Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Tensão na câmara de vereadores


Secretários da Fazenda e de Governo dão as caras, e secretários de Saúde e de Desenvolvimento Urbano não comparecem à convocação de vereadores de Itajaí (Foto: Davi Spuldaro/CVI)


Secretários da Fazenda e de Governo dão as caras, e secretários de Saúde e de Desenvolvimento Urbano não comparecem à convocação de vereadores de Itajaí

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Mais perdido...

O comentário no final de semana na city papa-siri foi a autoindicação do radialista e apresentador Calebe Moreno para ser o bagrão da Comunicação da prefa pexêra. Que se saiba, Calebe não tem experiência no setor público, mesmo porque se tivesse, em primeiro lugar não anunciaria a si próprio secretário, esperaria isso ser feito por quem de direito, ou seja, o prefeito eleito Robison Coelho. Fica a dica...

 

Euuuu!!! O jornalista Calebe Moreno se autoanunciou o secretário de Comunicação do governo do prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL)

(Molecagem com foto de divulgação

 

 

Recordar é viver

Há oito anos, quem fez uma pataquada dessas foi o também radialista Peeter Lee Grando, que vazou pra imprensa que seria o diretor de Comunicação do prefeito de BC, o então recém-eleito Fabrício Oliveira (PL), e sifú…

Não existe

O pop star fez cara de paisagem com a notícia e Peeter ficou com a cara no chão. Fabrício fez certo. Peeter, se achando, queimou a largada e se achou mais do que o prefeito. Não existe essa de se autoanunciar o rei da cocada preta. Mas enfim…

Cada um, cada um

No geral, as pessoas andam meio assustadas é com a forma com que Robison está conduzindo o anúncio de postos-chave em seu governo. Fez o anúncio do narigudo Tarcísio Zanelatto numa entrevista aqui no DIARINHO e teve quem não gostou. Agora, deixa um secretário se autoproclamar. Depois de ser despedido de uma rede de televisão, diga-se de passagem. Caiu pra cima. Ou foi jogo de cena?

Cabacisse?

As pessoas se assustam, pelo que me contam, porque acham que votaram num prefeito que transmitia segurança, que passava a mensagem de que sabia do que o cargo se tratava, e que agora passa a impressão de que está meio perdido no processo. Ou seja, mais perdido do que cego em tiroteio. O que nos leva a outra daquelas priguntas de 1 milhão de dólares:

“A quem Robison ouve?”

Porque essa insegurança que o prefeito passa a seus eleitores nessa transição é meio que inexplicável. Afinal, Robison tem experiência e recall. E está cercado de feras o aconselhando, gente da velha guarda que sabe tudo e mais um pouco, as famosas eminências pardas. Que, aliás, não adianta nada sussurrarem em seus sensíveis ouvidos se o príncipe consorte não os ouve. Simples assim.

Itajaí tem pressa

O problema é que Itajaí tem pressa. Nós precisamos urgentemente de um prefeito que resolva a zorra que o governo que se finda deixou. Robison, em minha modesta opinião, não pode deixar a desejar ou passar insegurança, ou não deixar bem claro o que vai fazer. Porque a cidade já sofreu muito vagando a esmo. Ou estou errado?

Falta comunicação

No momento em que um cara se anuncia secretário de comunicação, o que parece faltar para Robison é, justamente, comunicação. O que vai fazer? O que vai acontecer? Quando? Onde? Por quê? Hein? Se Calebe veio para responder a essas e outras questões que o povo faz, já é alguma coisa. Começou pondo os pés pelas mãos. Mas vamos ter fé.

Mudo e carrancudo

O fato é que tudo o que não precisamos mais é de um governo mudo e melancólico, como foi o do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) nos últimos tempos. Por exemplo: falta remédio nos postos de saúde do município e ninguém sabe o porquê. Na sequência da coluna, vou voltar ao tema saúde, infelizmente.

Mais

O canal de acesso aos terminais portuários está sem dragagem e, desde agosto, a superintendência do Porto não diz nada. Não se posiciona. E quando o faz, faz cagada… Outra: o Auri Pavoni começou 10 obras e foi embora pra Dubai brasileira fazer cagada em outro governo… E tudo é cercado de um silêncio sepulcral.

Essas e outras

Enfim, tudo o que está errado em Itajaí é muito evidente. Assim como a necessidade urgente de um rumo. Ousaria dizer que o prefeito eleito Robison Coelho não pode errar. Não pode titubear. Não pode demonstrar falta de controle e despreparo. Porque se fizer isso, terá um início de governo difícil e nós, itajaienses, mais uma decepção terrível pra pôr na conta já longa das decepções… Ou estou errado? Hein?

