JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Prefeito Tiago Baltt no Desembucha JC
(foto: divulgação)
O prefeito de Piçarras, Tiago Baltt (MDB), estará no Desembucha JC na quarta-feira, ao vivo, às 19h
Segue o baile
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Segue o baile
A prefeitona dos bairros da Dubai maravilha, a ex-musa da confusão Juju Pavan (PSD), segue discretamente fazendo mudanças e ajustes na estrutura de governo, conforme havia prometido há alguns meses.
Transição
Na última semana, o sabidão Leocádio Giacomello assumiu a superintendência de transição do Hospital Regional Ruth Cardoso, onde deverá ficar no mínimo até o final de 2026, quando será concluído na plenitude o processo de estadualização do hospital.
Sob nova direção
No lugar de Leocádio na secretaria de Compras e Patrimônio, a espevitada escolheu o jovem dr. José Neto, que exercia desde o início do mandato a função de subcontrolador geral da prefa. Neto de José Edeltrudes da Costa Ferreira foi secretário de estado da Fazenda do Rio Grande do Norte.
Experiência, juventude e formação
O novo mandachuva da pasta de Compras e Patrimônio da praia alagada, ops, alargada, reúne experiência, juventude e boa formação, acumulando passagens na Embratur e na secretaria de Turismo da Santa & frienta Catarina, na gestão de Evandro Neiva.
Mais mudanças
O pançudinho escriba entende que as mudanças no colegiado de Ju Pavan poderiam ser mais rápidas, pois enquanto alguns secretários não rendem o que a sociedade espera, quem vai seguir sangrando é..., justamente a prefeita.
Vão com Deus!
Em alguns casos, nem seria caso de exoneração, mas de fazer ajustes e encaixar os assessores em cargos em que sejam mais aptos para gerarem bons resultados. Já em outros, como no Meio Ambiente e na Saúde, parafraseando Roberta Miranda: quando forem, vão com Deus!
Vereador Teco (DC) no secretariado da prefeita Ju Pavan (PSD) de BC? (foto: divulgação)
Carta na manga
Além disso, a minha ex-musa da confusão ainda tem dois coringas para usar na troca de secretários. Acontece que Diogo Catafesta (que nome, hein?) acumula a titularidade de duas pastas (Fundação de Esportes e secretaria de Articulação), podendo abrir mão de uma.
Pode escolher
Fofoqueiros de plantão afirmam que o vereador Alessandro Teco (DC), o todo-poderoso líder do governo, pode escolher qualquer uma das duas que terá carta branca para atuar, pois detém a confiança da dama de ferro da city. Neste movimento, quem assumiria a vaga na casa do povo da city alagada, digo, alargada é justamente o atual secretário do Meio Ambiente, Nelson Tranca-Rua Oliveira.
E tem mais
O secretário Leandro Índio da Silva também acumula duas pastas, exercendo desde 1º de janeiro os cargos de secretário da Casa Civil e secretário de Governo, Inovação e Orçamento.
Catafesta lá
O cargo de secretário de governo poderia ser ocupado justamente por Diogo Catafesta, que nesta possibilidade teria de abrir mão da chefia da Fundação Municipal de Esportes para que a filhota do ex-tudo possa realizar mais avanços na composição política da base aliada.
“Nunca confunda conhecimento com sabedoria. Você pode ter um doutorado e, mesmo assim, ser um idiota” - Pai Atanásio
Desembucha JC
O prefeito da ex-capital do jet sky, Tiago Baltt (MDB), estará nos estúdios chiquetosos do DIARINHO na próxima quarta-feira, ao vivo, a partir das 19h, pra participar do Desembucha JC, e o leitor poderá acompanhar no YouTube: youtube.com/@DesembuchaJC e no Instagram: @jcdiarinho.
Se curvam
Uma tchurma saudosista que observa os passos dos vereadores da piramidal casa do povo pexêra anda reclamando de uma saudade que chega a doer, de edis que não se curvam (tão fácil) aos caprichos do governo da vez.
De joelhos
Citando os tempos áureos da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), do futebolista Níkolas Reis (PSD?) e do desassossegado e irrequieto Luiz Carlos Pissetti (PSD), os saudosistas apontam que hoje a câmara está de joelhos pro governo.
Sem explicar
Antes, quando matérias polêmicas como o subsídio ilimitado para o transporte coletivo ou a criação de cargos comissionados chegavam na piramidal, no mínimo boas explicações o governo precisava dar para os vereadores da base. Hoje, basta que o prefeito apareça em uma ou duas fotos com os vereadores colados na sacaria dele que tá tudo resolvido, sem qualquer explicação mais aprofundada.
A vereadora pexêra Liliane Fontenelle, a dra. Pix (PL), não pode ver o prefeito Robison Coelho (PL) que quer sair na foto... (foto: redes sociais)
Intrigados
E por falar em colados na sacaria, a tchurma saudosista de vereadores do passado tá intrigada com a presença constante da vereadora Liliane Fontenele (PL), a famosa dra. Pix, nas redes sociais do prefeito.
Usurpando as redes
É só o Robison (PL) botar o pé fora da prefeitura, ou melhor, até dentro da prefa pexêra se sair uma foto do prefeito pode procurar bem que a dra. pix aparece. Tem quem diga que é por causa do Xandão, que baniu ela das redes sociais próprias.
Não curto
Talvez esteja falando só por mim, mas não curto essa coisa de puxação de saco. E no fim, acho que a população sente isso e rejeita as excelências excelentíssimas que ficam só babando os ovos de quem tem poder.
