainda vive no campo das conversas de corredor. Mas, na política, quando um nome começa a ser repetido...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Merísio pode entrar na disputa ao governo

JotaCê

Merísio pode entrar na disputa ao governo

Santa Catarina presente em Barcelona enquanto o jogo ilegal perde espaço

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Santa Catarina presente em Barcelona enquanto o jogo ilegal perde espaço

O dilema da esquerda em SC

Coluna Acontece SC

O dilema da esquerda em SC

A vida que ninguém posta

Ideal Mente

A vida que ninguém posta

Entre mundos

Clique diário

Entre mundos




Blogs

Túnel entra na reta decisiva. Será que sai?!

Blog do JC

Túnel entra na reta decisiva. Será que sai?!

Quando o gesto vira poema

VersoLuz

Quando o gesto vira poema

Barco Brasil confirma passagem pelo Ponto Nemo

A bordo do esporte

Barco Brasil confirma passagem pelo Ponto Nemo

Inflamação Silenciosa: o elo entre envelhecimento precoce, doenças crônicas e fadiga

Espaço Saúde

Inflamação Silenciosa: o elo entre envelhecimento precoce, doenças crônicas e fadiga






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.