Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Carga a granel não!


Carga a granel não!
(FOTOS: Divulgação)

O presidente do Conselho das Entidades de Itajaí, Beto Ferrari, e o Eclésio Silva fizeram uma visita ao JC pra se manifestar contrários à movimentação de carga a granel no Porto de Itajaí

 

Carga a granel

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Carga a granel

A coluna Jotacê desta segunda informava que existem tratativas pra que o Porto de Itajaí faça a movimentação de fertilizantes a granel no terminal. E a movimentação neste sentido estaria sendo feita através do operador portuário ZPort Itajaí Operações Portuárias Ltda.

 

Estrutura

Informações dão conta de que – à revelia da superintendência do Porto de Itajaí e com a anuência do Porto de Santos – estariam montando uma estrutura no terminal pra que se possa operar com esse tipo de carga.

Bateu de frente

Na semana passada, a Guarda do Porto de Itajaí chegou a bater de frente com a Guarda do Porto de Santos, que foi pra cima pra dar “guarida e segurança” pra que as instalações da empresa fossem estabelecidas dentro do terminal.

JBS é contra

A empresa JBS, que é arrendatária de áreas no Porto de Itajaí, em requerimento encaminhado à Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq) demonstrou sua preocupação com a empresa ZPort Itajaí Operações Portuárias e a possibilidade da movimentação de carga a granel, no tocante a fertilizantes. O que pode prejudicar todo o trabalho portuário.

Conselho de Entidades

Essa preocupação fez com que o presidente do Conselho de Entidades que representa 17 associações de classe na city pexêra, Beto Ferrari e o Eclésio Silva visitassem o JC, relembrando de que no dia da posse do superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama, manifestaram essa preocupação.

Preocupação

Na oportunidade, o Conselho entregou um ofício que foi encaminhado também para os senadores, deputados federais, estaduais, vereadores e ao prefeito Robison Coelho (PL), demonstrando a preocupação com a possibilidade de movimentação de granel sólido, como fertilizantes, soja, ureia, entre outros.

Bomba-relógio

A informação de que equipamentos chegaram no porto pra proporcionar a movimentação de carga a granel, principalmente fertilizantes que, já explanei aqui, podem transformar o Porto de Itajaí numa bomba-relógio, é algo que “acende um sinal de alerta no Conselho”, afirma Beto Ferrari.

Se manifestarem

“O Conselho entende que o executivo e o legislativo precisam se posicionar, oficialmente, sobre o tema”, fala Beto. O Eclésio, que já foi citado pra ser superintendente do porto e ocupar um cargo no terminal, também pondera que é uma temeridade deixar de ocupar espaço com o que é do nosso “métier”, que é a movimentação de contêineres, pra algo que traz preocupação, sujeira e tira espaço de uma carga muito mais importante. Pondera que poderia ser nos terminais a montante, se for o caso, e o governo do estado colaborar na dragagem pra que isso seja possível.

 

Os conselheiros tutelares de BC, Cristiane Amorim (presidente do conselho), Lico Passos e o motorista da instituição fizeram uma visita de cortesia ao JC
Os conselheiros tutelares de BC, Cristiane Amorim (presidente do conselho), Lico Passos e o motorista da instituição fizeram uma visita de cortesia ao JC

 

 

Diz aí!

O vereador de Itajaí Beto Cunha (Republicanos), presidente da Comissão do Complexo Portuário de Itajaí, participa do “Diz aí!” do DIARINHO nesta quarta-feira, a partir das 13h. Beto tem se mostrado contrário à movimentação de carga a granel ou de fertilizantes no porto da cidade.

Contra

O superintendente do Porto de Itajaí, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama, é contra essa movimentação e o que mais precisa é do apoio de todos, independentemente de bandeiras ideológicas ou partidárias. O Porto é de Itajaí; continua sendo de Itajaí!

Urgente!

Estava finalizando a coluna, quando chega informação de que a Antaq, através do diretor-geral substituto, Caio Farias, recebeu o requerimento da arrendatária JBS Terminais e mandou suspender qualquer autorização ou tratativa de carga geral a granel no Porto de Itajaí.

 

“Que tempos são estes, em que é necessário defender o óbvio?” - Bertolt Brecht

 

Agência de turismo?

