Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Diz aí, Leandro Índio


Diz aí, Leandro Índio
(foto: divulgação)

O chefe de gabinete e secretário de Governo de BC, Leandro Índio, participou do “Diz aí!” do DIARINHO

 

O grande apagador

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

O grande apagador

O prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), tem uma boa oportunidade a partir desse mês de junho: aproveitar o grande apagador de cagadas, que são as comemorações dos 165 anos do município, para dar um novo impulso ao seu governo corrigindo falhas de percurso observadas até aqui. Falhas não do prefeito, diga-se de passagem, mas dos que o cercam.

 

Conselho de sábios

A título de sugestão, daria a seguinte ao prefeito Robison: promover um conselho de sábios da política itajaiense – que são poucos, mas que estão por aí, fora das lides, mas com experiência de sobra – para dar uma reavaliada no governo e corrigir o rumo. Por exemplo: quem manda? Ora, quem manda é o prefeito. Mais ninguém. Esse é o bê-a-bá da política. Ou não?

Cachorro com dois donos morre de fome

O fato é que, por conta de acordos pré-eleitorais ou de má gestão política, tem gente demais dando pitaco no governo Robison e gente mandando mais do que o prefeito. Isso não sou eu que digo: isso corre à boca miúda em Itajaí. E Robison tem aí o principal obstáculo a ultrapassar e, agora, aproveitando o grande apagador de passado (os festejos dos 165 anos), resolver.

Purexemplo

A compartimentação de governo promovida por Anna Carolina – que faminta e insaciável quer abocanhar quatro secretarias importantes das quais não entende nada –, é um claro sinal de que dali só vai sair m...

Fundamentais

Esporte, Turismo, Cultura e Acervo Histórico são coisas fundamentais para uma cidade como Itajaí, que tem história e tradição nesses setores. Botar isso tudo na mão da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina? Não, né? Só por Deus!

Papai sabe-tudo

O mesmo a dizer dos superpoderes do vice-prefeito, o papai sabe-tudo Rubens Angioletti, que apita na Educação, na Saúde, na Agricultura, e dá pitaco em tudo, sem entender nada de pissirica nenhuma. Muito menos a Janja do Rubens, sua esposa, que manda nele, dizem as más línguas. Então, pior que o Rubens (que não sabe nada) mandar, é a Janja mandar (que sabe menos ainda). Ou não?

O coração das trevas

Isso sem falar no coração do governo, que é a chefia de gabinete do prefeito, geralmente atrelada à Comunicação. Ali há duas figuras que são absolutamente inexperientes nas funções que ocupam. Digo isso sem querer causar embaraços. Esperar o que de um chefe de gabinete que sai dando carteiraço e caneladas em jogo de futebol?

 

Senador turco-careca Esperidião Amin (PP) defende que portadores de diabetes tipo 1 sejam reconhecidos como pessoas com deficiência (foto: divulgação)
Senador turco-careca Esperidião Amin (PP) defende que portadores de diabetes tipo 1 sejam reconhecidos como pessoas com deficiência (foto: divulgação)

 

 

A volta do beijoqueiro

E esperar o que de um secretário de Comunicação que, além de inexperiente, se acha, tem passado de famosinho e que agora – não estou inventando, vide vídeo publicado nas redes – virou dançarino e beijoqueiro... Não, né gente? Me abana!

O tempo voa

Acho que seis meses é tempo suficiente para ver o que funciona e o que não funciona. E Robison já teve esse tempo e exemplos de sobra do que não funciona. Agora ele tem que agir. Fica aqui a sugestão deste humilde escriba, que já viu muitos governos e que sabe que o tempo voa, governo passa rápido. Ou você muda o que não dá certo ou o que não dá certo inviabiliza você. Tempo de acordar.

Julho vem aí

Acabado o mês de aniversário de Itajaí, vem aí o mês de aniversário da Dubai brasileira, Balneário Camboriú, em julho. Tudo o que na teoria aconselhei aqui na coluna para o prefeito Robison serve para a prefeitona dos bairros, Juliana Pavan – só que com outros nomes e outras situações, é óbvio. Mas é tudo muito parecido.

O apagador dois

Então, Juliana que também aproveite o apagador de cagadas que vem pela frente, que são os festejos de aniversário da cidade, para corrigir o que deu errado até aqui em seu governo. Segundo corre extraoficialmente, a prefeitona dos bairros está se aligeirando. Dizem as más línguas que a reforma de secretariado vem em julho, junto com o aniversário. Resta ver se é vero. Ai qui dor!!!

 

“As atitudes das pessoas são o melhor remédio pra fazer a gente parar de gostar delas” - Pai Atanásio

 

Luizinho Américo

O prefeito de Penha, Luizinho Américo (PL), participa nesta quarta-feira do Desembucha JC, a partir das 19h, ao vivo. O programa pode ser acompanhado através do canal: youtube.com/@DesembuchaJC e no Instagram: @jcdiarinho.

Insustentável

A permanência da secretária de Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí, a Flavia Sem Ação, digo, Sehn, estaria insustentável, segundo fontes governistas. A incompetência de sua gestão estaria virando uma unanimidade.

