JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Robison no Desembucha
(fotos: divulgação)
O prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), participou do Desembucha JC. Assista no canal Desembucha JC, no YouTube
Começou a Marejada
E num novo modelo, organizado por empresa terceirizada. Já disse aqui ser a favor de terceirizações quando trazem benefícios e economia para o município. Tô apostando que vai ser um sucesso ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Começou a Marejada
E num novo modelo, organizado por empresa terceirizada. Já disse aqui ser a favor de terceirizações quando trazem benefícios e economia para o município. Tô apostando que vai ser um sucesso, pelo empenho do secretário de Turismo e Eventos, o Ronaldo Jansson Júnior. Mas tem uns “poréns”...
Tradição
Por exemplo: a tradição da festa será mantida? Sim, porque a Marejada é, antes de tudo, uma festa ligada à cultura portuguesa e açoriana, os primeiros colonizadores, depois vieram “os alemon” e a italianada. E belga e japonês e tal...
Cultura é fundamental
Por isso, preservar a nossa mistura cultural é fundamental: no canto, na dança, na gastronomia. O sotaque itajaiense tem que estar na festa, especialmente numa cidade que cresce muito rápido e também muito rápido vai perdendo suas tradições. Então essa é uma função da festa que quero ver se será preservada. Porque senão a Marejada vira uma festa qualquer. Tô certo ou tô errado?
Apagamento da prefeitura
Falo isso de cultura e tradição, porque li o release que a empresa organizadora da festa, a Onzex, enviou à imprensa e, nele, não se fala de Prefeitura de Itajaí. É como se a festa fosse um evento da Onzex, não da cidade. Phode isso, Arnaldo?!
O gerente de Comunicação Externa da Celesc, Marcelo Tolentino da Rosa, reuniu-se com a presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Débora Almadah, para reforçar a parceria no apoio ao 1º Prêmio Celesc de Jornalismo. Criado pelos 70 anos da companhia, o prêmio valoriza reportagens sobre energia, inovação, sustentabilidade e atendimento. Inscrições até 20/10 em premiodejornalismo.celesc.com.br
Estranho
O que é, do ponto de vista desse socadinho escriba, pra lá de estranho. Porque pode ter certeza: se a festa se revelar uma bosta a culpa irá para a Prefeitura de Itajaí. Ninguém está nem aí pra essa tal de Onzex.
Abre o zóio, Famosinho!
Então fica aqui esse alerta, que vai não para o prefeito Robison Coelho (PL), mas para o homem responsável pela comunicação da prefa pexêra, o “famosinho” Calebre, ops, Calebe Moreno – que, me confirmaram, pré-candidatíssimo a deputado estadual nas eleições do ano que vem pelo velho partido (das elites) Novo. Então se liga na comunicação, Calebe, afinal você é (bem) pago pra isso.
Nossa senhora desaparecida
Por falar nisso, quem apareceu falando de Marejada depois de ter dado um “perdido” e não aparecer na apresentação da festa para os meninos e meninas da imprensa, foi a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina Martins, a mulher que mais entende de cultura, turismo e esporte no Brasil.
A Câmara de Rio do Oeste homenageou esta semana o empresário Gerri Consoli, deputado estadual suplente e político em ascensão no alto vale
Anna & Calebe
A minha ex-musa BBB, a Anna Carolina, que com a confirmação das intenções Calebianas pra 2026, vai dividir os holofotes da festa em busca da simpatia do eleitor para ano que vem... Quero ver o rolo! Ai qui dor!
Parecido com quem?
Quem anda sumido é o chefe de gabinete do prefeito Robison, o Deco Sandri. O que se sabe é que o abobrão resolveu plantar uns fios de cabelo, pra que a careca desapareça. Será que o Deco quer ficar parecido com o prefeito Robison ou o Calebe Moreno?
Fabrício da Shopee
Isso me lembra do muso das bochechas rosadas, o ex-prefeito da Dubai brasileira, o pop star Fabrício Oliveira (PL), que na eleição de 2024 resolveu bancar o seu candidato à sucessão, o jornalista Peeter Lee, que ficou conhecido por Fabrício da Shopee, por ter feito uma verdadeira metamorfose imitando o FO.
“Adoecemos mentalmente porque fomos criados para fazer todo mundo feliz, menos a gente” - Pai Atanásio
Órfãos
Peeter, além do corte e penteado, chegou a usar as mesmas roupas que o Fabrício usava. Mas não adiantou. O Fabrício da Shopee, digo, Peeter Lee, não conseguiu ser eleito sucessor do Fabrício, deixando muitos órfãos na política até hoje...
Desaparecido
Por escrever sobre “órfãos na política”, o presidente do Partido Liberal de BC e secretário estadual de Planejamento, Fabrício Oliveira, anda desaparecido do cenário político. Apesar do cargo impiçado, não se escuta nada e nem se vê a sua participação em atos do governador little Jorginho Mello (PL).
A prefeita Juliana Pavan (PSD) enfrentou o primeiro protesto do seu governo na casa do povo de BC
Protesto
Sessões da casa do povo da Maravilha do Atlântico começaram a ficar mais animadas com a entrada de outubro e marcando um ano para o calendário eleitoral de 2026: o governo da prefeitona Juliana Pavan (PSD) enfrentou o seu primeiro protesto público. E bem no dia que tinha um projeto importante pra prefeita e a máquina não pararem.