Babação de ovo
Primeiro porque quando o prefeito não tinha a caneta na mão, não se via ninguém grudado no saco do Robison; depois, é certo que andam fazendo essa babação de ovo pra ganhar algo em troca. Cargos, será? No mínimo...
Posso apostar
Com o tanto que o prefeito anda trabalhando e sendo presente por aí, posso apostar que a dra. Pix e outros adeptos do puxa-saquismo político andam vendo mais o alcaide do que a própria cara-metade dele. É no Marcílio, é na Festa do Colono, é na visita à obra... Haja falta de ter o que fazer, hein? Já pensou se cada um trabalhasse pelos problemas da city em vez de ficar preso nessas agendas?
Gatinho é tendência
Sopraram nos ouvidos do Pai Atanásio, sempre atento às movimentações das redes sociais, que os gatinhos que apareceram por aqui não são exclusividade de Balneário Camboriú. A febre felina já circula por prefeituras, governos e até órgãos de controle. Itapema (PL) já usou.
Gatarada
A capital manezinha, Florianópolis (PSD), idem. Belo Horizonte (União Brasil) entrou sem medo. Se procurar bem, tem felino até em post de Ministério Público e governo do estado. A verdade é que os gatos romperam a bolha e viraram ferramenta de comunicação pública. Goste-se ou não, é o que tem engajado.
Sete vidas
Reconheço: pode ser que eu tenha apertado demais no tom ao dizer que era “cópia escarrada”. A ideia tá aí, circulando, sendo adaptada, remixada. No fim, o que importa é se funciona. E, pelo visto, funcionou.
Segue o jogo
A comunicação pública vive o dilema de ser técnica, acessível e visual ao mesmo tempo. E os gatinhos ajudam a explicar o que antes ninguém lia, por incrível que pareça, garantem os sabichões. Só é bom alembrar: usar meme não garante genialidade, assim como criticar não é sinônimo de implicância. Segue o jogo. Com sete vidas e um pouco de bom senso.
Rolê sagrado na zona do Agá*
Era uma terça-feira abençoada, 13h17, sol rachando a moleira, quando Pai Atanásio, com sua túnica de tergal azul-celeste e sua inseparável bíblia plastificada (à prova de fake news), resolveu pegar a Mãe Jacira, uma senhorinha brava, de coque armado e sandália franciscana, pra dar um passeio de reconhecimento na intervenção divina (ou demoníaca?), na avenida Santa Catarina.
Calçadódromo celestial
Subiram na charrete elétrica “Xerém 3000”, equipada com alto-falante do Gideões e faixa de “Jesus te ama, mas Camboriú não tem Plano Diretor”, e partiram. Primeira parada: “Calçadódromo celestial”. – Jacira, onde termina a calçada e começa a garagem?, falou Atanásio. – Não sei, Atanásio. Aqui o poste da Celesc já nasceu no meio da ciclovia e a placa de “vende-se” virou paisagem. – E esse boneco de posto acenando pra gente?, lascou o véio. – Deve ser o secretário de Urbanismo tentando se comunicar em libras com o Ministério Público, vaticinou Mãe Jacira.
Ciclovia de Jeová: 30cm de fé
Logo na frente do Fonseca, Pai Atanásio freou bruscamente a charrete.
– Jacira, passamos ou esperamos o milagre? Com 50 cm de poste, 30 cm de ciclovia e um cachorro dormindo no meio-fio, só com as asas do Espírito Santo pra passar. Estacionamento celestial: 100 carros e nenhum cliente.
Na frente das garagens
São 10 lojas. Cada uma com 10 vendedores. Cada vendedor com um carro. Cada cliente com outro carro. Resumindo, Atanásio: é mais fácil Moisés abrir o mar Vermelho de novo do que encontrar vaga aqui.
Reflexão do dia: “Todo vendedor é um discípulo... do congestionamento”
A calçada virou vitrine de lojona de carangas. A rua virou pátio pros carros. E a ciclovia virou trilha de mountain bike espiritual. Camboriú, capital da pedrada, ex-do tiro ao vereador, atual do trânsito infernal.
Chamado final: MP, olhai por nós!
Se o MP pegou no pé do bochecha rosada na Atlântica, imagina quando der um rolê aqui. Vai parecer cabo Daciolo no Congresso, gritando “Glória a Deuxxxx” e pedindo intervenção na avenida Santa Catarina. E o Pai Atanásio mais perdido, que tenta entender onde começa a marginal e onde termina o bom senso.
*Zona do Agá, refere-se ao portal do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Cecea), onde são disponibilizadas informações sobre planos de proteção de aeródromos, helipontos e objetos projetados no espaço aéreo.
Proposta
O governo da Santa & bela Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), publicou na semana passada o edital para seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para administração do Hospital Regional Ruth Cardoso, na Dubai brasileira.
Melhor proposta
O objetivo é selecionar a melhor proposta técnica apresentada por OSC com foco em firmar uma parceria de interesse público e recíproco, que envolverá a transferência de recursos financeiros, conforme critérios estabelecidos.
Começou
A partir desta segunda-feira, se iniciou o processo de envio de propostas que se estende até 26 de agosto. A próxima etapa compreende a avaliação das propostas e o resultado preliminar deve ser divulgado em 9 de setembro.
Direcionamento?
Após os prazos legais, a expectativa é que a organização inicie a transição planejada em conjunto com Secretaria de Estado da Saúde e o município de Balneário Camboriú. Comentários nas redes sociais dão conta de que a entidade vencedora já seria conhecida antes mesmo do certame: Imas ou Fahece?
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.