Baixo nível
Continua repercutindo o Show do Golpe na piramidal pexêra que teve o seu ápice na semana passada e acabou por abrir as vísceras do legislativo da city, e o cheiro de podre se espalhou por todos os cantos.
Nada
É uma pena ter que acreditar que pior do que está, pode ficar, quando a cada legislatura se vê mais gente pensando nos seus próprios umbigos, nos seus likes, e dando as costas pra cidade. Foi um processo de 90 dias que não agregou nada. Uma vergonheira.
Só um ganha
E no show da demagogia, o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) é o único que lucra algo, já que sua forma de fazer política tá baseada no sensacionalismo, no massacre e no julgamento sumário. Foi uma baita saia justa para vários colegas de oposição, que não enxergavam ilícitos tão graves para justificar uma cassação, mas não tinham pra onde correr. Osmar comeu todos com farofa.
Opção errada
Que sirva de lição para os vereadores a opção errada da oposição burra ao governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Com gravíssimos problemas na cidade, focar o trabalho do legislativo durante três meses numa tentativa de golpe sem fundamento consistente e virar as costas pras soluções que Itajaí precisa, vai sepultar uma legislatura inteira. Metade não se reelege.
Outra metade
E a outra metade vai penar muito pra conseguir a reeleição, sem qualquer conteúdo para encarar uma candidatura majoritária. Falta altivez, espírito público e um monte de noção pro legislativo. Sem contar a falta de humanidade com o barbudinho. Quem assistiu mais de 10 horas de sessão, pra ver os vereadores votarem como todo mundo previa, viu quão dispensável o legislativo é hoje.
Governo da governabilidade
É óbvio que o entorno do barbudinho e o próprio alcaide têm suas falhas para deixar a situação chegar onde chegou. Não tem Santo Imaculado nessa história toda, mas agora governo, oposição e independentes precisam tocar Itajaí até o final de 2024. O fim do impeachment traz a possibilidade de um novo governo. Alguns cravam que vai ser o governo da governabilidade. Faz sentido.
Nos dedos
Outra situação foi a do entisicado pré-candidato a vereador, o Fernando Pegorini (PSD), que visitou o pançudinho escriba no finde e não se aguentou e carcou uma live na última sexta-feira, depois da votação do Show do Golpe, digo, impeachment.
Lascou na espinha
O ex-vereador, que participou do início da atual legislatura com uma boca no legislativo, detonou o grupo do Fabinho Rezes (PSC) e do presidente da câmara, o ex-comunista Marcelo Werner (PSC). Na fala, ele cravou que faltou lealdade dos vereadores com a população, além de falar que a legislatura é péssima.
Enojado
Pegorini falou que ficou enojado ao ler a coluna dando conta de que o todo-poderoso da piramidal Fabinho Rezes era contra o impeachment. Não só o entisicado, mas como toda Itajaí sabia que Fabinho tramou para o golpe. Fabinho, nos bastidores, dava tapas adoidado, mas escondia a mão.
Reafirmou
O Pegorini argumentou (e reafirmou na visita na choupana) que Fabinho correu pra dar a declaração quando viu que não ia dar em nada, dando a entender que, além disso, muita coisa suja e ofertas indecentes rolaram nos bastidores. Credoemcruz!
Alembrar
Pra arrefrescar a memória do leitor da coluna e do Blog do JC (espia no diarinho.net), o todo poderoso e encapetado Fábio Rezes, que é secretário de Comunicação da piramidal e presidente do PSC, visitou o socadinho na tarde de quinta-feira, horas antes da votação do Show do Golpe, impichamento do alcaide e seu vice.
Jurou
Fabinho, que por enquanto manda e desmanda no partido do peixinho e vai comandar com mão de ferro o Republicanos, com influência no PSD, entre outros, jurou, na visita à choupana, com pés juntinhos e mãos postas, sem ficar corado, que não queria e nem trabalhou pra apear o prefeito Volnei. Então tá.
Xenofobia
Não caiu nada bem entre os empresários da city da praia alagada, ops, alargada, a declaração de deputado sapatinho Carlos Humberto de que sendo prefeito (Deus nos livre e guarde) daria um pontapé na bunda dos extraterrestres da cidade. Inúmeros deles, que não nasceram aqui, sentiram-se ofendidos e com absoluta razão.
Lista
Saiu a primeira lista dos extraterrestres que terão suas nádegas acertadas pelo sapatinho Gucci do aspirante a prefeito, caso ele seja eleito um dia. Francisco Graciola, o nosso Chico da FG, natural de Gaspar. Nivaldo Pinheiro, da Procave, nascido em Agronômica e crescido em Blumenau. O melhor do melhor do mundo, Auri Pavoni, da Pavoni & Pavoni, gaúcho das bandas de Rondinha.
