TRÂNSITO
Renovação automática da CNH já beneficia mais de 13 mil motoristas em SC
Novidade do governo federal permite renovação gratuita e sem burocracia para galera que não tiver multas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Você sabe qual é a data de validade da sua CNH? A pergunta ficou ainda mais importante com a mudança recente nas regras para renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Motoristas que mantêm bom comportamento no trânsito agora podem fazer a renovação de forma mais rápida, gratuita e sem burocracia.
Continua depois da publicidade
A medida faz parte da Política do Bom Condutor, criada pelo governo federal, e permite a renovação automática da CNH para condutores que não cometeram infrações nos últimos 12 meses e estão inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Desde a implementação da nova regra, 323.459 motoristas já foram beneficiados em todo o país, gerando uma economia de R$ 226 milhões com taxas e exames. A maioria dos condutores pertence à categoria B (carros).
Em Santa Catarina, 13.230 motoristas já tiveram a CNH renovada automaticamente até meados de janeiro. A economia para a população do estado chega a R$ 5,68 milhões, sem necessidade de ir ao Detran ou pagar taxas.
A renovação ocorre de forma automática no sistema quando a CNH vence. O documento atualizado fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que também exibe o selo de Bom Condutor. A adesão ao RNPC pode ser feita pelo próprio aplicativo ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O benefício não vale para motoristas com 70 anos ou mais, condutores a partir dos 50 anos (que podem usar a renovação automática apenas uma vez), pessoas com restrição médica na CNH e quem está com a habilitação vencida há mais de 30 dias.
Para verificar se teve alguma infração nos últimos 12 meses, o motorista pode consultar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o site do Detran-SC ou o portal da Senatran.
Em caso de dúvidas, a orientação é buscar os canais oficiais do Detran de Santa Catarina ou da Secretaria Nacional de Trânsito.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