Cobraram
Os professores do sindicato dos servidores municipais da city da praia alagada, digo, alargada, botaram o berreiro na casa do povo, cobrando que a prefeita Ju Pavan acerte a conta, digo, equipare o piso nacional do magistério.
Ritos e regras
O sindicato reivindicou que o presidente do sindicato, Valdir Lolli, pudesse usar a tribuna “livre”, mas o presidente do legislativo, o Marco Véio, digo, Marcos Kurtz (Podemos), esclareceu que a casa tinha regras e a sessão seguia “ritos”, não permitindo a fala.
O presidente do legislativo, Marlon Borsatto (MDB), assume como prefeito de Camboriú. O mais jovem da história da cidade
Voltou atrás
Foi daí que o caldeirão ferveu e os manifestantes protestavam com faixas e cartazes de “Acerta Juliana”. O Marco Véio, ops, Kurtz, teve que voltar atrás e negociou com os líderes de bancada para que Loli falasse ao final da sessão, após a votação do projeto.
Exposição
O clima tava tenso e só foi aliviado com as negociações feitas no plenário, enquanto a sessão estava suspensa. O projeto foi aprovado por unanimidade e ao final de toda a situação ficou claro o que este pançudinho já escrevinhou nestas mais do que conturbadas linhas.
Avião a jato
E, volto a relembrar, o vereador Alessandro Teco não tem a mínima condição de seguir como “líder” do governo e esta situação fica ainda mais evidente em momentos de tensão, quando a fragilidade do governo fica exposta. O governo precisa de um “avião a jato” e não um “teco-teco”.
Gerri Consoli
Empresário de sucesso e político em ascensão, o suplente de deputado Gerri Consoli (Republicanos), de Rio do Sul, recebeu o título de “Cidadão Rioestense” esta semana. A homenagem da Câmara de Vereadores de Rio do Oeste, cujo presidente é Silvio dos Santos (PSD), se deve ao intenso trabalho de Gerri em toda região do Alto Vale.
Lei da Ajuda Mútua
Consoli tem uma pauta comprometida com o alto vale e, como deputado, produziu uma lei muito importante, a Lei da Ajuda Mútua, que dá a regulação e a segurança jurídica que permite aos municípios de todo o estado se ajudarem mutuamente em casos de catástrofe.
Novo rei
Nesta sexta-feira, quem assume o “trono” da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador é o jovem e presidente da Câmara de Vereadores de Camboriú, Marlon Borsatto (MDB). Aos 27 anos, ele assumirá a principal cadeira estofadinha da prefa e entrará pra história como o prefeito mais jovem da cidade, interinamente, até o dia 9 de outubro.
O secretário de Assistência Social de Itajaí, Léo Severino, continua fazendo um excelente trabalho. O Léo arrumou um local bacana pro CRAS do Imaruí e com o aluguel mais barato
Gesto
O feito só aconteceu porque o ex-tudo, coronel, digo, Leonel Pavan (PSD) e o vice Jozias Silva (Podemos) abriram espaço. Um por missão internacional, outro por motivos pessoais. Gesto que, convenhamos, não se vê todo dia.
De zóio no potencial
Mais ainda: Pavan, entregando o cargo a um jovem do MDB que, na última eleição, estava do ladinho do homem-pássaro, Edson Piriquito (MDB). É ou não é um grande gesto? Em outros tempos, talvez ele estivesse na lista negra. Talvez Pavan esteja de zóio no potencial do menino do Tabuleiro.
Vereador prodígio
Marlon já quebrou alguns outros recordes na cidade. Foi o segundo vereador mais jovem da história, depois o mais votado do município e, em seguida, presidente da câmara. Tudo isso antes de soprar 27 velinhas.
Velocidade 5G
Agora, em menos de um ano, o Marlon já está de caneta na mão como prefeito. Dizem as boas línguas que a trajetória de Borsatto parece coisa de série da Netflix: do Tabuleiro para o poder em velocidade 5G.
O futuro é logo ali
Sete dias de mandato parece pouco, mas já basta para escrever o nome de Marlon na história de Camboriú. Se vai além da interinidade? Só 2028 e o eleitor vão responder. Por enquanto, o menino do Tabuleiro vai virar prefeito. E isso, convenhamos, não é pouca coisa.
Outras pautas
Com uma pauta muito ativa na questão de mitigação de cheias, Consoli atua também na cobrança de melhorias urgentes para a BR 470, estrangulada em Rio do Sul e em todo o alto vale, além de atuação em pautas de saúde da região. Então, a homenagem de Rio do Oeste foi pra lá de merecida.
Ostensivo
Durante as discussões do projeto para internação involuntária na Dubai maravilha, aprovado nesta semana, o vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti (MDB), relembrou que com o aumento da criminalidade na city praiana, o homem-pássaro e ex-prefeito Edson Piriquito (Republicanos) criou a guarda armada.
Baixo efetivo
O saltitante e bocudo Quero-Quero lascou que, todos os anos, outro problema é o baixo efetivo da Polícia Militar, e nunca é demais pedir por segurança e por mais policiais na cidade, destacou o vereador que apesar da carta de alforria, ainda continua filiado no glorioso MDB.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.