Mais nomes
E segue a lista. O Carlos Haccke que também prepare a sua buzanfa pois, nascido em Brusque, não escapará. O Mohamed Abou Wadi, que junto com o saudoso Artenir Werner, que era de Rio do Sul, fizeram a hoje Uniavan, que de origem libanesa, nasceu em Lages. E só não entraram nesta lista os construtores Rogerio Rosa, da Embraed, nascido em Armação, e Nelson Nitz, que nasceu em Blumenau e já deixaram este plano.
Grupos de zap
Os grupos de zapzap que reúnem empresários da Dubai Brasileira moeram o sapatinho na última semana. Que ele não é muito quiridu entre o pessoal a gente já sabia. Mas o que esse pançudinho não tinha a dimensão é do tamanho do desprezo que a turma destilava com tantos adjetivos não publicáveis sobre o deputado Carlos Humberto, o sapatinho.
Furo no Gucci
Não, não é solinha do sapato Gucci do deputado Carlos Humberto, que está furada. É a parte de cima mesmo. Foi um tiro no pé a entrevista dada pelo deputado sapatinho a um podcast da cidade. Parece que o parlamentar não anda muito bem assessorado. Pois sempre que abre a boca, seja em entrevista ou para bater de frente em grupos de zapzap, a assessoria esquece de colocar a embocadura no dito cujo.
E ainda tem
Faltaram na lista grandes nomes que ajudaram a construir o que a Maravilha é hoje, dentre eles os empresários Macita da Camvel, Julinho do Chaplin, Júlio Tedesco da Marina Tedesco, Mussolini Cechinel da Constutora Cechinel, todos não nasceram em Balneário Camboriú.
Rebelinho
Os perdigueiros da coluna que se espraiam pelos corredores do paço da Vila Operária, contam que o presidente do MDB da city pexêra, Wilson Rebello Júnior, o Rebelinho, e o vereador Bruno estiveram com o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), na sexta-feira.
Pau quebrou
Até aí, tudo certo. O clima esquentou entre a toda poderosa assessora do prefeito barbudinho Volnei, a Paula, e o Rebelinho, no último andar do paço da vila Operária. A porta aberta levou longe a discussão. Eitcha!
Pegou fogo
Ao sair, todo mundo escutou uma discussão do Rebelinho com a toda poderosa Paula. Rebelinho teria dito que faz dois meses que não ia no gabinete por conta da atitude da Paula e que iria ficar mais cinco sem aparecer...
Deu risada
Rebelinho, pelo que conta a raça de linguarudos de zovido esticado, estava possesso e teria dito que a Paula conselheira estava acabando com o governo. Rebelinho teria dito pra Paula liberar os cargos dele pra fazer a composição e ela respondeu que não tinha cargo. Foi daí, contam os perdigueiros, que Rebelinho bateu a porta e saiu, dando risada. Eitcha!
Emasa a mil
O diretor-geral da Emasa, empresa de água e saneamento da Dubai Brasileira, Douglas Costa Beber, garantiu presença na 15ª Gororoba do JC. De quebra, atualizou este socadinho escriba sobre as diversas obras que estão sendo implementados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que deverá estar rodando nos trinques para a próxima temporada.
Obras na ETE
Dentre as obras implementadas, a colocação de dois equipamentos de gradeamento fino mecanizados nas calhas de entrada dos efluentes da estação, a aquisição de um triturador e três novas bombas que estarão sendo instaladas na próxima semana, o bom andamento da obra do novo decantador, cuja colocação do concreto se dará em breve, além da limpeza e manutenção de tanques, decantador e demais componentes da estação.
Estudo geofísico da ETE
A Emasa encaminhou também ao IMA e ao MP estudo geofísico da ETE e sugestões de possiblidades para a utilização da lagoa de aeração, que atualmente está fora de operação, melhorando o tratamento dos efluentes até a finalização da construção dos novos tanques de concreto armado que farão parte da modernização da ETE.
Balneabilidade
Douglas lembrou o esforço feito pela Emasa, por determinação do prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL), em ações importantes que trouxeram, pela primeira vez depois de décadas, a balneabilidade à praia central de Balneário Camboriú, alcançada em 2019, e que precisa ser mantida com investimentos na ETE e conscientização das pessoas sobre cuidados ambientais.
Se Liga na Rede
Desde que o programa Se Liga na Rede foi ampliado na Dubai Bbrasileira, mais de 90 mil ligações foram fiscalizadas, uma legislação mais severa foi aplicada, além de grandes investimentos na ampliação da rede de esgoto por todos os bairros da cidade, o que faz de BC modelo de saneamento pra Santa & Bela Catarina e para o Brasilzão, com mais de 98% de rede de esgoto instalada.
Não vai faltar água
Douglas discorreu também sobre a série de medidas e obras que garantem água potável nas torneiras tanto de BC quanto de Camboriú mesmo na alta temporada, e adianta em primeira mão que está muito próxima a concessão da Licença Ambiental Prévia (LAP) do Parque Inundável Multiuso, que será um marco para a qualidade da água e a segurança hídrica das cidades irmãs para as próximas décadas. É isso aí!