JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Xepa saiu de barco pra ajudar comunidade
O prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), ficou com água pelo pescoço ao ajudar pessoas que estavam sofrendo com a enxurrada (Fotos: Divulgação)
Enfrentamento das chuvas. Prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), logo cedo se reuniu com os secretários e foi pra Defesa Civil coordenar ações
Manda quem pode... Prefeitada do 22 tá furiosa com o apoio do governador Jorginho Mello (PL) ao prefeito Tiago Baltt, do MDB, pra mandar na Amfri
O prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), ficou com água pelo pescoço ao ajudar pessoas que estavam sofrendo com a enxurrada (Fotos: Divulgação)
Os prefeitos de Itajaí, Robison Coelho (PL) e de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), estavam desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira comandando as estruturas públicas pra atender os atingidos pelas chuvas medonhas que alcançaram níveis impressionantes. Robison se deslocou pra Defesa Civil onde coordenou ações.
Ju
A prefeita espevitada, frente à agua que invadiu ruas, casas e comércios, decretou estado de emergência na city da praia alagada, podendo assim enfrentar com mais agilidade os problemas causados pelas chuvas.
Xepa
O prefeito da capital do ultraleve, Alexandre Xepa (PL), não se fez de rogado e caiu na aguarada, até o pescoço, e com apoio de um barco ajudou pessoas que se encontravam ilhadas em Itapema. A cidade, infelizmente como outras também, foi assolada pelas inclementes chuvas.
Pavan
Logo nas primeiras horas da chuvarada teve quem reclamou do prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, o ex-tudo Leonel Pavan (PSD). Quem sofreu com a aguarada ficou fulo pelo alcaide não se pronunciar e outros sentiram saudades do ex- Élcio Bisturi Kuhnen (MDB). “Numa situação como essa teria caminhões basculantes pra socorrer o povo”, lascou um leitor da coluna.
Taliano
Em Itajaí, o secretário de Obras, o taliano Tarcísio Zanelatto, que há praticamente 15 dias não para de se estrebuchar no trabalho no sentido de arrumar a cidade que estava abandonada pelo governo do ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), também arregaçou as mangas.
Buracos e lixo
Aliás, quem trabalha ao lado do taliano tem que ter fôlego e ralar, porque o homi não pisca o olho e vira o dia em ações. Buracos têm sido tapados e toneladas de lixo acumulado em terrenos baldios e em outros locais vêm sendo recolhidas. Um barnabé de Obras disse ao socadinho escriba que quando chega em casa só dá tempo de cair no sofá e dormir.
Chuvarada
Quando a questão de que muitos estão gritando por conta de problemas de drenagem ou que os prefeitos não se mostraram preparados, apesar de um certo alerta, ninguém esperava a quantidade de água que despencou e não tem drenagem que aguente. Não sou especialista em porra nenhuma, mas não precisa ser sabichão para entender que grande parte das cidades do litoral está no nível do mar...
Adversários e não inimigos...
Comentários nos bastidores políticos na capital manezinha, nesta fase de recesso parlamentar na Leléia, ficam por conta das movimentações nos redutos eleitorais já com vistas às expectativas para o ano eleitoral de 2026, embora 2025 esteja apenas começando. Mas é assim que funciona a política em todo o mundo onde há democracia e disputas.
Avaliações estranhas
Nesta linha, soaram estranhas as avaliações de certos grupos políticos com relação à repercussão de uma foto do governador Jorginho Mello (PL) cumprimentando o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), no evento que reuniu bagrões e ricaços empreendedores neste último final de semana, no chiquetoso Centro de Eventos Ocean Place, na Barra Sul, na Dubai city.
Retirada
Consta que a imagem registrada teria repercutido negativamente dentro do governo do Estado e que, em função disso, na sequência teria também até sido retirada dos álbuns internos de fotografias do governo.
Velha guarda
A estranheza partiu do pessoal, digamos, da “velha guarda política”, eis que comentaram nos bastidores que a “turma da atualidade política” parece querer fomentar aquele ódio que, aliás, já domina boa parte das redes sociais.
