Na paz
O presidente do Partido Socialista Brasileiro, Flávio Furtado, o vice-presidente, Luciano Mette, e o ex-vereador Julcemar Ferreira visitaram o socadinho escriba. A visita de cortesia visou o futuro.
Não está
O Flávio, que hoje ocupa cargo no Semasa, jura com os dois pés juntos que o partido da pombinha branca não está no governo e que ocupa cargo desde o segundo mandato do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) a convite do alcaide.
Construção
O Luciano Mette era o presidente da sigla, mas, em comum acordo, resolveu convidar Flávio em busca de uma construção partidária. Já Flávio garante que existe uma boa conversa para que a sigla volte a fazer parte do governo.
Mamão
Com relação ao vereador Odivan Linhares, o Mamão, Flávio fala que ele é filiado ao partido e que não existe nada que tenha feito que desabone a sigla, e que se porventura o PSB retornar ao governo irá conversar com a excelência excelentíssima.
Não se elegeu sozinho
O Flávio conta que o partido fez mais de 4600 votos, elegendo um vereador, e outros 21 suplentes. “Ninguém se elegeu sozinho, nem o vereador mais votado de Itajaí conseguiu se eleger sozinho”, frisa.
Executivo e Legislativo
Flávio critica todos os prefeitos, inclusive Volnei, por conversarem diretamente com o vereador e não com o partido, o que torna a relação quase que pessoal e não institucional entre os poderes executivo e legislativo. “As negociações deveriam ser feitas entre os partidos e o governo e não com o vereador”, enfatiza.
Conversado
O chefão do PSB, instado, expõe que realmente tem conversado com outras siglas com relação às eleições municipais de 2024, e que podem estar alinhados em um projeto ou, se a situação inspirar, ter candidatos à majoritária, sendo prefeito ou vice.
Crescimento
Tanto Flávio, quanto Luciano, enfatizam que o mais importante é o crescimento da sigla e a possibilidade de ofertar bons nomes à coletividade pexêra que possam contribuir no legislativo e executivo com os anseios de Itajaí.
Desafios
O líder do partido da pombinha branca também não deixou de pontuar sobre desafios presentes e futuros. No caso do Porto de Itajaí, afirma que a atual Autoridade Portuária focou no nosso terminal maior, mas se esqueceu de cinco outros terminais que ficam à montante e que movimentam tanto quanto o Porto de Itajaí. O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, é do PSB.
Criticou
Flávio também criticou um túnel ligando Itajaí e Navegantes, da mesma forma que rechaça uma ponte. “Essa ligação vai atravancar ainda mais o conturbado trânsito que tenta fugir da esgotada BR 101. Seriam propostas mirabolantes ou factíveis?
Monotrilho
A solução, na visão de Flávio, seria uma espécie de monotrilho, “onde se fizesse o transporte de pessoas e não de carros”, emendando que “a ponte teria que ter a altura de mais de 47 metros e o túnel vai sobrecarregar o trânsito de carros e diminuir o calado, prejudicando a navegabilidade dos navios. Será um caos”, profetiza.
Barcaças
O Flávio fala, ainda, que os grandes portos do mundo não precisam de uma área pra armazenar cargas e sim poderiam fazer o transporte e transbordo dos contêineres por barcaças. Ele revela que fez um projeto há alguns anos, quando ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí.
Pracabá!
Não dá pra entender a Secretaria de Turismo da Dubai brasileira em fazer o evento dos amigos em pleno dia do Custom Show, que acontece no Expocentro Balneário Camboriú Julio Tedesco. O Custom Show movimenta um público qualificado que vem de todo o Brasil e exterior.
Atravancar
No caso, fazer o Encontro dos Amigos na mesma data acaba por prejudicar a cidade, que terá a avenida Atlântica fechada e sem um aparato público pra zelar pelas vias públicas no centro e no entorno do Expocentro. Não se consegue entender a cabeça de quem hoje comanda o Turismo. Lamentável.
Juraci e Jorginho
Pré-candidata a prefeita, a atual vice-prefeita da Mariscolândia, professora Juraci (MDB, por enquanto), se encontrou com o governador Jorginho Mello (PL) na capital manezinha. Circulam fotos e vídeos da dupla JJ: Juraci e Jorginho, aos risos.
