JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Homenagem a Tito
(foto: divulgação)
Tá na piramidal! Prefeito Robison Coelho (PL) propõe o nome do saudoso Tito Arruda para o teatro de Itajaí
Ode petista
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Ode petista
Nesta semana que finda fui convidado pelo DIARINHO nosso de cada dia a acompanhar a jornalista Franciele Marcon em entrevistas a dois petistas: o operador e empresário Glauco Piai e a deputada federal Ana Paula Lima. Duas boas entrevistas de onde se extrai um pouco da “ode” petista.
Porto
Óbvio que ambos os entrevistados procuraram acertar no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e no bolsonarismo a quem culparam, purexemplo, pelo sucateamento do Porto de Itajaí para que ele fosse privatizado a preço mais baixo. Não concordo, mas tudo bem. Acho que ali a situação foi outra, muito mais paroquiana, mas enfim.
Décio, o fraco
Ainda na questão do porto, Piai meio que riu da suposta influência de Décio Lima no processo de federalização, além de ironizar o indicado por Décio para assumir o porto federalizado, o polido João Paulo Gama que, realmente, foi rifado bonito — o que dá alguma razão à galhofa de Piai sobre a pretensa influência de Lima em Lula ou no PT nacional.
O porto é nosso
Já a deputada Ana Paula Lima disse na entrevista que Itajaí não perdeu nada com a federalização. A deputada falou com propriedade, meio que tomando para a família Lima (Ana e Décio, não aquela outra) o protagonismo na orientação do processo que roubou de Itajaí a condição de ser o único porto municipalizado do Brasil. Mas agora já foi.
Precisa se reinventar
No resumo, nem Ana Paula e nem Glauco Piai — que falaram muitas coisas até interessantes — conseguiram, a meu ver, acender alguma luz no fim do túnel petista. Já disse aqui, e repito, que o PT precisa se reinventar. Um partido que não conseguiu consolidar um candidato a prefeito em Itajaí, purexemplo, é um partido sem rumo no estado. Tá mais morto que vivo e respira por aparelhos...
Surfando marola
A força que Décio Lima ganhou a partir das eleições de 2022, que levou Lula de novo ao poder e Décio ao segundo turno contra little Jorginho Mello (PL), conquistando quase 30% dos votos, deu a Lima uma notoriedade que acho que ele não tem.
“Numbros”
Embutidos nesses 30% de votos que Décio levou, estão os votos catarinenses antibolsonaristas e não apenas votos petistas. Os votos petistas são os 17% que Décio ganhou no primeiro turno. Concorda? Só pra relembrar, o PT aqui da Santa & Calorenta Catarina fez apenas a mixaria de sete prefeitos nas eleições municipais do ano passado e tudo em cidades pequenas.
PL, MDB
O PL fez prefeitos em 89 cidades. O MDB, que pintam meio como um partido de antigamente, mostrou sua força e capilaridade fazendo 73 prefeitos. Então, môs quiridos, o PT tá longe de ser uma força política considerável por aqui… Mas, e eu com isso?
Meio zarolho
Pra terminar, das 20 principais cidades do estado o PL fez prefeitos em nove, o PSD em sete, e o MDB em duas, sobrou pro Novo e o Cidadania uma pra cada. Peguei a lista dos municípios de Santa Catarina e contei, meio zarolho, pode ser que tenha escapado alguma, mas é por aí. E durma-se com um barulho desses.
Tito Arruda
O prefeito da city pexêra, Robison Coelho (PL), enviou à piramidal casa do povo projeto de lei complementar para que o Teatro Municipal de Itajaí venha a ser denominado de Tito Arruda. No projeto do executivo, Robison lembra da trajetória de José Valdevino Arruda Coelho, o Tito Arruda, e suas contribuições para com Itajaí. Merecido!
Educação em risco
O ano escolar ainda nem começou, mas tem muita gente preocupada com o futuro das crianças da rede municipal de ensino da city pexêra. Nos bastidores, dizem que é grande o número de diretores, diretores-adjuntos e secretárias nomeados pelo prefeito Robison Coelho (PL), sem a menor capacidade técnica pra comandar uma escola ou sala de aula, o que pode botar a educação dos pequerruchos em risco.
