JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Chiodini abre porta pra Robison em Brasília
(foto: divulgação)
Miguxos! Os parabéns vão para o deputado federal Carlos Chiodini, o Xoxodine (MDB), que deixou as diferenças de lado e foi quem viabilizou a fala do adversário e prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL), na reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com relação ao Porto de Itajaí. A cidade agradece
A minha ex-musa da confusão, Juju Pavan (PSD), já está oficialmente na Maravilha do Atlântico após imersão de três dias em Brasília. Rolou uma série de reuniões administrativas e agendas políticas, e a espevitada voltou cheia de ideias para implantar no governo da praia alagada, ops, alargada, a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
Quase R$ 10 milhões
Numa verdadeira maratona cívica em defesa da Dubai city, a filhota do ex-tudo solicitou emendas parlamentares para os deputados Ismael dos Santos (PSD), Rafael Pezenti (MDB), Julia Zanatta (PL), Carol de Toni (PL), Carlos Chiodini (MDB) e também para o atual senador e clone do Fabio Jr, o galã imbitubense Beto Martins (PL).
Saúde, educação e esporte
As áreas priorizadas pela prefeitona dos bairros atendem demandas importantes que foram seus compromissos de campanha e garantiram sua vitória, e demonstram a forma de trabalho da nova dona da cadeira estofada dos altos da Dinamarca: sair do ar-condicionado e ir atrás das soluções. Bom sinal!
Outros assuntos
No FNDE, Juliana esteve com a deputada estadual Paulinha da Silva (Podemos), onde teve audiência com bagrões para tratar do cadastramento de propostas para captar recursos para obras na Educação, especialmente para uma creche e uma nova escola. Já na presidência da República, foi buscar solução para a transferência da propriedade do terreno do posto de saúde central — da rua 1500 — do INSS para a prefa.
Coligação vai ajudar
Ju Pavan sempre explicava durante a campanha, quando questionada sobre o tamanho da coligação “Nóis tudo contra o Fabrício”, ops, Juntos por toda Balneário Camboriú, que todos os partidos possuem representação na Leléia e no Congresso Nacional, e que isto a ajudaria a conseguir recursos e destravar processos em outras esferas. E não é que a bocuda tinha razão!
Novos nomes
A quinta-feira carrancuda de chuva trouxe mais uma leva de anúncio de bagrões do primeiro escalão do governo da dupla RR do Partido Liberal, o prefeito eleito Robison Coelho e seu vice, o Robin, ops, Rubens Angioletti. Foram divulgados os titulares da Educação, Bem-Estar Social e Fundação Cultural. Leia matéria completa sobre os indicados no DIARINHO.net.
Indicação da Univali
O professor Silvano Pedro Amaro será o novo bagrão da Educação que assume em janeiro de 2025. O professor é mestre e doutor em Educação e uma indicação da nossa universidade maior, a Univali, com total aval e apoio do reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel e sua equipe. Uma indicação fora do meio da política que deve fazer a diferença.
Leo Severino
Um dos novos indicados é o advogado, conselheiro tutelar e primeiro suplente do PSDB na piramidal casa do povo, Leo Severino, que fez uma visita de cortesia ao socadinho escriba. O emplumado confessa que ser secretário não estava no seu radar, mas não poderia deixar de atender o pedido do prefeito eleito, Robson Coelho.
Ia ser vereador
O Leo Severino, com a ida da minha musa BBB, Anna Carolina (PSD), para o comando das fundações da prefa de Itajaí, iria ocupar naturalmente uma cadeira no mandato que se inicia em janeiro de 2025.
Desafio
Contudo, atendendo convite do prefeito Robison, aceitou o desafio de comandar o Bem-Estar Social que vai incorporar a secretaria de Promoção da Cidadania. O futuro abobrão explica que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra. O Bem-Estar continua promovendo as políticas públicas federais com suas normativas que acontecem em Itajaí e em todo Brasil.
Descentralização
Leo defende a descentralização das ações do Bem-Estar pra que a população seja atendida em todos os bairros, com o fortalecimento das ONGs e seu importante trabalho social de atendimento e ação. Cita, por exemplo, o Lar Padre Jacó na Fazenda e o Parque Dom Bosco na região do Nossa Senhora das Graças, e o crucial papel que desempenham.
Autismo
O futuro bagrão tem um trabalho importante em Itajaí. Com apenas 21 anos fundou uma ONG que hoje atende cerca de 100 crianças diariamente. E tem um carinho e admiração pelo terceiro setor, as ONGs.
Desafio número um
Leo fala que a terceirização é o caminho, e do importante trabalho que pretende realizar com relação ao autismo em Itajaí. Leo promete ações que vão beneficiar os autistas e suas famílias na região onde moram. “Temos ONGs maravilhosas em Itajaí. Precisam ser valorizadas. Questão dos moradores de rua e autismo são os desafios número um da secretaria”, revela.