Coletiva

Circulou informação de que uma coletiva de imprensa – tardia – pode acontecer nesta segunda-feira ou mais tardar terça, pra que o futuro governo sinalize a quantas anda a transição e, finalmente, anuncie nomes de forma oficial. Precisamos de mais comunicação, mas talvez isso explique porque Robison cogitou extinguir a secretaria de Comunicação e transformar em diretoria. Que fase...

Reforma já!

Um dos principais pedidos da prefeitona dos bairros Ju Pavan (PSD) ao prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), durante o encontro realizado no último dia 25 de outubro, foi o envio da reforma administrativa que será apresentada ainda este ano para a Câmara de Vereadores de BC.

Sem vaidade

Juliana entende que o trabalho da comissão de transição, que já iniciou a elaboração da proposta de reestruturação da prefa da Dubai city, será reconhecido pelo prefeito das bochechas rosadas. “Esse compromisso que apresentamos na campanha foi vencedor na eleição. Entregaremos a reforma finalizada e recebi sinal verde do prefeito para seguir com esse propósito”, destaca a bonitona.

Modernizar

O esboço da reforma prevê a diminuição do atual número de secretários de 32 para 25 abobrões. Somente nesta mudança, serão mais de cinco milhões de reais economizados no mandato 2025/2028. E tem mais: serão reduzidos os números de cargos de confiança e de funções gratificadas, o que a filhota do ex-tudo chamava de “cabidão” durante a eleição.

Gastar menos

A espevitada Ju Pavan entende que a máquina pública deva ser mais enxuta, eficiente e eficaz, e que o governo tem de gastar menos com o custeio da máquina e mais com os serviços necessários para a população. Além disso, medidas de desburocratização são necessárias para facilitar a vida dos cidadãos e dos empresários. Errada não tá!

Novos nomes

Nesta segunda-feira, durante reunião do Conselho Municipal de Turismo, Juliana Pavan deverá anunciar oficialmente o nome de mais secretários que serão confirmados no primeiro escalão de seu governo: coronel Egovaldo, ops, Evaldo Hoffmann na Segurança Pública; o administrador Leandro Índio da Silva na chefia de gabinete da prefeita; o dr. Diego Montibeller na Procuradoria-geral da prefa e o dr. Daniel Herzmann na subprocuradoria.

Secretários da Fazenda e de Governo dão as caras, e secretários de Saúde e de Desenvolvimento Urbano
não comparecem à convocação de vereadores de Itajaí (Foto:
Davi Spuldaro/CVI)

 

Show de horrores

O que ocorreu na piramidal casa do povo na última sessão, com secretários convocados para esclarecerem o colapso na saúde pública de Itajaí, não passou de um show de horrores – sem a presença do secretário da pasta. O que se transformou no nada ao lugar nenhum.

Não deu as caras

O secretário de Saúde, Emerson Duarte, apresentou um atestado de saúde pra não dar as caras. O secretário da Fazenda, Daniel Cecílio Neves, e o secretário de Governo, Mário Sergio Teixeira, deram as caras.

Auri desdenhou

O secretário de Desenvolvimento Urbano, o melhor do melhor do mundo, Auri Pavoni, não foi, mandou representante, o diretor-executivo Rafael Albuquerque, o que fez com que o vice-presidente do legislativo, o galego Rubens Angioletti (PL), ficasse fulo e mandasse a secretaria-geral do legislativo tomar as devidas providências. Auri não pediu a conta? Como vai tocar Itajaí e a transição, Emasa e Obras, em BC?

 

 

Saúde doente

Os demais secretários esclareceram o que foi possível, dentro de suas competências. Mas quem deveria estar lá para elucidar aos vereadores e à população a razão do caos e o fato de a “saúde de Itajaí estar doente”, apresentou um atestado e enquanto a sessão desenrolava, surgiu a informação, não confirmada, de que teria pedido pra sair ou foi exonerado do cargo. Um descalabro total.

Caos

Os gestores da Saúde têm muito o que explicar, considerando ter um dos maiores orçamentos do município e deixar tanto a desejar. Para onde vão os recursos destinados para a pasta? Para melhorias efetivas na saúde, que sejam sentidas pelo usuário é que não é. Basta ver o caos que se instalou e quem tá levando no rabo é o povo.

Em dia

A sessão se resumiu no descontentamento dos outros secretários para com a pasta. Segundo o secretário da Fazenda, todas as secretarias estão em dia e “redondas”, com exceção da saúde, que foi firme ao dizer que não pode responder pela secretaria de Saúde e não sabe se tem ou não dividas ou o montante a pagar. É uma caixa preta.