Maus tratos
Além dos incompetentes, que por si só já podem botar toda a educação da meninada a perder, também tem gente alertando que existe servidor investigado, que passou por processo administrativo e suspensão das atividades por maus tratos e inúmeras faltas ao trampo, em cargo importante dentro de unidade de ensino do governo Robison. Credo!
“É horrível quando a pessoa é mais lerda do que eu, porque tenho que ficar explicando coisa que nem eu entendi” - Pai Atanásio, em um momento de lucidez
A coisa só piora
A falta de qualificação, segundo os bocudos de plantão, também ultrapassa as escolas e salas de aula e é flagrante dentro da própria estrutura da secretaria de Educação. Os fofoqueiros detonam que tem muita, mas muita gente nomeada que nem sabe o porquê de estar lá dentro, sem capacidade alguma de fazer a máquina andar numa das pastas mais importantes do município.
Educação dos Angiolettis
A tchurma detona (arreda, raça de infelizes!) que o fato tá rolando por que Robison cometeu o mesmo erro de seu antecessor, o ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), entregando a Educação de portas fechadas pro vice-prefeito Robin, ou melhor, Rubens Angioletti (PL).
Patroa no comando
O “empregado do povo” teria colocado sua digníssima esposa Liacátia Corrêa, que é agente de educação efetiva, pra indicar e avalizar todas as nomeações na secretaria. A mulher, mesmo sem aparecer, teria virado a grande chefona da Educação. Ai, ai, ai, qui dor!
Cátia cover
A coisa tá tão escancarada que uma carrada de servidores da Educação tá chamando a mulher de Rubens de Cátia cover, em alusão à Kátia Sodré, esposa do ex-vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, que também mandava e desmandava por lá.
Autoritária e perseguidora
Desta vez, porém, dizem que a Cátia cover é ainda mais difícil de lidar do que a original, com fama de ser mais autoritária e mais perseguidora (sério?), além de não ter qualificação para comandar esse processo. Arreda, cambada de fofoqueiro!
Serelepe
O vice-prefeito, que fica todo serelepe pra gravar vídeos e mais vídeos mostrando pras pessoas que está trabalhando, ou seja, que faz sua obrigação, poderia dar uma investigada nessas nomeações pro bem dos alunos pexêros.
Cabreiros
Quando se imagina que não pode piorar, a coisa agrava e segue destrambelhada. Muitos amados mestres estão putos da cara com uma formação na igreja evangélica, a ‘Reviver’, que fica perto do Bistek do bairro São João, na city pexêra.
Cultos?
Onde já se viu formação de professores em igreja? Cadê a pluralidade de pensamentos, principalmente na Educação, e o direito de cada um professar o seu credo? Pelo que eu saiba, o estado é laico e tal situação um absurdo. Oremos!
Nunca se viu
Professores entraram em contato com o socadinho escriba dizendo que em 25 anos de educação em Itajaí vai ser a primeira vez que numa segunda-feira, começo de fevereiro, quando chegam professores pra formação, reuniões, e grande parte de diretores e secretários de escolas ainda não foi nomeada. Professores retornam na segunda e as aulas dia 6. Fim do mundo!
Caldeirão ferve
Outra bronca que circula nos bastidores é que o vice-prefeito Robin, ops, Rubens e sua esposa andaram indicando e retirando indicações do presidente da piramidal casa do povo, o entisicado Fernando Pegorini (PL), e tal situação eleva ainda mais as temperaturas desse verão escaldante. Eitcha!
Se liga, Robin!
Seria bom Rubens ver a real qualificação dessa gente, ainda mais se sua patroa ou ele próprio estiverem mandando por lá. Dá uma bizolhada nisso, Robin, ops, Rubens! Ou vai seguir só falando mal do governo anterior? Bora trabalhar!
