Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Carlos Humberto no PSD?


Carlos Humberto no PSD?
Fotos: Divulgação

O deputado mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto, pode deixar o PL e aportar no PSD. Hummmmm...

Descontentes

Empresários da city pexêra estariam descontentes com o todo-poderoso presidente do Sebrae, Décio Lima (PT) e com o superintendente do Porto de Itajaí, o polido João Paulo Tavares Bastos ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Descontentes

Empresários da city pexêra estariam descontentes com o todo-poderoso presidente do Sebrae, Décio Lima (PT) e com o superintendente do Porto de Itajaí, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama. Tudo por conta de que houve uma promessa e sinalização de cargos técnicos na estrutura do porto e muitas seriam apenas indicações políticas no terminal.

Descontentes 2

O Décio Lima e o João Paulo não teriam cumprido a palavra com os empresários de que o ex-presidente da Associação Comercial de Itajaí (ACII), Eclésio da Silva, seria o representante dos empresários no processo município de Itajaí-Porto. O clima ficou ruim.

Escolhido

Na verdade, o nome de Eclésio foi aventado antes, inclusive, da posse do prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), para ser o superintendente do Porto de Itajaí, antes de ser anunciada a federalização do porto pelo governo federal.

Empresários de Itajaí estão cabreiros por conta do Eclésio da Silva (de óculos), que teria sido aventado pra ser interlocutor com o porto e foi deixado de lado
Empresários de Itajaí estão cabreiros por conta do Eclésio da Silva (de óculos), que teria sido aventado pra ser interlocutor com o porto e foi deixado de lado

 

Fabrício leva a melhor no PL

O governador Jorginho Mello (PL) novamente preteriu a liderança do deputado mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), garantindo a presidência dos liberais em BC City para o desafeto público do deputado, o muso das bochechas rosadas, ex-prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL).

Parece que não aprendem

Ano passado, o pequeno Jorge já tinha comprado a teoria do ex-prefeito pop star e se deu mal. A tchurma conseguiu a proeza de perder a eleição na capital nacional do bolsonarismo, depois de escolher um candidato de última hora, rifando o simpático deputado.

Tiro pela culatra

Este pançudinho escriba, analisando o cenário político da maravilha do Atlântico – que impacta também na região –, constatou que o movimento naturalmente ajuda indiretamente a prefeitona dos bairros Juliana Pavan (PSD). Sim, porque a consequência natural vai ser o sapatinho sair do PL e bater asas para o partido do prefeito de Chapecó e pré-candidato a governador João Rodrigues. Ai, ai, ai, qui dor!

Pensando em 2026 e esquecendo 2028

A grande questão é que Carlos Humberto terá uma reeleição consagradora se sair de largada com o apoio das prefeituras de BC city e da vizinha capital do mármore, Camboriú. E, estando oficialmente no PSD, acabará sendo um apoiador natural da reeleição de Juju Pavan, fortalecendo o projeto da espevitada. Só não vê quem não quer!

Enquanto isto…

Por decisões tomadas com o fígado, de forma autoritária, combinadas na Ilha da Magia e sem ouvir os filiados locais da sigla, é que o PL da praia alagada, ops, alargada é uma bela nau à deriva. E o pior de tudo: a fórmula da soberba já se mostrou desastrosa, mas tem gente que não aprende.

Cuidado

A represália contra o vereador peso-pesado Gui Cardoso (PL), que perdeu a liderança do bloco na casa do povo da praia alagada, digo, alargada por ter aceitado debater problemas da cidade com a prefeita espevitada, não pegou nada bem. E, nesta nova leva de lideranças, é sabido que Gui Cardoso tem grande potencial político para crescer na vida pública. Qual o medo que os bagrões correligionários têm do guri?

Cuidado 2

Nestes dias atrás, noticiei encontro da oposição em BC que reuniu a tchurma que se digladiou na eleição de 2020. Após perderem o pleito de 2024, água e óleo iniciaram uma tentativa de se misturar. É bom alertar: tem muito vereador e ex-comissionado que aparece rindo naquela foto madurinho para cair no colo de Ju Pavan e enfraquecer ainda mais o PL. Quem viver, verá!

Festa dos amigos...

A capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, completou seus 141 aninhos com pompa, balões coloridos, marca comemorativa novinha (Integrar é o caminho) e até a tradicional Festa dos Amigos. Mas, nos bastidores da política, a coisa anda mais pra “Festa dos Desentendidos”. E a população? Vai seguindo com sorriso amarelo e boleto vencido.