Já tem gente estranhando o tanto de secretários municipais viajando por esse mundão afora. A tchurma do RH da prefa pexêra não tá dando conta de empenhar diárias pra bagrões estrelados do governo da dupla RR. E olha que o homem mais honesto desse mundo todinho, o vice-prefeito Rubens Angioletti (PL), sempre tocou o pau em agentes públicos que pegavam diárias além do que iam gastar.

Miami beach

Pois não é que para participar de uma feira de cruzeiros, o secretário de Turismo Ronaldo Jansson Jr. e um diretor da pasta gastaram 30 contos em diárias? E olha o detalhe, a feira em Miami foi realizada em quatro dias, mas os dois bons da boca pediram e ganharam sete diárias. Será que precisavam de mais de dois mil reais por dia, cada um, para sobreviver na gringa? Um abuso, né Rubens?

Caladinho

Aliás, Rubens anda caladinho, caladinho. Desde que abandonou o prefeito na discussão do triênio dos professores parece que perdeu a língua. Falando nisso, o prefeito, que teria direito a diárias em seus deslocamentos, até o momento não pediu nem um centavo, segundo dados do Portal da Transparência. Rubens, na primeira volta na esquina já pegou diárias e, acreditem, em valores bem acima do necessário pra sobreviver fora de casa.

 

O secretário de Desenvolvimento Urbano da city pexêra, o João Paulo Kowalsky, botou fotos nas redes sociais turistando na Zoropa
O secretário de Desenvolvimento Urbano da city pexêra, o João Paulo Kowalsky, botou fotos nas redes sociais turistando na Zoropa

 

 

O que falaria?

E o que será que Rubens falaria do secretário de Desenvolvimento Urbano da city, o João Paulo Kowalsky, que até pouco tempo usava nas suas redes sociais uma foto de apoio ao barbudinho Volnei Morastoni (MDB) em sua reeleição de 2020? O moço foi pra Espanha passear numa feira voltada à construção civil, quase nada sobre cidades ou seu desenvolvimento e quase tudo sobre o trabalho privado do secretário.

Quer saber mais?

Se o papai sabe-tudo não sabe dos detalhes das diárias do secretário de Desenvolvimento Urbano, uma raça de fiscais do Portal da Transparência anda pedindo pra avisar ao galego que a feira na Espanha tinha apenas três dias, mas João Paulo pediu e também ganhou diárias para oito dias na Europa. Anota aí Rubens, foram R$ 16.861,06, mais uma vez, mais de dois mil reais por dia!

Quer saber mais ainda?

Ensandecidos com tanto descaso com o dinheiro público, os fiscais da transparência também sugerem que o galego olhe as redes sociais do secretário, que postou fotos turistando pela Europa com o dinheiro suado do povo de Itajaí. Nada mais óbvio, já que o moço recebeu para estar na Europa de 21 a 29 de abril, mas o seu evento era apenas de 23 a 25 de abril. Sobra tempo e dinheiro pra passear à vontade, né?

Conselho Tutelar de BC

A presidente do Conselho Tutelar da Maravilha do Atlântico, Cristiane Amorim, acompanhada do também conselheiro Lico Passos e do motorista Luiz Antônio de Souza, fizeram uma visita de cortesia ao socadinho escriba. Na visita, relataram sobre o trabalho desenvolvido. Por exemplo, no primeiro trimestre deste ano foram feitos 882 atendimentos.

Conflitos familiares

O número é preocupante por conta de que em todo o ano de 2024 foram aproximadamente 3 mil atendimentos. A maior parte das denúncias se refere a conflitos familiares e infrequência e evasão escolar. O Conselho atende toda a cidade, mas os principais bairros das famílias atendidas são o centro, Nações e Munícipios.

Ampliar atendimento

Já na região central, sul e norte, o atendimento no geral é mais voltado a questões envolvendo adolescentes do que crianças. É preciso ampliar o atendimento público nas demandas geradas. O Conselho atende as famílias e faz os encaminhamentos ao serviço público. A ampliação do atendimento psicológico, por exemplo, é importante.

Segundo Conselho

Com apenas cinco conselheiros pra atender toda Balneário Camboriú, se vê a necessidade de fortalecimento do atendimento público e a luta pra criação de um segundo Conselho Tutelar na cidade. A prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), sinalizou que está atenta a essa necessidade. Oxalá aconteça!

