JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fator Ratinho
O crescimento do nome do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), como presidenciável pode alavancar a pré-candidatura a governador do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD)
Progressistas pexêros se reúnem
Em um rango, digo, almoço fechado no último sábado, o Partido Progressista pexêro reuniu filiados pra se posicionar e direcionar os rumos da sigla, visando as eleições de 2026. O prefeito Robison Coelho (PL) e o vice-prefeito Rubens Angioletti (PL) foram convidados a participar.
Se anteciparam
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Progressistas pexêros se reúnem
Em um rango, digo, almoço fechado no último sábado, o Partido Progressista pexêro reuniu filiados pra se posicionar e direcionar os rumos da sigla, visando as eleições de 2026. O prefeito Robison Coelho (PL) e o vice-prefeito Rubens Angioletti (PL) foram convidados a participar.
Se anteciparam
O PP, através do presidente e secretário de Obras, o italiano Tarcísio Zanelatto, entre outros membros da sigla, tem participado e contribuído com a atual administração do Robison Coelho, e com a sinalização do prefeito de deixar livres as candidaturas a deputado estadual, e com tantos nomes ‘pipocando”, os progressistas resolveram se antecipar.
Cereja do bolo
A grande verdade é que, com o congestionamento de candidaturas no Partido Liberal, o Progressistas virou uma cereja do bolo, e muitos nomes têm acorrido à sigla, na esperança de ter um porto seguro pras eleições do ano que vem.
Jandir, Rubens e Agnaldo
Durante o encontro na chuvosa e carrancuda tarde de sábado, quem marcou presença e devotou apoio foi a maior liderança dos progressistas em Itajaí, o ex-homem dos galináceos, ex-prefeito Jandir Bellini, que “abençoou” o apoio a deputado federal de Rubens Angioletti, e o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do presidente do Sindipi, o Agoniado, ops, Agnaldo dos Santos.
Marejada
O trabalho do secretário de Turismo e Eventos, Ronaldo Jansson Junior, e sua coragem de mudanças pra Marejada, e o aval do prefeito Robison Coelho têm feito com que o evento seja um sucesso total. No último sábado, purexemplo, segundo dados oficiais, mais de 32 mil pessoas prestigiaram a festa. Quase 50 mil já curtiram a Marejada desde a última quinta-feira, quando os portões foram abertos.
Um crime perfeito
O jornalista João Batista, aqui do DIARINHO nosso de cada dia, publicou uma bela e instigante crônica em suas mídias sociais neste final de semana. Bela porque muito bem escrita, instigante por que traz uma pergunta crucial: quem matou a grande e centenária árvore da avenida Martin Luther, na Dubai brasileira?
Atravancando o progresso
A árvore centenária, uma Espatódea, era motivo de polêmica na cidade desde que impediu o prosseguimento de uma pista da avenida Martin Luther, sendo motivo de polêmica pelo afunilamento da avenida no local. Tocaram fogo nela numa madrugada de setembro passado e no outro dia a prefeitura foi lá e cortou a árvore. Simples assim.
Ninguém sabe, ninguém viu
Numa cidade em que tudo é visto, filmado e divulgado nas mídias sociais com alarde, ninguém viu sequer uma foto da árvore queimando. Muito menos de quem tocou fogo nela. Então, o assassinato dessa árvore às vésperas da primavera, quando ela floresce, foi, no mínimo, muito bem planejado. Parabéns aos criminosos.
Os fatos
Porque uma Espatódea tem pra lá de 20 metros de altura. Segundo divulgado, as chamas estavam no interior do tronco da árvore, então quem ateou fogo teria que ter escalado a dita cuja. Ou não? Estou certo ou estou errado? É tudo envolto em mistério. Talvez nunca saberemos o que aconteceu de fato.
O assassino da primavera
Na falta de provas, vamos de conjecturas. Quem fez isso, no mínimo, odeia árvores. Que eu conheça, a pessoa de BC que tem esse perfil é o melhor do melhor do mundo, Auri Pavoni. Afinal, assassinou quase 200 árvores cinquentenárias na avenida Marcos Konder, aqui em Itajaí, quando foi secretário de Planejamento por essa bandas. Enfim…
Pra lá de estranho
Mas não vou apontar o dedo pra ninguém. Porque, no assassinato da primavera, está tudo envolto em neblina e mistério. Assim como é, aliás, o governo da prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD). Um governo misterioso, cheio de controvérsias mudas, cheio de gente no bolso, um governo em que secretários não se destacam, onde tudo parece policiado, escondido…
Tristeza sem fim
O governo de Ju Pavan é um governo triste. Já notaram? Não tem ninguém engraçado, ou expansivo, ou falador. É um governo de pessoas tristes. Todo mundo parece amordaçado. Que governo é esse? Enquanto isso, ali do lado, o pai dela faz um governo radiante… Mas, pra terminar, a crônica do João Batista é muito boa mesmo.
O fator Ratinho Júnior
Nos bastidores políticos da capital manezinha e na Leleia, ampliaram-se os comentários dos analistas de plantão, no últimos dias, em torno das declarações do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), diante da possibilidade de ele buscar a reeleição no estado e da dependência de seu vínculo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Cresceu
É que, em função disso, também surgiram comentários dos reflexos de tal decisão, com o crescimento do nome de Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná, como uma das opções para a presidência da República.