De fora

Aliás, a propalada Festa dos Amigos de Camboriú teve 80% de pessoas da filha rica, Balneário Camboriú. Povo da prefa de BC, Emasa, entre outros, foi em peso. Os linguarudos de plantão alardeiam (oh, raça de desalmados!) que vários vereadores chegaram e foram embora, porque não conheciam ninguém e nem eram conhecidos...

Chupa o dedo...

Teria sido uma festa de aniversário paga, onde quem tem influência de conhecido come e bebe. E quem não tem? Adivinha! Chupa o dedo. Vários leitores em contato com o socadinho escriba questionaram: não é aniversário da cidade? Não deveria ser pro povo? Ah, esse ser é procurado apenas no período eleitoral.

Mudo

Camboriú, apesar de uma senhora balzaquiana, parece sofrer perdida, igual uma adolescente absorta em seus devaneios. Tem quem ventile que os problemas de pagamento seriam por conta da folha de pagório dos servidores ter sido vendida. Sério? O prefeito ex-tudo Leonel Pavan (PSD) nem um pio sobre o burburinho.

Água mole em pedra dura... e seca

Teve também a treta do abastecimento de água. A crise hídrica virou estopim entre as prefas de Camboriú e BC. Reunião pra resolver? Teve. Mas terminou com portas batidas: crise nas águas de Camboriú. Crise com rizicultores e acusações trocadas.

Maratona Ecológica e fogos sem barulho

No meio do caos, Camboriú ainda mostra que tem fôlego: realizou a 14ª Meia Maratona Ecológica e debate projeto de lei que proíbe fogos com estampido. Um alívio pros animais, crianças autistas e pros cachorros dos vereadores, que sofrem mais que a oposição.

Camboriú no radar

Do alto dos seus 141 anos, Camboriú quer mostrar que sabe onde pisa. Mas com salário atrasando, água sumindo e prefeito mudo, fica difícil convencer. Os amigos fizeram a festa, mas o povo quer é respeito, salário no bolso e água na torneira. E segue o baile...

Espia lá!

Além destas mais do que estrebuchadas linhas, o leitor que acompanha o Jotacê há mais de duas décadas também tem o Blog do JC – diarinho.net/blogdojc. E, se quiser dar um plá com o socadinho escriba, o zapfone é (47) 98842-9084 e nos siga também no Instagram: @jcdiarinho.

Saúde de mal a pior

Enquanto a prefeitona dos bairros Juliana Pavan mira, ops, concentra as suas forças políticas todas na Educação, a Saúde da Dubai maravilha vai de mal a pior. A própria secretária Aline Leal deve ter ficado com inveja da colega diretora do hospital Ruth, Andressa Hadad.

Aline viu

Desta vez foi ela mesmo (Aline) quem fez as denúncias, digo, a vistoria e viu com os próprios olhos filas intermináveis com mais de sete horas de espera por um atendimento e falta de médico e especialistas, esse é o quadro da Saúde da maravilha que está na UTI.

Dor de cabeça

Contudo, o governo faz vistas grossas e gasta a sua artilharia com a Educação por quê? Na Saúde, tanto Andressa quanto Aline participaram do governo anterior e ambas estão implodindo a saúde na maravilha, que não estava bem. As ações em conjunto entre os municípios BC e Cambura, tão propagadas por pai e filha (Leonel e Juliana), já começam a trazer dor de cabeça para dupla de alcaides.

Agora teve falência de órgãos

Um desses casos foi a demora na transferência de um paciente do hospital de Camboriú, que não atende casos mais graves, para o Ruth Cardoso – e o paciente acabou morrendo. Já haveria um pedido de investigação sobre a demora na transferência que teria sido a causa principal da morte. É isso? Sério!!!

Risco eminente

A prefeitona dos bairros Juliana que corra logo e faça o mesmo que fez com a Educação, decretando também “estado de calamidade” na Saúde. Porque nas escolas anda complicado, alardeiam que tem escola que só falta desabar... Ou seja, se tem escola em “risco iminente” por que não fecharam o educandário?

Parece...