Na região sul

O segundo Conselho Tutelar deveria ser constituído e localizado na região sul da cidade, o que facilitaria o acesso aos moradores da região. Por fim, é importante agradecer a visita dos conselheiros, enaltecer a importância do trabalho e reforçar que existe demanda e necessidade de uma maior atenção.

Atualização da lei

A atualização da lei que rege o Conselho Tutelar em BC também é algo imprescindível. A normativa precisa ter uma repaginada e que o Conselho passe a ser ligado diretamente ao Gabinete do prefeito, como já acontece numa gama de municípios brasileiros. Espero que a prefeita encaminhe ao legislativo e que os vereadores se atentem.

Atendimento

O atendimento do Conselho Tutelar de Balneário Camboriú é das 8h às 18h, sem fechar para almoço, e fica na rua 902, nº 566. Sendo que todos os dias ficam de sobreaviso 24 horas. Os telefones de contato são: (47) 98883-7585 telefone sobreaviso 24h para denúncias urgentes, e o (47) 99982-1743 telefone administrativo da sede.

Bem empregado

A vereadora Hilda Deola (PDT) passou um zapzap pra este pançudinho escriba, garantindo que seu irmão tá bem empregado na iniciativa privada, depois de ter que desmamar do cargo que tinha no Salmasa, ops, Semasa, durante o governo passado.

Fogo amigo

A cultural garante que não passa de fogo amigo a informação de que teria pedido ao prefeito Robison Coelho (PL) uma nova teta pro irmão, em troca de suavizar sua postura oposicionista. Óia, se tem fogo amigo nisso, quem será que dentro do PDT estaria querendo queimar a vereadora da sigla? Arreda raça!

Graves denúncias

O marido da diretora do hospital Ruth Cardoso na city da praia alagada, digo, alargada, o policial federal Ivan Olodum Hadad fez graves denúncias nas suas redes sociais sobre a ingerência, digo, interferência de médicos e autoridades nos contratos de saúde de Balneário Camboriú.

Convocou

Com as declarações de Olodum, vai ficando cada vez mais necessária a presença da diretora do hospital, Andressa Hadad, que é a responsável legal pelo contrato, sendo que a casa do povo aprovou a convocação de Andressa.

Declarações

A chefona do hospital Ruth Cardoso deu declarações na imprensa local, frente às denúncias de que havia médicos trabalhando embriagados e outras de pacientes que aguardavam na fila por mais de sete horas para atendimento.

Censura

Mas ao não deixar Andressa comparecer na Câmara de Vereadores de BC, o governo faz com a casa do povo a mesma coisa que fez com a imprensa: censura prévia. Nos posts de Ivan Olodum, ele disse que o sangue da criança está nas mãos da secretária de Saúde, Aline Leal, a Barbie morena. Qui coisa, meu povo!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


Confira os detalhes na coluna da advogada Renata Brandão




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

SEGURANÇA

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”

entrevista

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”

Sociedade civil planeja ocupar as ruas e pressionar governos na COP30

brasil

Sociedade civil planeja ocupar as ruas e pressionar governos na COP30

Pataxós expulsos da própria terra denunciam rotina de ameaça e mortes na BA

Luto e exílio

Pataxós expulsos da própria terra denunciam rotina de ameaça e mortes na BA

Ato 2: de minuta a Punhal Verde Amarelo, mais 6 viram réus

Diário do julgamento do golpe

Ato 2: de minuta a Punhal Verde Amarelo, mais 6 viram réus



Colunistas

Carga a granel não!

JotaCê

Carga a granel não!

Aposentados e pensionistas estão sendo vítimas de fraude e nem sabem

Direito na mão

Aposentados e pensionistas estão sendo vítimas de fraude e nem sabem

Mérito dos jogadores

Show de Bola

Mérito dos jogadores

Multa para uso de drogas em espaço público

Charge do Dia

Multa para uso de drogas em espaço público

Os votos do PDT

Coluna Esplanada

Os votos do PDT




Blogs

Exposição das mamães

Blog da Jackie

Exposição das mamães

Câmara gastadeira

Blog do JC

Câmara gastadeira

Com Mounjaro ou sem Mounjaro, lembre-se!!

Espaço Saúde

Com Mounjaro ou sem Mounjaro, lembre-se!!

Resultados do Campeonato Paulista de Star 2025

A bordo do esporte

Resultados do Campeonato Paulista de Star 2025






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.