Show do Golpe
Na quinta-feira, a piramidal pexêra deve encerrar o horrível Show do Golpe pra cima do barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Segundo os atentos observadores do legislativo da city, o óbvio final, esperado desde o começo, deve se concretizar: a oposição não terá os 12 votos necessários para cassação do prefeito. E foi-se pelo ralo tempo, dinheiro e dedicação de nossos amados heróis.
Desproporcional
Embora a equipe de assessores que cerca o barbudinho tenha pedido pra tomar na cabeça, perdendo ações no judiciário e não orientando o prefeito a fazer o que seria mais nobre, devolver a grana recebida de forma duvidosa, ficou claro que a cassação do mandato conferido democraticamente nas urnas é medida pra lá de desproporcional à suposta irregularidade. Que chorem os golpistas.
Unir forças
É nítido o cansaço do barbudinho no fim de sua trajetória política. Os parlamentares deveriam unir forças para dar pra cidade uma mudança de geração mais saudável, mas preferem focar suas ações em destruir, ganhar no tapetão. Pouco nobre, pensando apenas em seus umbigos e sendo descaradamente manipulados pelo Sancho Pança Osmar Teixeira (SD), o único que ganha algo com isso.
Lu
A ex-presidente da casa do povo, a Lu Bittencourt, visitou o socadinho escriba e afirmou que seu nome está à disposição do Partido Liberal pra uma pré-candidatura à prefa do outro lado da vala, em Navega City. “As pessoas me pedem, lembram que está na hora de Navegantes ter uma mulher como prefeita”, conta a parlamentar.
PL na majoritária
Questionada sobre um possível apoio a uma recondução do atual prefeito Liba Top, ops, Fronza (União Brasil), a vereadora Lu diz que o prefeito ainda não sinalizou se será ou não candidato à reeleição e que o PL com certeza estará na majoritária em 2024 com uma candidatura à prefeito(a) ou vice.
Tapa na cara
O prêmio recebido pelo Porto de Itajaí na semana passada, publicado nas redes sociais do vice-prefeito, o sabe de nada do Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), é um baita tapa na cara de toda cidade de Itajaí, dos trabalhadores portuários avulsos e dos empresários do setor. Nada contra a premiação, mas não é hora de fantasiar que está tudo bem, quando a angústia e aflição tomam conta do setor.
O erro
Alguns iluminados entendedores de Itajaí afirmavam no passado que o grande erro de muitas administrações do porto era o de focar no fechamento de contas da autarquia e esquecer das contas da cidade. A tradução desse pensamento é que não adianta o porto estar redondinho, mas não ter navios. Não adianta ser premiado por planejamento e sustentabilidade sem contêiner no cais. Criem vergonha e parem de fazer papel de palhaços.
Sustenta
Ou seja, quem assume a Superintendência do Porto de Itajaí deve estar ciente que a conta com geração de empregos, arrecadação de impostos e movimentação da economia é que sustenta a city. Não a conta burra, dentro do quintal da administração da autarquia, de receitas e despesas. O apego às burocracias e a essa contabilidade rasa prejudicaram o Porto de Itajaí e toda cadeia em volta dele. Por isso o povão pede privatização já.
Pior de tudo
Mas o pior de tudo é mais uma vez o vice-prefeito mostrar que não sabe nada. Ao postar a foto com o prêmio, provocando na legenda todo mundo que enxerga a real situação do nosso porto, Marcelo confirma que é uma figura pequena. Talvez porque uma penca de gente ligada ao seu partido esteja nomeada nas tetas gordas da Superintendência, em cargos comissionados, fica difícil de enxergar o óbvio?.
Grupo forte
Ainda rende a reunião do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), no final da semana passada, quando se degustou um delicioso churrasco. Nela, o pai de Sapatinho, ops, Carlos Humberto, que conduziu o encontro, disse que aquela era a primeira de uma série de reuniões para formar um grupo forte.
Nova moda
De quebra, CH Pai aventou a possibilidade de ser ele próprio candidato a prefeito na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, e seu rebento, Sapatinho Filho, candidato na Dubai brasileira, em uma dobradinha… Cumé que é?
Delírios de grandeza
Ao que tudo indica, o delírio de grandeza do clã Pavan, que quer o pai, o ex-tudo Leonel Pavan, e a filha, a entisicada Juliana Pavan, prefeitos de Camboriú e de Balneário Camboriú, se alastrou para a família Sapatinho, ops Carlos Humberto, que também quer pai e filho mandando e desmandando nas cidades irmãs… Aí não dá, né? Olha o absurdo que passa por essas mentes milionárias…
Natividade
Mas, de tudo o que foi dito e ouvido na reunião de CH, os linguarudos de plantão (arreda, raça de infelizes!) analisam que Sapatinho quer ser candidato com pegada “nativa”, em uma cidade que, deixa eu chutar, 70% das pessoas são de fora.
De fora
Então, o Carlos Humberto fala para 30% de um eleitorado que não dá bola se o candidato nasceu na Dubai brasileira ou não. Ou não é? Além disso, o seu genitor, Carlos Humberto pai, não é nascido na Dubai Maravilha. Vai ser mandado embora?
Trair e coçar
Observa-se, também, a presença no churras do Sapatinho de vereadores que se juntaram a David La Barrica (Patriota) para trair o pop star na votação da presidência da câmara em janeiro, e que agora ficaram na mão, já que La Barrica, atual melhor amigo de Fabrício, traiu lá e traiu cá. Ui!
