JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Adeus ao meu amigo
A coluna homenageia o amigo, irmão, leitor, o arquiteto e ex-vereador Tito Arruda, que nos deixa cheios de saudades. Vá em paz, Tito!
Tito Arruda
A city pexêra perdeu na madrugada de quinta-feira uma de suas figuras mais emblemáticas. O arquiteto Tito Arruda – que foi vereador, secretário de Obras, superintendente da Fundação de Esportes, diretor do Porto de Itajaí, além de ter sido apresentador na TVBE.
Faz parte da história
Uma memória excepcional, uma mente afiada, e que conheceu e vivenciou as últimas quatro décadas da vida política de Itajaí. A nossa ‘eterna biruta de aeroporto’, em seus 68 anos, veio pra marcar presença e fazer a diferença. Um amigo, um irmão, um companheiro de jornada. Vai fazer uma falta imensa. Meus sentimentos aos familiares e seus eternos amigos.
Tirou o doce
O retorno do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) ao trabalho foi uma baita duma tirada de doce da boca de criança pra cima do seu vice-prefeito, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), que estava com a buzanfa na principal cadeira do paço da Vila Operária.
Sobrevivência
Rifado pelas urnas, sem eleger um vereador realmente comprometido com ele, restaria ao Saldré, ops, Sodré – pra ter sobrevivência política – conduzir a transição e quebrar alguns galhos pro novo prefeito eleito Robison Coelho (PL).
Volnei no leme
O socadinho escriba comentou e o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, o DIARINHO, explanou o que a assessoria da prefa divulgou: “O prefeito Volnei está focado em liderar o processo de transição, preparando a estrutura do governo para a mudança de gestão”.
Nem o osso...
Ou seja, pro Sodré, que conduziu a prefa durante a eleição sem poder fazer nada que desagradasse o barbudinho, mais uma vez não sobra nada, nem o osso. Haja saúde pro Volnei irritar tanto o Sodré, hein?
Medidas impopulares
A transição é o momento em que o prefeito que sai, se tiver bom relacionamento com o prefeito que entra, pode encaminhar medidas impopulares e fazer cortes necessários pro caixa fechar, sem deixar a bomba no colo do próximo. Ou Volnei voltou pra ser ele o credor de Robison com esses gestos, ou voltou pra deixar tudo como está, pra bomba cair no colo de Coelho. Eu aposto na primeira hipótese.
"Uns sentem a chuva, outros apenas se molham” - Roger Miller
Otto
O vereador pexêro reeleito, Otto Quintino, o Miacho (PSD), visitou o socadinho escriba e revelou que tem circulado pela city pexêra agradecendo os votos que lhe oportunizaram permanecer no legislativo pra mais um mandato.
Mick Jagger
Aliás, o Otto, ganhou um novo apelido nos corredores da piramidal casa do povo, o de Mick Jagger. O Otto apoiou a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata, Anna Carolina (PSDB), quando ela foi candidata a prefeita – e ela perdeu. Apoiou o Robison Coelho (PL), na sua candidatura a prefeito em 2020, ele perdeu. Agora, apoiou o sancho pança, Osmar Teixeira (PSD). E ele perdeu...
Discrepâncias
Segundo o supermatemático Oswald de Souza da city pexêra, ops, o empresário galego Paulo Mannes, os nossos amados legisladores são muito ruins em assimilar a matemática proporcional. Nos últimos anos, andaram alterando as regras eleitorais criando fases para os cálculos de apuração, QE, QP, cláusulas de barreiras em 10%, acrescentaram as regras de 80% x 20% no intuito de evitar a concentração de eleitos para os partidos maiores, mas vejam só no que deu.
Esquisitices
Totalmente fora de lógica, podemos perceber casos estapafúrdios: em Itajaí o Republicanos somou quase 14 mil votos, enquanto o PL passou um pouco de 22 mil o que representa bem menos do dobro.