Moradores de rua
Na questão dos moradores de rua, Leo diz que é preciso separar quem necessita de atendimento, atenção e está na rua por uma série de fatores, e quem se traveste de morador de rua, mas está no mundo do crime. Defende a parceria da segurança pública com o bem-estar: “Casa pra quem precisa de casa; tratamento pra quem precisa de tratamento; cadeia pra quem precisa de cadeia.”
Realizada
Em contato com o socadinho escriba, a prefeita da capital do ultraleve, a bonitona Nilza Simas (PL), fala que está caminhando para o final de oito anos no comando da prefeitura de Itapema e se sente realizada porque “lutei pelo meu povo”.
Na vida pública
Nilza diz que apoiou o vereador e hoje prefeito eleito Alexandre Xepa (PL) e acredita que ele fará um bom governo. A prefeita afirma que pretende continuar na vida pública e analisar o cenário pra decidir seu futuro, em 2026, junto com o partido, com a melhor estratégia. Contudo, revela que um mandato que gostaria de disputar é de deputada estadual. Hummmmm...
Debate prévio
A deputada federal Ana Paula Lima (PT) reuniu-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ao lado das federações FNP, FNE e FENCCOVIB, pra garantir que o relatório da revisão da Lei dos Portos não avançará sem debate prévio com os trabalhadores.
Representatividade
Essa decisão é uma resposta às preocupações das categorias, que alertaram para os riscos das mudanças propostas, como o fim da exclusividade dos trabalhadores avulsos, a criação de empresas concorrentes ao OGMO e a redução das proteções trabalhistas. As federações destacaram a importância de preservar a representatividade e os direitos das categorias afetadas.
Interino
A casa do povo da Dubai city, está presidida interinamente pelo galo da Barra, Asinil Medeiros — vereador com nome de remédio para dor de cabeça —, no lugar do presidente David La Barrica (PRD) que tem passeado, digo, saído em viagens oficiais e deixado o comando para o vereador vice-presidente, Marcos Kurtz (Podemos). Acontece que até o Marco véio tava viajando pra Brasília.
Suspensa
O vereador Asinil conseguiu abrir a sessão com número suficiente de parlamentares e até o primeiro projeto da pauta chegou a ser votado e aprovado, do vereador Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo). Mas no projeto seguinte, que necessitava de quórum maior, não havia número suficiente de parlamentares para aprovação e três projetos não puderam ser votados, tendo o presidente em exercício que suspender a sessão.
Prestígio
Os vereadores que estavam em plenário acabaram suscitando debates sobre a conduta, sendo que o vereador Arlindo Cruz (PL), um dos mais veteranos da legislatura, citou que estava com vergonha porque o plenário estava bastante prestigiado, e afirmou que nos 16 anos como vereador nunca faltou a uma sessão.
Presentes
Cristiano dos Santos (PSD), Marcelo Achutti (MDB), Arlindo Cruz, Lucas Gotardo, Asinil Medeiros, Gelson Rodrigues (Cidadania), Patrick Machado (PDT), Eduardo Zanatta (PT) e Alessandro Teco (DC) são os que estavam presentes. O vereador Victor Forte (PL) também esteve no início da sessão, mas saiu em virtude de compromissos.
Ausentes
Com a maioria dos parlamentares acompanhando a prefeita eleita Juliana Pavan em viagem para Brasília, teve quem questionasse por que Juliana já não fica liderando a transição e deixa o Bola na câmara, que este estaria presente nas sessões. Estiveram ausentes Nilson Probst (MDB), Elizeu Pereira (MDB), Marcos Kurtz, André Meirinho (PP), Omar Tomalih (UB), Kaká Fernandes (PL), Anderson dos Santos (PL) e o presidente viajão David La Barrica.
Constipação
Pai Atanásio, que sempre está acometido por alguma peste, digo, doença, dessa vez foi pego de surpresa com problemas intestinais. Estava bastante irritado e com flatulência, então não pude ficar muito tempo ao lado do véio, porque ranzinza era o menor dos defeitos nestas horas, e apurei a conversa pra não ficar intoxicado com aquela brisa forte que vinha na minha direção, sempre seguida por um contorcimento no corpo de Atanásio.
Transando
O véio disse que as transições nas prefas da região têm causado transações (transas), entre membros da equipe e futuro escalão. Num desses causos, dizem que um abobrão e uma abobrona já estariam sendo chamados de “namoridos”, ops, namorados. Que coisa, tem horas que é melhor nem ouvir esse véio fofoqueiro, digo, forasteiro.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.