Sobre Penha
Nas redes sociais, a pré-candidata a prefeita Juraci disse que conversou com o governador sobre demandas para Penha. Mas “entregou” o assunto eleição quando escreveu “Deus une pessoas e propósitos”. Hummmmm...
Mulheres com Jorginho
A presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeita de Vargem, Milena Lopes (PL), estava presente no amistoso bate-papo de Juraci com o governador. O encontro aconteceu num evento para cidades.
Fecam
A presidente da Fecam é a primeira mulher eleita para a entidade, oportunidade em que derrotou o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB). A prefeita contou com o apoio do governador Jorginho Mello e venceu a disputa.
Deselegante
O promotor de Chapecó que veio participar da mesa 09, na primeira Conferência Catarina da Zona Costeira, na Univali da praia alagada, digo, alargada, detonou os Estudos de Impacto de Vizinha (EIV) e a verticalidade da Dubai brasileira.
Sem noção
O promotor lascou que as construtoras só fazem obras para especuladores (cumé que é?) e sugeriu criar insegurança jurídica para os empresários da construção civil, o que deixou os advogados presentes assustados. Nas entrelinhas, só faltou dizer que o Ministério Público não se coça e nem trabalha.
Atacou a Gisele
E, de graça, fez uma crítica direta à supermodelo bonitona Gisele Bündchen, dizendo que a mesma, se olhada bem de perto, tem muitos cravos na face…
Espírito da quinta série?
A crítica pra cima da modelo veio porque ela passou a virada do ano em um apê chiquetoso na praia Brava, em Itajaí, avaliado em 50 milhões. Deselegante...
Aves conversando
O atucanado Leonel Pavan (PSDB), ex-tudo, retornou da Zoropa e vai marcar uns papos de pertinho com seu ex-adversário, o homem-pássaro Edson Periquito (Republicanos). O intuito é apoios mútuos. Pirica apoiaria a candidatura da Juliana Pavan pra principal cadeira do paço dos altos da Dinamarca na Dubai brasileira, sendo que a bela deixaria o PSDB e embarcaria no Republicanos.
Apoio mútuo
Já o Pavan e a Juliana apoiariam a candidatura de Periquito a prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. Comenta-se, inclusive, que o vice de Pirica poderia ser o empresário e ex-candidato a prefeito Altamir Montibeller (PSD). Será?
Errou
O vereador da Dubai brasileira Anderson dos Santos (Podemos) postou em suas redes sociais um vídeo com a foto do presidente Lula e outros políticos e o submarino da Ocean Gate e escreveu a frase “a se a gente pudesse”. Depois de receber uma enxurrada de críticas pelo desrespeito e ignorância, o nobre edil apagou a postagem. Papelão...
Conservador?
O vereador Anderson ultimamente vem adotando uma postura de “Deus, pátria e família” pra tentar ir para o mesmo partido do ex-presidente Bolsonaro, mas o que fiquei sabendo é que, além de não ter espaço pra ele no PL da Dubai Brasileira, dizem as más línguas que os manda-chuva do partido não querem um “falso moralista” na sigla. Oh, dor!
Ministro da Pesca
O ministro da Pesca, André de Paula, chega nesta quinta-feira na Santa & Bela Catarina para acompanhar a abertura da ExpoMAR na city pexêra e a inauguração da nova Casa da Colônia, em Tijucas, além de encontro com lideranças do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), pescadores e estudantes do barco-escola.
Ana junto
O bagrão da pesca nacional deve ser ciceroneado pela deputada federal Ana Paula Lima (PT), que deve acompanhá-lo nos compromissos e nas pautas da categoria, tanto empresarial, quanto de pescadores.
Lá em Brasólia
O vereador Kaká Fernandes (Podemos), que está cumprindo agenda em Brasólia, onde esteve no Ministério dos Esportes solicitando uma pista de atletismo, também se reuniu com deputados, senadores e autoridades levando reivindicações da Dubai brasileira para a capital federal.
Bolsonaro
Na agenda desta quarta-feira, em Brasólia, Kaká Fernandes, acompanhado do deputado federal Daniel Freitas (PL), aproveitou pra visitar e bater um papo de pertinho com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).