Do partido
Contudo, o PL teve direito a seis cadeiras, enquanto o Republicanos a apenas uma; o PDT obteve 10 mil e tantos votos, bem menos que os 14 mil do Republicanos, porém obteve duas cadeiras e o Republicanos apenas uma, somando mais votos. E a lei é clara: o voto em primeiro lugar é do partido! Imaginem se não fosse... Pode isso, Arnaldo?
Não errou uma
Durante a campanha eleitoral muitas pessoas ficaram intrigadas com as previsões do galego Paulo Mannes, que usou de uma sondagem metodológica avançada (não era pesquisa oficial), tanto que desde o início, durante todo o período e por diversas vezes suas previsões foram totalmente assertivas. Foi um dos primeiros a dizer que o Robison Coelho (PL) passaria de 50% dos votos válidos. Impressionante, não deu outra!
Sempre na mosca!
O vereador eleito Victor Nascimento (PL) no meio da campanha fez uma consulta com o Mannes, que o tranquilizou dizendo que somaria mais de 2 mil, e que dentro do PL estaria ranqueado em primeiro ou segundo lugar entre os mais votados.
Cravou
O Victor perguntou também sobre o Fernando Pegorini (PL) e foi quando o galego Paulo Mannes cravou: será eleito e estará ranqueado entre a terceira ou a quarta posição. Não deu outra. Minha nossa!! Vou pedir pro Mannes me passar os números possíveis da mega-sena...
Força
Cansei de dizer durante o período eleitoral que se tinha um candidato a vereador na city pexêra seria o Pedro Molleri, o Pedro da Celesc (PL), que na sua primeira candidatura conseguiu garantir uma cadeira na piramidal casa do povo.
Nem 100 votos
Os candidatos a vereador da Dubai brasileira, o Marcelo Lazzaropi, ops, Lazaroni (PSB); Gustavo Saúde (PSB) e o Saraiva (PP), juntos não conseguiram colocar 100 votos nas urnas eletrônicas no pleito do último domingo.
Cabeça inchada
Com a fiasqueira dos votos, o trio empirulitou, digo, sumiu. O Lazzaropi, ops, Lazzaroni, enfermeiro de profissão, talvez tenha tomado e indicado um analgésico pra cabeça inchada, ops, dor de cabeça. O trio chegou a tirar umas férias das redes sociais e uatis de BC. Oh, dor!
Cansado!
Por comentar sobre férias, foi o que citou o vereador eleito mais votado da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, o Jair Renan, o zero quatro. Ao responder sobre suas pretensões no futuro mandato, ele disparou que “vai tirar férias”.
Emílio Dalçóquio
Há quem diga que além do filho do senador Jorge Seif, o Jorginho Seif (PL) que foi candidato a vereador de Itapema e fez a mixaria de 286 votos, o empresário Emílio Dalçoquio pode vir a estar no staff do Jair. Será que será?
Capotou
A sogra do candidato a prefeito da Dubai Maravilha, o Peeter Grando, o Fabrício da Shopee (PL), Neusa Giraldi (MDB) – que era candidata a vereadora na city pexêra –, não logrou se elege na piramidal casa do povo em 2025. Oh, dor!
Derrotados
Além de Fabrício, Peeter e David, outros nomes podem ser elencados como os perdedores desta eleição na Dubai city. Um dos que se destacam é o ex-prefeito Rubens Spernau (PL), que neste momento está em lua de mel após o casamento. Fontes palacianas dão a entender que no retorno das férias o galego deve pedir exoneração e carcar fora do governo.
Derrotados 2
Spernau é padrinho da prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD). Não precisava ter se envolvido diretamente na eleição, mas além de gravar vídeos de apoio, estava sempre presente nas caminhadas e demais eventos. Durante a campanha, apesar de conviver com Ju Pavan desde sua infância, afirmou em entrevista que “não conhecia bem a candidata”. Eitcha lasqueira!
Clima político
Na semana que marcou o retorno das atividades parlamentares normais na casa do povo estadual, a Leléia, depois do calendário especial das eleições municipais, climas bem distintos foram constatados nas duas maiores bancadas da Assembleia Legislativo, a do PL e a do MDB.
Explicações
Enquanto entre os liberais o clima era de comemoração pelo excelente desempenho eleitoral com a conquista de 90 prefas por toda Santa & Bela Catarina, na bancada do MDB a situação era de debates internos divididos em busca de uma explicação para o fato de o partido ter despencado de 96 prefas para 70, perdendo o primeiro lugar para o PL.
Chamaram o Xoxodine
O presidente estadual do MDB, deputado federal Carlos Chiodini, o Xoxodine, que está licenciado do comando do partido, foi convidado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), para uma reunião-almoço.
Jorginho patrolou
No cardápio, muita discussão e conversas em tons altos, havendo certas críticas inclusive ao governador Jorginho Mello (PL), por ter entrado de corpo e alma na campanha e “invadido” alguns redutos emedebistas tradicionais no estado, patrolando, sem dó e nem piedade, em nome dos candidatos do PL.
Depois da tempestade...
Alguns defendendo, também, que o MDB volte a ser o de guerra de antigamente, com maior protagonismo e independência. Mas o fato é que, segundo alguns calejados analistas de plantão, nos bastidores, no final das contas, passado o clima pós-eleitoral, tudo ficará como dantes no quartel de Abrantes.
Não largam o osso
Ou seja, o MDB no seu canto, com cargos no governo e a grande maioria votando a favor do governo. Vale lembrar que o deputado Jerry Comper, que ocupa atualmente o cargo de secretário de Estado da Infraestrutura, pertence aos quadros do MDB.
Vídeo dos ex...
O vídeo de uma reunião em que aparecem o atual governador Jorginho Mello (PL) e outros ex-governadores, inclusive Leonel Pavan (PSD) e ex-deputados em alegres conversas e confraternização, agitou as redes sociais nos últimos dias pós-eleitorais. Muita gente criticando, inclusive, classificando a turma de “tudo farinha do mesmo saco”.
Antigo
A explicação, entretanto, é que a tchurma que gosta de espalhar coisas duvidosas pela internet, usou, na verdade, um vídeo antigo, lá de abril, bem antes das eleições de um grupo formado por estes políticos.
Assembleia com acento
O grupo dos políticos é intitulado “Assembleia com acento”, uma alusão à média de idade dos participantes, e que reúne ex-deputados, ex-governadores, desembargadores e empresários para reuniões periódicas de confraternização.
Comes, bebes & discursos
O grupo de políticos é tido como bem democrático e com personalidades de várias cores partidárias. Os convidados pagam o rateio das despesas e têm direito aos comes e bebes, mais os discursos, tipo confraria.
Liminar
O empresário Luciano Hang, o véio da Havan, teve uma nova vitória na dona justa contra os golpes online. A Justiça da Santa & Bela Catarina confirmou uma liminar que proíbe a Meta Plataforms, responsável pelo Instagram e Facebook, de divulgar anúncios falsos que usam o nome, marca e imagem da varejista e do dono da empresa.
Derrota
No mês de agosto uma decisão da justiça sobre esse assunto já havia determinado que a Meta (Facebook/Instagram) não poderia publicar um anúncio fraudulento nas redes sociais usando a imagem da Havan ou de Hang. Eles recorreram dessa determinação na justiça e perderam.
Dever
Na nova decisão, o desembargador Marcos Fey Probst confirmou liminar deferida em primeira instância, afirmando que “é dever da empresa responsável pelo Facebook e Instagram adotar medidas para a proteção dos direitos dos consumidores e segurança dos usuários da internet”.
Abertura da safra da tainha
O projeto de lei que institui o 1º de maio como o “Dia Estadual de Abertura da Safra da Tainha” foi aprovado por unanimidade na Leleia. A proposição do deputado estadual Marcos José de Abreu, o Marquito (PSOL), busca garantir o reconhecimento e fortalecimento dessa tradição catarinense, com um cronograma anual de atividades. Hoje, vários eventos de abertura da safra já são realizados pelo litoral, os mais famosos sendo nas praias do Campeche e Pântano do Sul, em Florianópolis.