Deus, pátria e minha família
O vereador de primeiro mandato e viajão na maioneg’s, Samir Hellmann’s Dawud, tem dito que é o fiscalizador e paladino da moralidade. Enquanto discursa alegre e pirilampo, seu cunhado, marido de sua irmã, está muito bem empregado na casa do povo da Dubai city com salário de mais de 12 contos por mês. Assim não phode!
Irmã
Um bagrinho da prefa informou a esse socadinho que a irmã do vereador também esteve no início do governo da prefeita Juliana Pavan trabalhando na fiscalização do município, sem qualquer portaria de nomeação, o que é pior ainda. Alô MP, seria bom dar uma olhadinha nisso.
Nem entrou e já saiu
Esse bagrinho língua frouxa fala que a irmã do vereador Hellmann’s, ops, Samir, a Samara Dawud, chegou a trabalhar alguns dias, mas por conta do mesmo sobrenome do parlamentar e trabalhar na mesma secretaria que havia dado o rolo com o seu mano, decidiram não nomear a irmã de Samir. Será que Samir vai cobrar dos “brimos” explicações da iniciativa pública, assim como cobrou da iniciativa privada?
Nomeações
Por falar nas nomeações do governo da prefeita espevitada Juliana Pavan (PSD), o papo que rola nos corredores da prefa é que foi uma bagunça completa, muita gente trabalhou sem estar nomeado, outros foram nomeados dias depois, retroativamente. Cosadiloco!
Não aparece
A raça de linguarudos (arreda raça medonha, vocês não vão para o céu!) alembrou que em outras gestões o MP mandou até devolver salários. Será que o MP da moralidade está de olho nas nomeações também? Porque no portal da transparência ainda não é possível ver os holerites dos nomeados no novo governo.
Reinando
O vereador eleito com o nome do pai, o Jair Renan Bolsonaro (PL), sem ter muito o que fazer encheu a porta do gabinete com reportagens contra o presidente Lula (PT). Como se criticar um presidente da República fosse resolver os problemas e situações que afligem o cidadão da Dubai maravilha. É por estas e outras que Renan não é bem quisto, nem por seus partidários...
Kkkk
Outro vereador que não apresentou nada que preste no seu primeiro mandato, agora no segundo voltou a fazer o que mais gosta que é torrar o dinheiro do contribuinte, viajando pra Brasília. O vereador Kaká Fernandes (PL) viajou pra capital federal com o presidente do legislativo, Marco Véio Kurtz (Podemos) e o dublê de vampiro italiano anêmico e vice-prefeito nas horas vagas, Nilson Probst (MDB).
Foi passear
Os vereadores e o vice-prefeito foram bater na porta da Defesa Civil federal pra buscar ações e recursos frente à chuvarada medonha que se abateu sobre a Dubai city no mês de janeiro, trazendo prejuízos e sofrimentos. Mas, o Kaká não tem sentido estar lá. Ah, foi pelo passeio, com tudo pago. Entendi!
Casa da Mãe Joana?
A casa do povo da praia alagada, digo, alargada, não combina com a Dubai brasileira, parece mais a casa da Mãe Joana. Vários trambolhos, digo, equipamentos de ar-condicionado estragados e sem empresa licitada para o devido conserto. Só por Deus!
‘Farta’ tudo
Cada vereador tem cinco assessores, mas mal cabem dentro dos gabinetes; faltam mesas, cadeiras e computadores. Pra piorar, nem a dona net funciona direito, em pleno século 21. Onde estava o David La Barrica (PRD) que não organizou a casa do povo? Pelo jeito, o Marquinho Véio Kurtz vai ter trabalho pra colocar tudo em ordem e precisa se coçar pra isso. Acorda, Marquinhos!
Baixas
Por falar em vereador de primeiro mandato, este articulista que acompanha par e passo as portarias nas publicações oficiais dos legislativos e executivos da região, estranhou o fato de o vereador Naifer Neri (Novo) não ter completado nem o primeiro mês de mandato e já ter sofrido duas baixas no gabinete.
Gabinete rotativo
Se o trânsito de nomeações e exonerações continuar neste ritmo no gabinete da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, o Naifer pode concorrer ao título de maior rotatividade da casa do povo.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.