Incompetentes

E isso é recorrente, segundo o secretário. Em todas as manifestações ficou claro o posicionamento dos representantes do governo, declarando para qualquer entendedor que a Saúde sempre esteve nas mãos de incompetentes.

800 milhões

Não é de hoje que este escriba zarolho recebe informações dando conta da péssima gestão naquela pasta. A prigunta que não quer calar, após a infame sessão para explicações não explicadas é: para onde foi todo o dinheiro, cerca de oitocentos milhões de reais, sob a “indigestão” dos “indigestores” da pasta?

Não sabia de nada

A situação foi tão tensa e desconcertante que o próprio líder do governo na piramidal, o barbudão Douglas Cristino (PDT), afirmou que ninguém lhe disse que tinha um projeto do executivo pedinchando suplementação de verba pra Saúde da ordem de R$ 40 milhões. Phode isso, Arnaldo?!

Mestre!
Visitei o pesquisador, historiador, colecionador e um guerreiro de vida, Carlos Guérios. Fã do DIARINHO e da coluna, e “resgatador e preservador da nossa história”

 

Explicações

É bom se apurar e começar a criar as devidas desculpas, ops, explicações, porque os edis, inclusive da base, não deixarão barato. Ou será que a direção executiva vai fugir, digo, apresentar atestado médico feito o vendedor de churros? O tempo dirá...

Seguraram

O projeto vergonhoso do vereador-fruta Odivan Linhares, o Mamão (PSD), levou uma chapuletada da minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), que fez o que muito vereador marmanjo e que se acha cocudo não fez. A vereadora visceral Dulce Amaral (PL) pediu vistas do projeto absurdo do Mamão reduzindo em 40% da taxa de esgoto do Semasa, que foi aprovado em primeira votação.

Ilegal e inconstitucional

A galega Anna mostrou pro desavergonhado Mamão com quantos paus se faz uma canoa e, fula, deu nos dedos taxando de absurdo e esclarecendo que a proposta é ilegal, inconstitucional, com vício de iniciativa; que a procuradoria do legislativo já tinha sinalizado pela rejeição e “que nem deveria ter sido proposto!”

Politicagem

Realmente, essa tentativa de jogar pra plateia com um projeto inconstitucional, que nem pode ser apresentado pelo vereador, mexendo em questões tributárias, ficou feio. O Mamão ainda quis fazer discurso demagógico de que ela (Anna) estava ficando contra o povo. Levou mais umas dedadas violentas da Anna pra aprender a ficar esperto.

Servidores contra

Durante a sessão, até a associação dos servidores da autarquia de água & esgoto entregou um documento contrário ao projeto do Mamão, que retira recursos do Semasa, os quais são reinvestidos na manutenção do sistema e em futuras obras.

Ação popular

Na votação do pedido de vistas da Dulce, ainda teve vereador que votou contra, ficando o placar favorável pra segurar o projeto infame. Se tentar retornar com tal, uma “ação popular por vício de iniciativa” deve ser proposta. Mamão, não tendo o que propor, tenta fechar o seu mandato – já que não se reelegeu – fazendo politicagem. Que vergonha!

 

Frase do dia:
“A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem ”
Nelson Rodrigues


Comentários:

usuario

alex xavier

06/11/2024 10:55

rezo pelo bom governo.

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Notícias Mais Lidas

Advogado de BC vence eleição estadual da OAB

COMANDO OAB

Advogado de BC vence eleição estadual da OAB

Dono de boate famosa LGBTQIA+ é agredido em BC

VIOLÊNCIA

Dono de boate famosa LGBTQIA+ é agredido em BC

Draga gigante tá chegando pra recuperar canal de acesso portuário

PORTO

Draga gigante tá chegando pra recuperar canal de acesso portuário

Câmara de Itajaí vai antecipar dinheiro para pagamento do bolsa atleta do paradesporto

Resolvido

Câmara de Itajaí vai antecipar dinheiro para pagamento do bolsa atleta do paradesporto

Botijões de gás causam incêndio e idosa tem rosto queimado

BOMBINHAS

Botijões de gás causam incêndio e idosa tem rosto queimado

Asilo incendiado precisa de ajuda para ser reconstruído

NAVEGANTES

Asilo incendiado precisa de ajuda para ser reconstruído

Acusado de estupro simula a própria morte para fugir de condenação

Balneário Camboriú

Acusado de estupro simula a própria morte para fugir de condenação

Corpo de homem é localizado dentro de Mercedes no fundo do rio Camboriú

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Corpo de homem é localizado dentro de Mercedes no fundo do rio Camboriú

