JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
“O céu é o limite”
(foto: divulgação)
O consultor ambiental, escritor, político, historiador e boa praça Gil Koeddermann lançou o livro “O céu é o limite”
Em 26 de julho de 2004, uma segunda-feira, há exatos 20 anos, a coluna do JC estreava aqui no jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, o DIARINHO nosso de cada dia. Como hoje, estávamos próximos de uma eleição municipal.
Tempo
Era o final do segundo governo do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), e os candidatos a sua sucessão eram João Macagnan (PFL) e o barbudinho Volnei Morastoni, que era PT, hoje MDB. Morastoni levou a eleição, com oito mil votos de vantagem... Parece que foi ontem. Mas só parece.
Mais de 6 mil colunas
Daquele longínquo 2004 até hoje, foram mais de seis mil colunas falando sobre a política de Itajaí, Balneário Camboriú e toda a nossa região. Com 1% de inspiração e 99% de transpiração. Trabalho mesmo. Por isso, considero que hoje, modéstia à parte, a coluna JotaCê se constitui num acervo importante, concorde você ou não, da política que se fez e faz por aqui, com seus acertos e erros.
20 anos não são 20 dias
Em 20 anos muita coisa mudou. Mas eu acho que o essencial não deve mudar. Entre elas, as que dizem respeito à nossa vida particular, a de nossas famílias etc. E está também, óbvio, o trabalho. E o meu trabalho é o de reportar a nossa história política cotidiana. Às vezes com bom humor, outras nem tanto, mas sempre pautado nas benditas fontes, que vão e que vêm. E às quais agradeço sempre.
Só para registrar
Mas o que quero mesmo é registrar que hoje, nesse formato e neste jornal, a coluna completa 20 anos. Se bem que ela começou antes, em outro formato. Pioneiramente no DIARINHO do véio Dalmo e, depois, no Diário da Cidade. Então, oito anos depois do começo original, a convite de Samara Toth Vieira, a quem agradeço sempre, me mudei de mala e cuia para o mais lido do sul do mundo.
No total, então, vão-se lá 28 anos...
E você, leitor, que é para quem escrevo, e a quem às vezes agrado e outras desagrado (vou fazer o quê?), fica o convite para comemorarmos tudo isso no próximo dia 31 de agosto, na 16ª Gororoba do JC, que vai ser lá na Sociedade Fazenda da Praia Brava. As camisetas logo, logo estarão à venda. Continue me acompanhando aqui e no Blog do JC (DIARINHO.NET). Bora lá para fazer e contar história.
Mais demagogia
A vereadora intisicada e pré-candidata a prefeita da Dubai brasileira, Juliana Pavan (PSD), não cansa de fazer proselitismo político, ainda mais em tempos de eleição. Agora ela quer dar gratuidade de duas horas para quem usa o estacionamento rotativo da cidade. Rotativo que funciona, aliás, e muito bem. Mas a moça quer “causar”...
Útil e imprescindível
O sistema de estacionamento rotativo é uma forma de organizar o estacionamento em cidades com número grande de automóveis, como é o caso da Dubai brasileira. Em toda cidade grande é sempre um parto instalar o sistema por conta de político que se aproveita disso pra fazer demagogia e inventar moda. É o que está fazendo, mais uma vez, Ju Pavan.
Tá no DNA
Juliana não nega de quem é filha. A demagogia está no DNA dos Pavan. Não vê que o pai, o ex-tudo Leonel Pavan, inventou agora, como pré-candidato a prefeito de Camboriú, o discurso que estão chamando de política Robin Hood para promover o desenvolvimento de Camboriú à custa da prima rica, Balneário Camboriú, chamada inclusive de Dubai brasileira? Pois é.
Cosadiloco
O fato é que, ao que parece, se julgam acima do bem e do mal. Não querem o poder só numa cidade, querem logo em duas. Zolhudos e arrogantes. Ou não? Ou estou errado? Eleição casada de pai e filha é pracabá.
Quem vai mandar...
Nunca se viu disso. Se bem que, dizem as más línguas, quem vai mandar mesmo nas duas cidades, caso logre êxito o desejo de poder da família, é o véio ex-tudo Pavan. Quem conhece sabe como funciona ali...
Dudu Mafra
O pré-candidato a vereador da Dubai brasileira, Dudu Mafra (PP), visitou a choupana do JC. Dudu passou por vários cargos públicos, Fazenda, Planejamento, Educação e no Funservir, que é o Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Público.
Melhor plano de saúde
Dudu lembra que, por ser da área da saúde, trabalhou muito para proporcionar ao servidor público o melhor plano de saúde do Brasil. Mafra também assumiu por dois meses como vereador, aprovando uma lei que foi sancionada pelo prefeito, proporcionando isenção de impostos municipais para entidades sem fins lucrativos.
Causa animal
A pré-candidata a vereadora Melissa Menezes (PSD) visitou a choupana e falou de seus objetivos para a causa animal, entre eles a conquista de um hospital veterinário. A bela moça dos cabelos coloridos também é professora da rede pública.
Super live
Melissa fará hoje, às 19h30, nas redes sociais, uma live da causa animal (@melissagmenezes) com o pré-candidato a prefeito Osmar Teixeira (PSD) o Sancho Pança. Políticas públicas pra bicharada será a tônica da live. Uma live animal?!
Xingamentos e agressão
Rolou xingamentos e agressão na Festa dos Amigos da Mariscolândia, no último finde. E a brigaçada aconteceu no final da tarde, com ânimos exaltados e bebida na cachola, envolvendo membros do atual governo do prefeito Aquiles da Costa (MDB) e da oposição.
B.O.
Houve um estranhamento e um ex-secretário da prefa teria dado um soco na boca de uma mulher. Com a situação, o marido deu um soco na cara do ex-abobrão que caiu e teria batido a cabeça. Foi um furdunço danado, que jogaram areia em cima, apesar dos linguarudos de plantão garantirem que ambas as partes registraram boletins de ocorrência... Cosadiloco!
Convenção
O manda brasa da Maravilha vai realizar convenção para decidir quem vai ser o candidato e com qual partido vão estar coligados. Um lado do manda brasa puxa pra minha musa da confusão com Nilson Probst, o outro com o rei do berreiro Marcelo Achutti, puxa para o lado de Peeter da Shopee, digo, Lee.
Garganta
Cerca de 45 pessoas têm direito a voto no diretório da executiva do partido em BC, e o que me sopram nos sensíveis ouvidos é que o vereador Nilson tem a língua maior que os votos. E agora, aguardemos com expectativa a definição que pode sair, antes tarde do que nunca, neste domingo, das 9h às 12h, na casa do povo da Dubai Maravilha.
PL da Mariscolândia
O Partido Liberal da Mariscolândia faz, neste domingo, 28, sua convenção municipal. Ela ocorre na chamada Casa Verde e Amarelo, entre 15h22 e 18h22, momento em que serão confirmados os pré-candidatos a vereador e também o pré-candidato a prefeito pelo partido.
Momento importante
“A convenção municipal é um dos momentos mais importantes do processo, por marcar a oficialização dos nomes que poderão disputar o pleito após homologação formal pelo Tribunal Regional Eleitoral”, pontua o presidente do PL de Penha, Luca Dias. Serão 14 nomes que buscarão por vagas nas 13 cadeiras estofadinhas no legislativo de Penha.
Catatau de nomes
Os nomes do PL ao cargo eletivo do Legislativo que irão à convenção são: Marinho, Mario Marquett, Alois Vogel, Cristiano Genoir, Eduardo Fortes, Henrique Hemmer, Marcelo Chapolin, Professor Zaca, Felipe Anacleto, Jardel Veloso, Noé, Mirela, Nara Anacleto, Missionária Simone, Lu Ignácio e Deborah.
Luizinho
O partido também deve consolidar o nome de Luizinho Américo como pré-candidato a prefeito pelo PL. “Luizinho Américo é o nome já consolidado internamente e possui o apoio máximo do nosso presidente estadual, o governador Jorginho Mello. Um nome que prega a renovação que tanto defendemos”, finalizou Lucas.
Azeitar as coligações
Durante a convenção, o PL também vai deliberar sobre as coligações. Nesse momento, PRD, PP e Republicanos possuem conversas avançadas para sacramentar uma aliança no processo majoritário das próximas eleições.
Comentários:
juarez rezende araujo
26/07/2024 17:12
Se Pavan for DEMAGOGO até que fez mais que a boca,aqui em BC se você olhar pra frente,pra trás ,pros lados vai ver obra do faz tudo pra todos os lados.Pode perguntar pra qualquer historiador.Agora se Camboriu ganha com a eleição do PAVÃO,com certeza Balneário não perde,afinal a cidade MÃE bem arrumada leva qualidade de vida pra cidade filho do rio Camboriú.
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.