Por Ewaldo Willerding - ewaldo.willerding@gmail.com
Ewaldo Willerding é jornalista formando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua há 36 anos na imprensa de Florianópolis
Comércio segue tendência de alta em SC
(foto: Ricardo TridaArquivoSecom)
Estado que gerou mais de 115 mil empregos com carteira assinada em 2024 e que tem o menor índice de desocupação do país, Santa Catarina registrou crescimento de 6,4% em agosto frente ao mesmo mês do ano passado no volume de vendas do comércio varejista ampliado. Se analisados os números de janeiro a agosto deste ano, SC acumula alta de 7,7%. Os dados, apurados pelo IBGE e divulgados nesta quinta-feira (10), demonstram que o setor mantém tendência de alta a partir de bons índices de emprego e renda no Estado. O resultado positivo ficou acima da média nacional, que na mesma comparação registrou elevação de 4,5%. O desempenho supera estados do Sul e Sudeste, à frente do Rio Grande do Sul (+7,5%), Paraná (+5,5%) e São Paulo (+2,9%), que aparecem na sequência.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, comemorou os números apresentados pelo IBGE. “O comércio varejista tem crescido de forma consolidada na maioria dos setores. A elevação de vendas em setores como veículos e eletrodomésticos, por exemplo, mostra também uma confiançano futura da economia catarinense”.
Mel de SC
Santa Catarina se destaca como o terceiro maior exportador de mel do Brasil, resultado da qualidade e competitividade do produto no mercado internacional. Segundo dados do Observatório Fiesc, de janeiro a agosto deste ano, SC exportou 3 mil toneladas de mel, atingindo a marca de US$ 7,7 milhões. Dados da Secretaria da Agricultura do estado apontam que SC tem cerca de 16 mil criadores de abelhas e está entre os cinco maiores produtores de mel do Brasil.
Universidade Gratuita
Órgão de controle com o mais completo banco de dados de SC, o TCE auxilia o governo do Estado no aperfeiçoamento do programa Universidade Gratuita. A Corte de Contas já identificou dezenas de casos de beneficiários cujo patrimônio pessoal ou familiar abrange imóveis, veículos importados, empresas e até mesmo embarcações, o que é incompatível com o caráter social da iniciativa, cujo objetivo é beneficiar estudantes carentes.
Governador Jorginho recebe a ACJ
O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Comunicação, João Paulo Gomes Viera, receberam na quinta-feira pela manhã, na Casa da Agronômica, o presidente da Associação Catarinense de Jornais (ACJ), Cristiano Carrador, e o vice-presidente de finanças, Lenoires da Silva. Numa conversa agradável, o governador relatou suas principais ações no comando do Executivo catarinense até agora e falou também sobre os projetos para o futuro. A ACJ é formada pelos nove maiores jornais de Santa Catarina: Diário do Sul (Tubarão), O Município (Brusque), Diário do Iguaçu (Chapecó), Tribuna de Notícias (Criciúma), Notícias do Dia (Florianópolis), Diarinho (Itajaí), O Correio do Povo (Jaraguá do Sul), Correio do Sul (Sombrio) e A Gazeta (São Bento do Sul).
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.