Tudo a ver
E o que isso tem a ver com a sucessão na Santa & Bela Catarina? É simplesmente pelo fato de que tal possibilidade reoxigena a pré-candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que andava meio apagada diante das pesquisas pré-eleitorais, respaldando com larga margem a reeleição do governador Jorginho Mello (PL).
“Sozinho Mello” não mais...
Diante disso, os atentos observadores do cenário político analisam que tudo pode acontecer daqui para a frente e que, principalmente, no sentido de que obriga o governador a acelerar o processo de costuras de coligações e apoio.
Cenário
O fato é que ninguém tem certeza no sentido de antecipar o resultado da eleição, mas fica desde já a certeza de que, a exemplo da última eleição estadual, de 2022, não haverá mais a figura da candidatura pura do PL, ou como disseram na época, o “Sozinho Mello”. O cenário é bem diferente, dizem os sabichões da política.
Quinto Constitucional
Depois de uma campanha interna entre os 12 advogados concorrentes, desde meados de agosto, encerra nesta segunda-feira a primeira e decisiva etapa da busca por uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça, via o chamado Quinto Constitucional da OAB-SC.
Votos
Advogados inscritos na Ordem e quites com a tesouraria deverão votar online, e os seis mais votados irão para análise dos atuais desembargadores do TJ, que também votarão para elaborar uma lista tríplice final para a escolha de um nome por parte do governador Jorginho Mello.
O PP pexêro, em almoço no finde, devotou apoio à pré-candidatura a deputado federal do vice-prefeito Rubens Angioletti (PL), e lançou o presidente do Sindipi, o Agoniado, ops, Agnaldo Santos, pré-candidato a deputado estadual
Forte concorrente
O intisicado e bocudo deputado e advogado militante com mais de 34 anos de labuta, Ivan Naatz, é um dos fortes concorrentes e encerrou a campanha interna neste fim de semana, na galega Blumenau com advogados parceiros e apoiadores.
Por toda SC
Ao longo desta campanha, desde o início do ano, garantiu ter percorrido mais de 34 mil km, sendo o único a visitar todas as regiões do estado. “Ouvimos, dialogamos e fortalecemos a advocacia do interior em cada região durante esta grande jornada”, afirmou o causídico e líder político.
O intisicado e bocudo deputado e advogado militante com mais de 34 anos de labuta, Ivan Naatz (PL), é um dos fortes concorrentes e encerrou a campanha interna neste fim de semana, na galega Blumenau, com advogados parceiros e apoiadores. Advogados de toda SC, votam na escolha de seis nomes, nesta segunda-feira
Surfou na onda
A prefeitona dos bairros Juliana Pavan (PSD) comemorou um feito do seu antecessor e ainda pegou uma carona, digo, surfou na onda do Programa Bandeira Azul, concedido para a Maravilha do Atlântico na administração do muso das bochechas rosadas, o ex-prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL).
Bandeira azul
As praias agraciadas, digo, contempladas com o “Bandeira Azul” são Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras. Juliana fez o anúncio toda pomposa, dizendo que isso seria efeito de muito cuidado e respeito ao meio ambiente.
Mais de 50 mil pessoas! A Marejada tem sido um retumbante sucesso, sob a batuta do secretário de Turismo, Ronaldo Jansson, com o aval do prefeito Robison Coelho (PL)
Enalteceu o muso das bochechas rosadas
Com a manifestação, a prefeita Juju Pavan, nas entrelinhas, diz que o Fabrício fez um bom trabalho na área ambiental, mesmo sem reconhecer nominalmente. A Marina Tedesco também manteve o certificado de Bandeira Azul. Das 50 praias contempladas pelo programa, três são da Dubai Maravilha.
Rainha
A vereadora Ciça Mulher (PDT) tem sido chamada nos bastidores do poder como a Rainha das Moções. A Ciça entregou mais que uma moção por sessão. Um projeto do vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), e outro da vereadora e minha musa dos olhos verdes Jade Martins (MDB) tramitam na casa e devem ser unidos em uma única proposta para regrar o número das moções.
Quem matou a centenária árvore da avenida Martin Luther?
Rastrear bebidas
O deputado estadual Sérgio Guimarães (União Brasil) apresentou na Leleia um projeto de lei que obriga a rastreabilidade digital de bebidas alcoólicas comercializadas no estado, com base em tecnologia blockchain.
Proteção ao consumidor
Segundo o parlamentar, a medida busca coibir adulterações, combater a sonegação fiscal, garantir a qualidade sanitária e dar mais transparência à cadeia produtiva, além de assegurar maior proteção ao consumidor.
“Aceito o fardo de ser julgado insano, se for pelo peso da verdade que carrego. Mais doentia me parece a sanidade daqueles que se refugiam em ilusões, acreditando viver lúcidos, enquanto se alimentam da mentira.”
Pai Atanásio
Informações
Os fabricantes e distribuidores deverão inserir informações como: dados de produção; número de lote, validade e origem dos insumos; transporte e armazenamento; data de distribuição e ponto de venda final, incluindo CNPJ e data de recebimento. Esses dados estarão acessíveis ao consumidor por meio de um QR Code, batizado de “Selo de Origem e Qualidade Digital”, que ficará visível nas embalagens.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
juarez rezende araujo
05/10/2025 23:13
As praias como estaleirinho é bandeira azul porque o ser humano nao pisa nelas .Ai nao tem o lixo humano emporcalhando tudo.Nao foi resultado de governos como o Fabricida e muito menos desta prefeita de fancaria...
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.