Assaltantes são presos com pistola, celulares e drogas no São Vicente

ITAJAÍ

Assaltantes são presos com pistola, celulares e drogas no São Vicente

Mágico cubano se apresenta gratuitamente em Balneário Camboriú

CULTURA

Mágico cubano se apresenta gratuitamente em Balneário Camboriú



Colunas Mais Lidas

Lula 3.0 pifou o motor

Coluna Esplanada

Lula 3.0 pifou o motor

Manipulação emocional: como identificar e enfrentar

Ideal Mente

Manipulação emocional: como identificar e enfrentar

Chiodini será secretário de Jorginho?

JotaCê

Chiodini será secretário de Jorginho?

PDT com Juliana

JotaCê

PDT com Juliana

Coelho da Rocha: família na história de Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Coelho da Rocha: família na história de Itajaí

Noivas

Coluna do Ton

Noivas

Os sinais que vêm das urnas

Coluna Acontece SC

Os sinais que vêm das urnas

Yohana e Bruna: lindas

Jackie Rosa

Yohana e Bruna: lindas

Anna Carolina responde Calinho Mecânico

JotaCê

Anna Carolina responde Calinho Mecânico

Homem morto pela PM no São João e navio exclusivo que trouxe pneus para Itajaí bombaram nas redes

Na Rede

Homem morto pela PM no São João e navio exclusivo que trouxe pneus para Itajaí bombaram nas redes



Entrevistão

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Reynaldo Wanderhec

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ENQUETE

Dia da Consciência Negra: como combater o racismo na nossa região?

Com a denúncia e punição de qualquer ato de racismo

Com a valorização da cultura afro-brasileira no dia a dia

Com conscientização e educação sobre igualdade racial nas escolas

Com políticas públicas de inclusão e reparação histórica

Não sei como resolver esse problema



TV DIARINHO


Trechos da conversa com prefeito de Navegantes com Fran Marcon e JC





Especiais

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

VENDEM-SE MARIAS

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

Câncer, malformação, “viroses”: a crise de saúde puxada por agrotóxicos na terra da soja

AGRO

Câncer, malformação, “viroses”: a crise de saúde puxada por agrotóxicos na terra da soja

COP do Clima: como os riscos e danos crescem a cada meio grau de aquecimento global

Aquecimento global

COP do Clima: como os riscos e danos crescem a cada meio grau de aquecimento global

“Estou ciente da decepção que os EUA às vezes causam”, diz enviado americano

COP29

“Estou ciente da decepção que os EUA às vezes causam”, diz enviado americano

O homem, a lenda: a história oculta do fundador da Casas Bahia

Podcast

O homem, a lenda: a história oculta do fundador da Casas Bahia



Colunistas

Yohana e Bruna: lindas

Jackie Rosa

Yohana e Bruna: lindas

Chiodini será secretário de Jorginho?

JotaCê

Chiodini será secretário de Jorginho?

Negros na vida social de Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Negros na vida social de Itajaí

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Diário do Investidor

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Charge do dia

Charge do Dia

Charge do dia

Lembrando Gregório

Coluna Esplanada

Lembrando Gregório

Governadores discutem em SC prevenções a desastres naturais

Coluna Acontece SC

Governadores discutem em SC prevenções a desastres naturais

Lila e Wilson curtem Barcelona

Coluna do Ton

Lila e Wilson curtem Barcelona

A polêmica da escala 6 x 1 

De Olho no Fisco

A polêmica da escala 6 x 1 

Nova lei da saúde mental

Ideal Mente

Nova lei da saúde mental

Vice-campeão no oeste

Show de Bola

Vice-campeão no oeste

8 formas de antecipar a aposentadoria do INSS

Direito na mão

8 formas de antecipar a aposentadoria do INSS

Coluna Exitus na Política

O que há contra as palavras a ler?

Cardume de arraias e vitória do  Flamengo bombaram no DIARINHO

Na Rede

Cardume de arraias e vitória do Flamengo bombaram no DIARINHO

A reinvenção das “Camboriús”

Artigos

A reinvenção das “Camboriús”

Seja firme nas suas decisões

Mundo Corporativo

Seja firme nas suas decisões




Blogs

OAB SC: Juliano Mandelli eleito

Blog do JC

OAB SC: Juliano Mandelli eleito

Sara e Mateus premiados

Blog da Jackie

Sara e Mateus premiados

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

A bordo do esporte

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

Posso tomar creatina?

Blog da Ale Francoise

Posso tomar creatina?

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯







Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação