JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Novo diretor no hospital
(foto: divulgação)
O novo diretor técnico do Ruth Cardoso, o médico André Vicente de Aquino, pode ser o futuro diretor-geral do hospital. Ou não?
Missão USA
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Missão USA
A comitiva do governo catarinense liderada pelo governador little Jorginho Melo (PL) e pelo secretário de relações internacionais da Santa & Bela Catarina, o Paulinho Bornhausen (PSD), foi sucesso absoluto.
SC day
Além de participar da Brazilian Week, evento que conecta investidores gringos a nacionais, e participar de painéis com uma pá de gente importante, o evento SC Day promovido pelo governo do estado estava lotadaço.
Oportunidade
Foi nesse contexto que o presidente do CIM-Amfri, o prefeito Robison Coelho (PL) e o presidente da Itajaí Participações, Níkolas Reis, apresentaram as principais oportunidades de negócios, PPPs e concessões à disposição na cidade.
Ocean Race
Foi durante a viagem também que Robison confirmou com o governador Jorginho Mello o apoio a mais duas edições da regatona Ocean Race, 2027 e 2031, garantindo Itajaí no calendário náutico mundial.
Governador little Jorginho Melo (PL) ficou tão faceiro com o sucesso da reunião com o Banco Mundial que arriscou um passeio de zica elétrica em frente à casa do Trump, ops, Casa Branca, nos EUA (foto: divulgação)
Dois coelhos
Coelho, portanto, matou dois coelhos com uma cajadada só. Em vídeo com o governador Jorginho, comprometeu o mandatário-mor da Santa & Bela Catarina e deixou o setor náutico de Itajaí feliz da vida.
Banco Mundial
Mas a cereja do bolo parece mesmo ter sido a reunião de um dia inteiro com o Banco Mundial, onde vários projetos foram tratados, alguns já em andamento e outros por fazer.
Cheias
Chamou atenção, por exemplo, o financiamento em adiantada fase para obras estruturantes de mitigação dos efeitos de cheias e enchentes, incluindo barragens e dragagens em rios da região e na própria city peixeira.
Túnel
Outro avanço importante foi quanto ao túnel Itajaí/Navegantes e todo o Promobis. Robison se comprometeu que não vai ter politicagem no projeto, e que o dever de casa até agora foi bem feito, e recebeu elogios do banco, que espera que as coisas sejam assim mesmo.
Missão 2
E, por escrevinhar sobre isso, já nessa segunda-feira é o bancão Mundial que vem para Itajaí e será recebido no Centro Regional de Inovação, o Elume, pelo futebolista Níkolas Reis e pelo prefeito Robison.
Grupo anti-vacina em crianças, na Leléia, conquista apoio dos deputados do PL, sargento Lima e Jessé Lopes, e quer audiência pública. Absurdo!!! (foto: divulgação)
Técnica
Mas a visita vai ser técnica também e o staff do banco deve visitar os futuros canteiros de obras, além de definir com a unidade técnica do projeto uma série de questões de engenharia, traçados e etc.
Amizade
Foi certamente a proximidade de Robison com o governador Jorginho e do Níkolas com o chanceler Paulinho que garantiu a participação da city pexêra nessa comitiva internacional e, ao que parece, valeu a pena.
Grande
A verdade é que (nesse aspecto, pelo menos) os governos anteriores se apequenaram e não foram atrás dos recursos para obras estratégicas pro futuro de Itajaí. O governo Robison, nesse ponto, começou muito bem. A região precisa mesmo de liderança.
“Talvez eu seja enganado inúmeras vezes... Mas não deixarei de acreditar que, em algum lugar, alguém merece minha confiança” - Aristóteles
Mas…
A coluna vai acompanhar tim-tim por tim-tim dessa visita dos bagrões do Banco do tio Sam em terras pexêras, porque não se pode brincar com o sonho de uma região inteira. Agora que começou, temos que cobrar para continuar, ter meio e fim!
Pau roncou
O pau roncou na Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí. O vereador das capivaras, Vanderlei Dalmolin (MDB), marcou presença na pasta por volta das 7h da matina e o clima ferveu entre ele e a secretária Flavia Sehn Ação. Foi o resultado da fala do parlamentar na sessão de quinta-feira, que disse que ia passar 30 dias na secretaria, denunciar no MP e “ela ia ver com quantos paus se faz uma canoa!” Credo!
A deputada federal Ana Paula Lima (PT) visitou a prefeitona dos bairros, Ju Pavan (PSD) (foto: divulgação)
Chamar a polícia
O vereador exigiu ver documentos, contratos, pontos e a bagrona ligou pra advogado, procurador e etc. Os linguarudos de plantão contam que Dalmolin tava com o tinhoso no corpo e ameaçou chamar a polícia.
Por enquanto
Lógico que não é bem assim que a coisa anda. O vereador tem que seguir os trâmites, fazer requerimento. O furdunço foi feio, mas aparentemente, no final, tudo teria se apaziguado e os ânimos exaltados foram acalmados, por enquanto...
Convivência respeitosa
Na manhã desta sexta-feira, a dama de ferro Juju Pavan (PSD) recebeu em seu gabinete na prefa restaurada da Dubai city, a visita institucional da deputada federal Ana Paula Lima (PT), que deu um rasante na maravilha do Atlântico para colocar o governo federal à disposição da prefeitona dos bairros.
O prefeito de Navega, Liba top, ops, Liba Fronza (PSD), colocou o próprio nome e o da city em evidência nacional (foto: divulgação)
Foco na área da saúde
A reunião serviu para a espevitada solicitar ajuda e intervenção para que o Ministério da Saúde credencie mais especialidades junto ao Hospital Ruth Cardoso, pois atualmente só estão habilitados os procedimentos/serviços de laqueadura, vasectomia, UTI adulto, UTI neonatal e cirurgias por vídeo.
Aumento do teto MAC
Além disto, a esposa do Deciolino Lima se comprometeu a buscar também o aumento do teto MAC, limite financeiro estabelecido pelo governo federal para cobrir os gastos com serviços de saúde de média e alta complexidade nas unidades de saúde do SUS.
Ana Paula veio acompanhada
Junto com a influente integrante da bancada federal na Câmara dos Deputados, também deram o ar da graça a ex-vereadora professora Marisa Zanoni, candidata a prefeita nas últimas eleições pelo Partido dos Trabalhadores e o vereador e pré-candidato a deputado Dudu Zanatta.
O intrépido e destemido Pai Atanásio esteve em Camboriú pra bispar sobre os meandros da terra da pedrada (charge: Pirão d’água)
Digno e republicano
O trio, que não logrou êxito nas tentativas de ajudar a cidade na gestão do muso das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (ainda no PL), agora encontram no terceiro andar da prefeitura um tratamento digno e republicano.
Já ajudaram na largada
No forte temporal de 16 de janeiro deste ano, Zanatta buscou apoio de Ana Paula Lima, que recebeu as demandas oficiais de Juliana Pavan para conquistar apoio financeiro na limpeza e recuperação das áreas afetadas. A Defesa Civil Nacional mandou quase R$ 1 milhão em recursos e equipe técnica para auxiliar a prefa da praia alagada, ops, alargada.
Bandeira política
Assim como tem se pautado na relação com o governo do estado, capitaneado pelo little Jorge (PL), a filhota do ex-tudo governa com a cabeça e não com o fígado. Esse perfil de responsabilidade e de colocar as demandas do povo acima de brigas políticas vem diferenciando Juju Pavan de seu antecessor, mostrando maturidade e elevado espírito público. Tá de parabéns a bonitona!
Com tudo!
O prefeito de Navega, Liba top, ops, Liba Fronza, colocou o próprio nome e o da city em evidência nacional. Ele foi um dos 50 primeiros prefeitos do Brasil a aderir ao programa “Meu município pelos ODS”, que oficializa o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Chique, né?
Visão 2030
Liba recebeu o diploma da Comissão Nacional dos ODS. Mais que um papéli bonito, é sinal de que ele tá pensando no futuro, aquele que ninguém vê, mas todo mundo quer viver. Isso coloca Navegantes na crista da onda verde e, claro, rendeu elogios federais ao alcaide.
Repercussão
Não deu nem tempo de terminar o aperto de mãos, Liba Fronza já estava nas redes sociais da secretaria-geral da República. Além de um dos primeiros no país, foi o primeiro prefeito da foz do Itajaí (a nossa querida Amfri) a embarcar no programa. Por estas bandas da Santa & Bela Catarina, só Navega city, a nossa capital manezinha Floripa e Gravatal aderiram ao pacto.
Tranquilidade
No meio da administração pública, se enveredar pelos caminhos da sustentabilidade não é fácil. Instituições e especialistas do setor (que alguns chamam de ecochatos) ficam em cima pra saber se o treco é levado a sério mesmo. Mas para o prefeito de Navegantes tá tranquilo, uma vez que as pautas de desenvolvimento sustentável fizeram parte de todo seu plano de governo.
Futuro
Além disso, é fato que obras visíveis e de curto prazo, como reformas e asfalto, são mais atrativas aos gestores, especialmente no primeiro ano do atual mandato. Mais um sinal de que Liba tá em busca de desenvolvimento econômico, mas sem falhar com o compromisso com as próximas gerações.
