Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Prefeito Tiago Baltt no Desembucha JC


Prefeito Tiago Baltt no Desembucha JC
(foto: divulgação)

O prefeito de Piçarras, Tiago Baltt (MDB), estará no Desembucha JC na quarta-feira, ao vivo, às 19h

 

Segue o baile

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Segue o baile

A prefeitona dos bairros da Dubai maravilha, a ex-musa da confusão Juju Pavan (PSD), segue discretamente fazendo mudanças e ajustes na estrutura de governo, conforme havia prometido há alguns meses.

 

Transição

Na última semana, o sabidão Leocádio Giacomello assumiu a superintendência de transição do Hospital Regional Ruth Cardoso, onde deverá ficar no mínimo até o final de 2026, quando será concluído na plenitude o processo de estadualização do hospital.

Sob nova direção

No lugar de Leocádio na secretaria de Compras e Patrimônio, a espevitada escolheu o jovem dr. José Neto, que exercia desde o início do mandato a função de subcontrolador geral da prefa. Neto de José Edeltrudes da Costa Ferreira foi secretário de estado da Fazenda do Rio Grande do Norte.

Experiência, juventude e formação

O novo mandachuva da pasta de Compras e Patrimônio da praia alagada, ops, alargada, reúne experiência, juventude e boa formação, acumulando passagens na Embratur e na secretaria de Turismo da Santa & frienta Catarina, na gestão de Evandro Neiva.

Mais mudanças

O pançudinho escriba entende que as mudanças no colegiado de Ju Pavan poderiam ser mais rápidas, pois enquanto alguns secretários não rendem o que a sociedade espera, quem vai seguir sangrando é..., justamente a prefeita.

Vão com Deus!

Em alguns casos, nem seria caso de exoneração, mas de fazer ajustes e encaixar os assessores em cargos em que sejam mais aptos para gerarem bons resultados. Já em outros, como no Meio Ambiente e na Saúde, parafraseando Roberta Miranda: quando forem, vão com Deus!

 

Vereador Teco (DC) no secretariado da prefeita Ju Pavan (PSD) de BC? (foto: divulgação)
Vereador Teco (DC) no secretariado da prefeita Ju Pavan (PSD) de BC? (foto: divulgação)

 

 

Carta na manga

Além disso, a minha ex-musa da confusão ainda tem dois coringas para usar na troca de secretários. Acontece que Diogo Catafesta (que nome, hein?) acumula a titularidade de duas pastas (Fundação de Esportes e secretaria de Articulação), podendo abrir mão de uma.

Pode escolher

Fofoqueiros de plantão afirmam que o vereador Alessandro Teco (DC), o todo-poderoso líder do governo, pode escolher qualquer uma das duas que terá carta branca para atuar, pois detém a confiança da dama de ferro da city. Neste movimento, quem assumiria a vaga na casa do povo da city alagada, digo, alargada é justamente o atual secretário do Meio Ambiente, Nelson Tranca-Rua Oliveira.

E tem mais

O secretário Leandro Índio da Silva também acumula duas pastas, exercendo desde 1º de janeiro os cargos de secretário da Casa Civil e secretário de Governo, Inovação e Orçamento.

Catafesta lá

O cargo de secretário de governo poderia ser ocupado justamente por Diogo Catafesta, que nesta possibilidade teria de abrir mão da chefia da Fundação Municipal de Esportes para que a filhota do ex-tudo possa realizar mais avanços na composição política da base aliada.

 

“Nunca confunda conhecimento com sabedoria. Você pode ter um doutorado e, mesmo assim, ser um idiota” - Pai Atanásio

 

Desembucha JC

O prefeito da ex-capital do jet sky, Tiago Baltt (MDB), estará nos estúdios chiquetosos do DIARINHO na próxima quarta-feira, ao vivo, a partir das 19h, pra participar do Desembucha JC, e o leitor poderá acompanhar no YouTube: youtube.com/@DesembuchaJC e no Instagram: @jcdiarinho.

Se curvam

Uma tchurma saudosista que observa os passos dos vereadores da piramidal casa do povo pexêra anda reclamando de uma saudade que chega a doer, de edis que não se curvam (tão fácil) aos caprichos do governo da vez.

De joelhos

Citando os tempos áureos da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), do futebolista Níkolas Reis (PSD?) e do desassossegado e irrequieto Luiz Carlos Pissetti (PSD), os saudosistas apontam que hoje a câmara está de joelhos pro governo.