Todo mundo tem que segurar

Além disso, falam estas fontes, não tem uma missão que foi dada pra bagrona da Agricultura, que a Obras, Cultura, Turismo e gabinete não tiveram que tomar pra si a responsabilidade para ser concretizada. Sabe-se que o cargo é do papai sabe-tudo, ops, Robin, digo, vice-prefeito Rubens Angioletti (PL), mas que passada a Festa do Colono a guria dança.

Garantida?

Será que dança, mesmo? Apesar de que todas as secretarias que foram indicação do Angioletti estarem meia-boca, a secretária de Agricultura teria a garantia do vice pra, na eleição de 2026, pedinchar votos pra ele no interior. Daí...

Vaidoso

Além disso, as mesmas fontes contam que o mesmo papelão que o Rubens Angioletti fez pra falar na cerimônia da piramidal, mesmo não estando no protocolo do evento, teria feito no enforcamento, digo, casamento coletivo. Exigiu a fala. O homem é vaidoso...

 

Enquanto isso... (charge: Pirão d’água)
Enquanto isso... (charge: Pirão d’água)

 

 

Assumir

Aliás, fala-se que o vice-prefeito Rubens Anjoletti, ops, Angioletti, estaria indo fiscalizar as placas de inauguração pra ver se o seu nome tá lá, entre os bagrões do governo. Tá com tempo, hein? Óia, a minha humilde opinião é que o vice assumisse um cargo, porque aí, sim, teria que mostrar competência e trabalho. E num é?

Aparecer

O vereador Bruno da Saúde (MDB), que antes se fazia de oposição ao governo RR e agora faz juras de amor eterno, segundo os linguarudos de plantão, praticamente “obrigou” a organização do corte do bolo dos 165 anos da city pexêra pra aparecer na foto. Pracabá!

Aparecidos

Outros dois vereadores governistas que não podem ver um evento, que querem “aparecer” na foto, são a Liliane Fontenele, a dra. Pix (PL) e o serelepe Cris Klaus Fischer (PRD). Os linguarudos de plantão (arreda, raça de infelizes!) lascam que a dupla exige participar, aparecer na foto e falar. Eitcha!

Lá e aqui...

A segunda maior festa da cerveja no mundo, a Oktoberfest da galega Blumenau, já está divulgando os valores de ingressos, entre outros. Já aqui, na city pexêra, não se sabe nadicadenada da Marejada. Por que será?

João Omar Macagnan

A lei ainda não foi votada na piramidal, mas deve ser encaminhada pela prefa: o nome de João Omar Macagnan pra ponte que liga os bairros São Judas e Cidade Nova. A obra deve ser inaugurada, oficialmente, na manhã desta quarta-feira. Merecida a homenagem.

Diabetes tipo 1

O senador turco-careca Esperidião Amin (PP) condenou o veto integral do presidente Lula da Silva (PT) ao projeto de lei que equipara, para efeitos legais, o diabetes mellitus tipo 1 a uma deficiência (PL 2687/22). Nesta terça-feira, durante sessão do Congresso Nacional, Amin cobrou o líder do governo, senador Randolfe Rodrigues, para que este veto fosse apreciado.

Lamentou

“Eu lamento que o governo ainda não tenha elementos para se manifestar sobre o nosso recurso ao veto do projeto de lei que vai ao encontro dos portadores do diabetes 1, especialmente as crianças”, descascou o turco.

Desinformação

“Tenho recebido com frequência apelos veementes. Gostaria até que nós votássemos, mesmo afrontando acordos, que nós votássemos esse veto hoje para derrubar e para livrar o governo desta culpa. Hoje, alegando desinformação, o governo nega um direito aos mais frágeis alegando que não tem informação sobre o impacto, que pelo que sei, já é mensurado na nota técnica”, desabafou Esperidião.

Garantiu

Logo após sua manifestação, o senador Randolfe Rodrigues (PT) garantiu que em 30 dias o próprio governo apresentará uma proposta. Inclusive, disse direcionado ao presidente Davi Alcolumbre (UB), que esse veto fosse apreciado na próxima sessão do Congresso. Amin comemorou, mesmo que não tenha sido a melhor resposta.

Acordo público

“Acabamos de fechar acordo público com o governo, no plenário do Congresso. O assunto vai ser proposto pelo próprio governo dentro de 30 dias. Compromissos deste tipo são cumpridos! Creio que foi razoável. Vamos vigiar e cobrar!”, disse Amin.

Mesmos direitos

Se a lei fosse sancionada, pessoas afetadas pela doença passariam a ter os mesmos direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, como atendimento prioritário, reserva de vagas em programas habitacionais e recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Avaliadas

Com o projeto, vetado por Lula, as pessoas com diabetes tipo 1 passariam a ser avaliadas por equipes multiprofissionais, seguindo critérios biopsicossociais da mesma forma que ocorre para pessoas com deficiência no Brasil, conforme estabelecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da regulamentação dos ciclomotores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil

8 DE JANEIRO

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil



Colunistas

Amigos ou colegas de trabalho?

Mundo Corporativo

Amigos ou colegas de trabalho?

O sucessor do reitor Sabiá

JotaCê

O sucessor do reitor Sabiá

Rodar a baiana

Casos e ocasos

Rodar a baiana

Niver da Olive

Jackie Rosa

Niver da Olive

Nas águas da Amazônia

Via Streaming

Nas águas da Amazônia




Blogs

Anna lá?

Blog do JC

Anna lá?

Saúde no prato

Blog da Ale Françoise

Saúde no prato






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.