Vão fazer tudo a toque de caixa e sem licitação, devido ao tal decreto de calamidade, enquanto o risco segue e as crianças estão sorridentes e felizes nos educandários. É o governo das contradições? Nas publicações legais é um tal de entra e sai que até este socadinho escriba anda confuso. Como diria o saudoso véio Dalmo, tá parecendo “couro de pica” que vai e vem...”.

Brasília virou Beto Carrero com diária paga

Óia só, meus caros leitores… Brasília virou o novo Beto Carrero dos nossos valorosos vereadores da região. Nos últimos dias, nada menos que nove parlamentares embarcaram rumo à capital federal, todos com diárias, passagens e estadias bancadas pelo seu, pelo meu, pelo nosso suado dindim.

Turismo com dinheiro do povo?

De Camboriú foram cinco vereadores. De Balneário Camboriú, mais quatro. Coincidência ou não, e o leitor destas mais do que esculhambadas linhas que tire suas conclusões — a “missão oficial” aconteceu justamente na semana do jogo da Seleção Brasileira contra a Colômbia, no Mané Garrincha. O Niltão (Nilton Bleichvel) já avisou: tem cheiro de turismo com dinheiro do povo.

Ajudou a pagar

Purexemplo: os vereadores Kaká Fernandes (PL) e Elizeu Pereira (MDB) da Dubai city embolsaram mais de R$ 9 mil em diárias numa viagem de dois dias. Tá achando caro? Relaxa, você ajudou a pagar. E talvez até sem saber.

Test-drive?

Mas a estrela da rota aérea é ela: vereadora Ciça Müller (PDT). Em fevereiro, fez uma de Joana sem braço e embarcou com a prefeitona dos bairros, Ju Pavan (PSD), pra um encontro de prefeitos em Brasólia. Sim, prefeitos. Só faltou a faixa. Está confundindo os cargos ou já fazendo test-drive para 2026?

O consultor ambiental Gil Koeddermann ciceroneou o empresário Nilton Hang, da Havan, na Festa dos Amigos de Camboriú
O consultor ambiental Gil Koeddermann ciceroneou o empresário Nilton Hang, da Havan, na Festa dos Amigos de Camboriú

 

Voltou

Agora, em 4 de abril, a Ciça voltou para Brasólia, desta vez representando a Ação da Mulher Trabalhista (AMT). E aí entra o detalhe que só quem acompanha o Instagram viu: stories animados mostrando que ela estava sim na capital federal. Mas projeto concreto que é bom, até agora, nada no feed.

Vira

Este pançudinho escriba, não é contra correr atrás de emenda, verba, articulação, esse papo todo. Mas quando a agenda pública começa a coincidir demais com jogo da Seleção, evento sem retorno e turismo político, fica difícil engolir a justificativa. O que era pra ser missão institucional vira passeio institucionalizado.

Frase do dia:
“O homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado”
Jean-Jacques Rousseau

Povo cansado

Se quiserem bater selfie em frente ao Congresso, ver o Brasil jogar ou fazer networking com diária de hotel 4 estrelas, que paguem do próprio bolso. Porque o povo tá cansado de financiar tour político disfarçado de missão oficial. No fim das contas, o único jogo que o eleitor quer ver vencido é outro: o da vergonha na cara e do fim da farra com o dinheiro público.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


🔥🚛 INCÊNDIO GIGANTE! Domingão de caos na BR 101! Caminhão com etanol tombou e explodiu no Morro dos ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Expulsão, honra, pensões?

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

economia

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

BRASIL

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro

POLÍTICA

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro



Colunistas

Construção de novas escolas

Charge do Dia

Construção de novas escolas

Reis do Pix

Coluna Esplanada

Reis do Pix

A defesa da Facisc às empresas de SC

Coluna Acontece SC

A defesa da Facisc às empresas de SC

Carlos Humberto no PSD?

JotaCê

Carlos Humberto no PSD?

Família Fort

Jackie Rosa

Família Fort




Blogs

Politicall reúne especialistas para transformar a comunicação de políticos e gestores públicos

Blog do JC

Politicall reúne especialistas para transformar a comunicação de políticos e gestores públicos

Infecção urinária de repetição!

Blog da Ale Francoise

Infecção urinária de repetição!

Sintomas da proteína Spike

Espaço Saúde

Sintomas da proteína Spike

Arnold South America ganha status da Olimpíada das modalidades que não estão nos Jogos

A bordo do esporte

Arnold South America ganha status da Olimpíada das modalidades que não estão nos Jogos






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.