Sem explicar

Antes, quando matérias polêmicas como o subsídio ilimitado para o transporte coletivo ou a criação de cargos comissionados chegavam na piramidal, no mínimo boas explicações o governo precisava dar para os vereadores da base. Hoje, basta que o prefeito apareça em uma ou duas fotos com os vereadores colados na sacaria dele que tá tudo resolvido, sem qualquer explicação mais aprofundada.

 

A vereadora pexêra Liliane Fontenelle, a dra. Pix (PL), não pode ver o prefeito Robison Coelho (PL) que quer sair na foto... (foto: redes sociais)
A vereadora pexêra Liliane Fontenelle, a dra. Pix (PL), não pode ver o prefeito Robison Coelho (PL) que quer sair na foto... (foto: redes sociais)

 

 

Intrigados

E por falar em colados na sacaria, a tchurma saudosista de vereadores do passado tá intrigada com a presença constante da vereadora Liliane Fontenele (PL), a famosa dra. Pix, nas redes sociais do prefeito.

Usurpando as redes

É só o Robison (PL) botar o pé fora da prefeitura, ou melhor, até dentro da prefa pexêra se sair uma foto do prefeito pode procurar bem que a dra. pix aparece. Tem quem diga que é por causa do Xandão, que baniu ela das redes sociais próprias.

Não curto

Talvez esteja falando só por mim, mas não curto essa coisa de puxação de saco. E no fim, acho que a população sente isso e rejeita as excelências excelentíssimas que ficam só babando os ovos de quem tem poder.

Babação de ovo

Primeiro porque quando o prefeito não tinha a caneta na mão, não se via ninguém grudado no saco do Robison; depois, é certo que andam fazendo essa babação de ovo pra ganhar algo em troca. Cargos, será? No mínimo...

Posso apostar

Com o tanto que o prefeito anda trabalhando e sendo presente por aí, posso apostar que a dra. Pix e outros adeptos do puxa-saquismo político andam vendo mais o alcaide do que a própria cara-metade dele. É no Marcílio, é na Festa do Colono, é na visita à obra... Haja falta de ter o que fazer, hein? Já pensou se cada um trabalhasse pelos problemas da city em vez de ficar preso nessas agendas?

Gatinho é tendência

Sopraram nos ouvidos do Pai Atanásio, sempre atento às movimentações das redes sociais, que os gatinhos que apareceram por aqui não são exclusividade de Balneário Camboriú. A febre felina já circula por prefeituras, governos e até órgãos de controle. Itapema (PL) já usou.

Gatarada

A capital manezinha, Florianópolis (PSD), idem. Belo Horizonte (União Brasil) entrou sem medo. Se procurar bem, tem felino até em post de Ministério Público e governo do estado. A verdade é que os gatos romperam a bolha e viraram ferramenta de comunicação pública. Goste-se ou não, é o que tem engajado.

Sete vidas

Reconheço: pode ser que eu tenha apertado demais no tom ao dizer que era “cópia escarrada”. A ideia tá aí, circulando, sendo adaptada, remixada. No fim, o que importa é se funciona. E, pelo visto, funcionou.

 

Segue o jogo

A comunicação pública vive o dilema de ser técnica, acessível e visual ao mesmo tempo. E os gatinhos ajudam a explicar o que antes ninguém lia, por incrível que pareça, garantem os sabichões. Só é bom alembrar: usar meme não garante genialidade, assim como criticar não é sinônimo de implicância. Segue o jogo. Com sete vidas e um pouco de bom senso.

Rolê sagrado na zona do Agá*

Era uma terça-feira abençoada, 13h17, sol rachando a moleira, quando Pai Atanásio, com sua túnica de tergal azul-celeste e sua inseparável bíblia plastificada (à prova de fake news), resolveu pegar a Mãe Jacira, uma senhorinha brava, de coque armado e sandália franciscana, pra dar um passeio de reconhecimento na intervenção divina (ou demoníaca?), na avenida Santa Catarina.

Calçadódromo celestial

Subiram na charrete elétrica “Xerém 3000”, equipada com alto-falante do Gideões e faixa de “Jesus te ama, mas Camboriú não tem Plano Diretor”, e partiram. Primeira parada: “Calçadódromo celestial”. – Jacira, onde termina a calçada e começa a garagem?, falou Atanásio. – Não sei, Atanásio. Aqui o poste da Celesc já nasceu no meio da ciclovia e a placa de “vende-se” virou paisagem. – E esse boneco de posto acenando pra gente?, lascou o véio. – Deve ser o secretário de Urbanismo tentando se comunicar em libras com o Ministério Público, vaticinou Mãe Jacira.