Vacinas
Após reunião fracassada ocorrida em fevereiro deste ano na Leléia, o mesmo grupo que defende a não obrigatoriedade da vacina em crianças volta à carga. Conquistaram apoio dos deputados Jessé Lopes e Sargento Lima, ambos do PL, para que um pedido de audiência pública fosse feito junto à Comissão de Direitos Humanos e Família, presidida pelo novato deputado Júnior Cardoso (PRD).
Ignorado
Curiosamente, o colegiado de Saúde do parlamento foi ignorado pelos deputados proponentes, talvez por este ser presidido pelo petista Neodi Saretta. Uma rápida olhada nos membros da comissão na qual foi protocolado o pedido da Audiência Pública Anti-Vacina, compreende-se que há boa chance de o requerimento ser aprovado.
Pico de lotação
A retomada do tema coincide com o pico de lotação das emergências dos hospitais e unidades de saúde da Santa & Sofrida Catarina – públicas e privadas –, provocadas principalmente por problemas respiratórios nos períodos mais frios.
Decreto de emergência
Em Florianópolis, com decreto de emergência assinado em 1º de maio pelo prefeito Topázio Neto (PSD) e aqui em Itajaí, o prefeito Robison Coelho (PL) não titubeou e assinou também um decreto de emergência. Sendo que, infelizmente, no estado nem 30% da população foi vacinada contra a gripe. Vacina salva vidas!!!
A charrete, os postes e o Espírito Santo
Naquela manhã de sol com cheiro de sereno e café preto, Pai Atanásio montou em sua zica elétrica, ajeitou o chapéu de palha e num impulso místico que só os velhos sábios têm, decidiu dar um pulo em Camboriú. Dizem que foi o Espírito Santo que soprou no ouvido. Ou foi a curiosidade mesmo.
Amarelo Luzia
Logo na entrada, o véio Atanásio quase tropeça com a bicicleta elétrica ao ver os postes (sim, os postes!) todos pintadinhos de amarelo Luzia, aquela cor inconfundível que fazia lembrar os tempos em que a então prefeita, carinhosamente chamada de mãe, deixava sua marca até no concreto. Montesquieu mandou um abraço e o cavalo bufou nostálgico.
Queixo caído
Seguindo seu caminho, Atanásio chegou à casa do povo, onde pretendia apenas dar um alô, mas saiu de lá com a língua seca e o queixo no chão. Uma moção de repúdio contra o coronel Pavan? Por falas sobre os Gideões? Ora, vejam só.
Quase passou
Mas o que deixou o véio ainda mais desconcertado foi que a tal moção quase passou. Rejeitada, é verdade, mas por pouco. A oposição — que vive dizendo ser maioria absoluta, consolidada, firmada na rocha – não conseguiu fazer passar nem um texto de indignação simbólica.
Por quê?
Pai Atanásio deu meia-volta sem cerimônia, nem quis sentar. Na viagem de volta, o silêncio só era quebrado pelo trotar dos pneus da zica nos buracos do asfalto e os cálculos mentais do velho: “Ué, se tem maioria, por que não passou?”
Vota e anula
O véio resmungão riu sozinho. Talvez tenha sido o Espírito Santo ou talvez o medo de contrariar o coronel Leonel. Vai saber. Chegando em casa, com o sol já se escondendo atrás da serra e a chaleira começando a apitar, Atanásio filosofou: “Na igreja, quem manda é o pastor. Na calçada, é a prefeitura. E que me perdoem os crentes e os descrentes, mas às vezes até o Espírito Santo vota”. E, pelo jeito, anula.
Sensacionalismo
O “guri do povo”, o Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD), tem mostrado, na prática, ser mais “guri” do que qualquer outra coisa. Suas declarações recentes sobre as contratações da saúde de Itajaí demonstram desconhecimento técnico ou, pior ainda, má fé ao tentar transformar uma situação complexa em palanque para sensacionalismo barato.
Transparente
Hoje, a saúde pública da city pexêra conta com aproximadamente 450 profissionais terceirizados. O contrato que garantia a presença desses trabalhadores venceu no início de janeiro. O que foi feito? Um processo de concorrência pública, transparente, com participação de nove empresas, ainda no primeiro mês do ano.
Parava
Ou seja, ou se fazia a concorrência de forma célere, pra garantir a continuidade dos serviços essenciais ou a saúde pública simplesmente parava. Estávamos diante de uma escolha emergencial: agir com responsabilidade ou comprometer o atendimento à população.
Maturidade e propostas
Falar em “licitação em 15 dias” é ignorar, de forma irresponsável, a realidade administrativa e os limites legais e operacionais do setor público. A crítica que tenta criminalizar a gestão diante de uma medida absolutamente necessária revela que Osmar, infelizmente, ainda não demonstra a maturidade exigida pra exercer o cargo de prefeito. E para deputado estadual? Vai buscar uma vaga com maturidade e propostas ou vai insistir no velho jogo do sensacionalismo?
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.