Mantra
No resumo, Sapatinho, ops Carlos Humberto, diz ter a seu lado o governador Jorginho Mello e ser o candidato natural do PL. Vai vender isso até o fim, e, em seu favor, e cheio da grana, junta grupo que não encontra guarida perto de La Barrica.
Extraterrestres
Já La Barrica parece ter o apoio dos ETs de Curitiba, que, aliás, são eminências pardas iguais a cabeças de bacalhau, que todo mundo sabe que existem, mas nunca ninguém viu. O quanto esse apoio vale, e dizem as más línguas que vale muito, só o tempo dirá.
Pra terminar
Pra encerrar o assunto “reunião do Sapatinho”, as priguntas que não querem calar são as seguintes: afinal, onde entra o pop star nisso tudo? Vai ter que engolir o que o PL estadual decidir? Vai apoiar um candidato que até aqui está longe de ter a unanimidade do grupo? Ou vai abrir mão e deixar o futuro de tudo o que construiu até aqui ao Deus dará?
O futuro a Deus pertence
As respostas virão nos próximos capítulos de uma pré-campanha que chegou chegando, agora com tudo, na Maravilha do Atlântico Sul. Mas é só o começo. Outras forças se movem, candidato é o que não falta. Quem viver, verá. Ai Jisus!
Mário
O empresário Mário Pera, de Bombinhas, visitou a choupana do socadinho escriba e afirmou que seu candidato à presidência é o JC. O Mário afirmou que é pré-candidato a prefeito de Bombinhas em 2024 e que vem com tudo. Hummmm...
Fritz Müller
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) da Santa & Bela Catarina divulgou os vencedores do 24º Prêmio Fritz Müller. A premiação tem por finalidade reconhecer e premiar empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no estado.
Unipraias
O Parque Unipraias foi premiado duas vezes, sendo vencedor nas categorias “Educação Ambiental”, com o Programa Parque Escola, Diversão Educa e em “Turismo Ecológico e Sustentável”, com o Barco Escola, Expedição do Igarapé.
Especial
“Esse é um prêmio especial, pois reconhece os Projetos do Unipraias como cases de sustentabilidade, controle ambiental e todas as boas soluções para reduzir os impactos negativos no meio ambiente na atividade turística”, explica Caroline da Luz, Engenheira Ambiental do Parque Unipraias, responsável pela coordenação dos dois projetos.
Atuações sustentáveis
“Estes prêmios são importantes por validarem a gestão do Parque Unipraias como promotor do desenvolvimento turístico aliado à preservação do meio ambiente. Nossas escolhas por atuações mais sustentáveis ganha credibilidade perante nossos visitantes”, comemora Evódio João de Souza, diretor do Unipraias.
Polêmica
Confirmada para esta terça-feira, dia 15, a partir das 9 horas da manhã, no Plenarinho da Alesc, a inédita audiência pública que vai debater o já polêmico projeto do entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL) que propõe a mudança do hino da Santa & Bela Catarina.
Audiência
A Mesa Diretora da casa do povo estadual autorizou a tramitação e o cronograma da matéria, que iniciará justamente por essa audiência, via Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.
Comissão Especial
Na sequência, de acordo com o resultado dos debates, haverá a instalação de uma comissão especial de trabalho, integrada pelo parlamento e representantes dos setores culturais, artísticos e musicais, tanto da área pública como privada, para definir a forma de concurso público para escolha do novo hino, se for o caso.
Desconhecido
Naatz tem justificado o projeto argumentando que o hino atual, adotado por lei estadual em 1895, há 128 anos, continua nada representativo e desconhecido da maioria da população, não retrata os valores cívicos e a história catarinense e, por isso, defende que a letra do novo hino aborde, obrigatoriamente, temas como o potencial turístico, histórico, geográfico, econômico e cultural das diversas regiões do estado.
Outras pautas
Sobre enquetes em relação à opinião do povo em torno do tema da mudança do hino, inclusive a feita pelo DIARINHO, que tem questionado em seu resultado “se os deputado não tem coisa mais importante para debater e fazer”, Ivan Naatz respondeu.
Tem sim
“Sim, os deputados tem outros temas prioritários para debater e encaminhar como saúde, educação, segurança pública e estradas, e estão legislando e discutindo isso também. Quem buscar pesquisar no site da Alesc e nas minha redes sociais, por exemplo, vai encontrar projetos relacionados à defesa do consumidor, turismo regional, defesa animal, estradas, educação e saúde”, lascou o bocudo.
Estimular
E completou: “É missão também do parlamento estimular e intermediar este debate cívico com a população em torno de um hino que seja representativo e traduza a história e o potencial catarinense, contribuindo para aumentar a autoestima de nossa população”. Então tá.
Ação e reação
O ex-deputado federal e atual presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, postou em seu Twitter neste fim de semana: “Estarrecedor as revelações dessa semana sobre o Governo defendido pelo Governador Jorginho Mello, envolvendo a prisão de seu Amigo da PRF Silvinei Vasques e o escândalo das joias. O Que Bolsonaro e Michele vieram fazer em SC na Casa da Agronômica? Com a palavra o Governador! “
Ui!
Ao que o entisicado deputado Ivan Naatz, da ala governista na Alesc e puxa do governador catarinense, respondeu prontamente, inclusive por vídeo, também postado nas redes: “ Décio, na boa, cuida do Sebrae, cuida do PT e dos ministros do governo federal que têm explicações a dar dos ministros que estão indo de jatinhos da FAB para dormir em casa, porque do governo Jorginho Mello, que está com 80% de aprovação popular, nós estamos cuidando e cuidando muito bem”.