Ciclovia de Jeová: 30cm de fé

Logo na frente do Fonseca, Pai Atanásio freou bruscamente a charrete.

– Jacira, passamos ou esperamos o milagre? Com 50 cm de poste, 30 cm de ciclovia e um cachorro dormindo no meio-fio, só com as asas do Espírito Santo pra passar. Estacionamento celestial: 100 carros e nenhum cliente.

Na frente das garagens

São 10 lojas. Cada uma com 10 vendedores. Cada vendedor com um carro. Cada cliente com outro carro. Resumindo, Atanásio: é mais fácil Moisés abrir o mar Vermelho de novo do que encontrar vaga aqui.

Reflexão do dia: “Todo vendedor é um discípulo... do congestionamento”

A calçada virou vitrine de lojona de carangas. A rua virou pátio pros carros. E a ciclovia virou trilha de mountain bike espiritual. Camboriú, capital da pedrada, ex-do tiro ao vereador, atual do trânsito infernal.

Chamado final: MP, olhai por nós!

Se o MP pegou no pé do bochecha rosada na Atlântica, imagina quando der um rolê aqui. Vai parecer cabo Daciolo no Congresso, gritando “Glória a Deuxxxx” e pedindo intervenção na avenida Santa Catarina. E o Pai Atanásio mais perdido, que tenta entender onde começa a marginal e onde termina o bom senso.

*Zona do Agá, refere-se ao portal do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Cecea), onde são disponibilizadas informações sobre planos de proteção de aeródromos, helipontos e objetos projetados no espaço aéreo.

Proposta

O governo da Santa & bela Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), publicou na semana passada o edital para seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para administração do Hospital Regional Ruth Cardoso, na Dubai brasileira.

Melhor proposta

O objetivo é selecionar a melhor proposta técnica apresentada por OSC com foco em firmar uma parceria de interesse público e recíproco, que envolverá a transferência de recursos financeiros, conforme critérios estabelecidos.

Começou

A partir desta segunda-feira, se iniciou o processo de envio de propostas que se estende até 26 de agosto. A próxima etapa compreende a avaliação das propostas e o resultado preliminar deve ser divulgado em 9 de setembro.

 

Direcionamento?

Após os prazos legais, a expectativa é que a organização inicie a transição planejada em conjunto com Secretaria de Estado da Saúde e o município de Balneário Camboriú. Comentários nas redes sociais dão conta de que a entidade vencedora já seria conhecida antes mesmo do certame: Imas ou Fahece?


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha do cancelamento do Molhes in Vibe?

Ainda tenho esperança que o evento possa ser realizado este ano

Bem feito! Se incluíssem todas as categorias desde o início isso não aconteceria

Faltou mais planejamento e atenção para o evento

Uma pena! Quem perde é o surfe da região



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Diário do julgamento - Ato 8

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Brasil Paralelo usou documento falso para atacar Maria da Penha

ATAQUE

Brasil Paralelo usou documento falso para atacar Maria da Penha

“Meu corpo está fraco, não consigo mais”: jornalistas da AFP também passam fome em Gaza

GUERRA EM GAZA

“Meu corpo está fraco, não consigo mais”: jornalistas da AFP também passam fome em Gaza

Eduardo Bolsonaro e aliados tramaram sanção contra STF antes de tornozeleira em Jair

TRAMOIAS

Eduardo Bolsonaro e aliados tramaram sanção contra STF antes de tornozeleira em Jair

Crimes sexuais e silenciamento na aula de ioga

VIOLÊNCIA SEXUAL

Crimes sexuais e silenciamento na aula de ioga



Colunistas

Casas populares x apartamentos de luxo

Coluna Fato&Comentário

Casas populares x apartamentos de luxo

Agora é pra valer

Show de Bola

Agora é pra valer

Morango do amor

Charge do Dia

Morango do amor

Todos querem a INB

Coluna Esplanada

Todos querem a INB

Senadores apostam na pressão interna americana

Coluna Acontece SC

Senadores apostam na pressão interna americana




Blogs

Fabiano da Luz é eleito presidente do PT catarina

Blog do JC

Fabiano da Luz é eleito presidente do PT catarina

Benefícios naturais da argila  para sua pele

Blog da Ale Francoise

Benefícios naturais da argila para sua pele

Dolce Gabbana na terrinha

Blog da Jackie

Dolce Gabbana na terrinha






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.