Política democrática
Até porque, os adversários políticos e futuros disputantes do governo do Estado, como Jorginho Mello e João Rodrigues são, como diz bem o termo, “adversários” e não inimigos, como deve ser na política verdadeiramente democrática.
Como deve ser
E alembraram ainda os ‘mais experientes’, que em coberturas e registros do cotidiano político de épocas passadas, mas não tão antigas, eram muito comuns os encontros, até bem-humorados de ferrenhos adversários políticos, sendo aceitos de forma natural, como deve ser.
Demonizar a política
Diante disso, surgiu até a pergunta interna dos atentos urubuservadores dos bastidores políticos e comportamentais: a quem interessa demonizar ainda mais a política? Que coisa, hein?
Laurindo
O diretor-geral de Turismo da Dubai maravilha, Laurindo Ramos, em nota enviada ao colunista, enfatiza que os ‘fatos’ citados na coluna JotaCê desta quarta-feira foram esclarecidos e foi inocentado pela Justiça, em decisão prolatada em pedido do Ministério Público. A nota pode ser lida no Blog do JC, no portal do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, o DIARINHO.net.
Baltt de olho no túnel
O prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB), assumiu o comando do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM-Amfri). Segundo as más línguas, o homi tá de zóio no Programa de Mobilidade Integrada Sustentável da Amfri (Promobis).
Buraco de tatu
O bendito Promobis inclui o buraco de tatu, ops, túnel submerso ligando os dois lados da vala, entre Itajaí e Navegantes. A obra estimada pra começar em 2026, já sofreu o primeiro adiamento, agora com previsão pra iniciar em 2027. Será que sai mesmo ou tá listado como o pançudinho escrevinhou na coluna, para o Dia de São Nunca?
Causou estranheza
A nomeação de Baltt pro comando do CIM-Amfri aconteceu agora no começo de janeiro, em reunião extraordinária marcada com os prefeitos da Amfri. Algo inédito e que levantou bastante desconfiança de alguns prefeitos e assessores, já que em 2024, Tiago não fazia questão de aparecer nas reuniões da Amfri e sempre demonstrava pouco interesse nos debates da associação.
Manda quem pode...
Um fofoqueiro de plantão garantiu que as manobras internas na Amfri têm o dedo do governador Jorginho Mello (PL), que está empurrando goela abaixo dos prefeitos o comando da associação pro Baltt, que nem é do PL.
Desagradando
Essa situação de apoiar um prefeito do MDB vem desagradando muito os alcaides do 22. Além do CIM-Amfri, Tiago deverá ser o prefeito da Amfri em 2025. A reunião que vai decidir a presidência da associação será em fevereiro.
Obedece quem tem juízo
Uma parte da prefeitada da Amfri não está curtindo a maneira como Baltt está conduzindo o processo internamente. Na verdade, quem está tocando a boiada do Baltt é o secretário de Administração das Piçarras, o todo poderoso Márcio da Rosa.
Manda mais que o prefeito
O Márcio Rosa já foi abobrão em Camboriú e Navegantes. Em Camboriú, Márcio também foi candidato a prefeito na sucessão da então prefeita loirosa, Luzia Coppi (PSDB). Tiago, como me soprou um falador, tem certa dificuldade na articulação política com os outros prefeitos e teria afrouxado a coleira pro secretário Márcio decidir por ele.
“O tempo só amadurece os interessados. O restante apenas envelhece”
Pai Atanásio, filosofando
Cechinel
O falecimento do ex-deputado Luiz Antônio Cechinel, aos 80 anos, entristeceu muitos daqueles que conviveram com ele. O consultor ambiental Gil Koeddermann lembra dos tempos em que militaram juntos no PDT. E enfatiza o seu trabalho em prol dos mais carentes e do meio ambiente.
Cancelou
Devido às fortes chuvas que se abateram sobre Balneário Camboriú, o presidente da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, Marco Véio Kurtz (Podemos), cancelou as atividades do legislativo, inclusive a sessão extraordinária que seria realizada e foi solicitada pra votar uma série de projetos de interesse do governo da prefeita espevitada, Ju Pavan (PSD).
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.