Presidente
O vereador e suplente de senador David La Barrica (Patriota) foi eleito como novo presidente da casa do povo da Dubai brasileira por 11 votos a 8, derrotando a candidatura do vereador Omar Tomalih (Podemos).
Vitorioso
David La Barrica é o grande vitorioso dessa eleição, tendo em vista que disputou contra o vereador Omar Tomalih, que teve o apoio do prefeito viajão Fabrício Oliveira (New-PL). Omar já ocupou a presidência do legislativo. A coluna já tinha cantado a pedra de que tinha vereadores que torciam o nariz pra candidatura de Omar.
Derrotado
Já o prefeito Fabrício Oliveira é o grande derrotado dessa eleição para presidência da câmara, pois, segundo as línguas frouxas, errou feio na estratégia e acabou perdendo toda a mesa diretora.
Fizeram a diferença
Na presidência, foi eleito David La Barrica, e a vice-presidência é de Marcos Kurtz (Podemos). À 1ª secretaria foi eleito Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), e a 2ª secretaria é de Asinil Medeiros, o galo da Barra (PL). Os três votos do MDB fizeram a diferença.
Subestimou
O nome de David começou a circular fora dos bastidores como candidato à presidência faz pouco tempo, mas David já trabalhava nas costuras, apesar do governo dos altos da Dinamarca o subestimar.
Podem ser problemáticos
O prefeito Fabrício Oliveira e sua base acreditavam que tinham a situação sob controle. Ledo engano... Só foram perceber que David não estava pra brincadeira quando o MDB fechou seus três votos. Tentaram, inclusive, entregar a Educação e a Saúde, mas os partidos desdenharam. Os dois últimos anos de mandato podem ser bem complicados para o alcaide.
Não quer engessar
O devoto Beto Cunha (PSDB) deu um plá com a coluna, afirmando que sua emenda ao orçamento aprovada não tem como objetivo engessar o governo. Na verdade, o devoto anda puteado com a falta de consideração do executivo com os vereadores, já que muitos projetos aportam na piramidal sem nenhuma explicação dos bagrões do governo. Sério?
Justificativas furadas
O devoto alembrou de um projeto de dotação votado na semana passada que tinha na justificativa informações inverídicas e nenhum abobrão governista apareceu pra explicar a derrapada. Se fazem isso com um limite de 25%, imagina quanta coisa errada não fazem sem passar pela piramidal, filosofou o devoto que de santo não tem nada.
Diálogo
Beto afirma que sempre que o executivo precisou de dotações orçamentárias na piramidal, e veio explicar pros vereadores, a câmara não se negou a votar. “Se tiver diálogo e respeito com o poder legislativo, vai sempre passar o que for bom pra cidade,” afirmou o devoto!
Tá no papel
A verdade é que Beto Cunha tá dentro do seu papel de oposição, apresentou a emenda e garimpou votos favoráveis. Quem marcou bobeira foi o governo, mais uma vez, que não cuidou de algumas excelências excelentíssimas da base e deixou o arrocho ser aprovado. Quem não se comunica, não tem líder, se trumbica.
Comunicação
A Secretaria de Estado da Comunicação do governo Jorginho Mello (PL) será comandada por João Evaristo Debiasi. Bacharel em Administração de Empresas com pós-graduação em Ciência Política e Política Aplicada e em Gestão de Comunicação e Jornalismo Político, Debiasi nasceu no Rio de Janeiro e viveu em Floripa desde 1990, onde estudou e formou família.
Com honra
“Recebi com surpresa o convite do governador eleito Jorginho Mello e aceitei com muita honra. É uma alegria voltar ao estado onde estudei, formei família e desenvolvi a carreira de comunicação para colaborar com o novo governo”, disse Debiasi.
Já trampou
Debiasi já trabalhou na Secretaria de Comunicação do governo da Santa & Bela Catarina entre 2012 e 2018, em diferentes áreas. Foi o primeiro diretor de Novas Mídias & Inovação e coordenou a transformação de toda área de internet do estado.
Organizou e articulou
Como diretor de Divulgação, organizou as campanhas institucionais, articulando a comunicação de todas as secretarias estaduais, empresas e autarquias, com quase duas dezenas de agências de publicidade. Por fim, foi secretário de Comunicação do governo catarinense.
Lá no Paraná
Em 2019, Debiasi assumiu a diretoria-geral da Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes do governo do Paraná e, desde março de 2020, foi secretário de estado da Comunicação e Cultura do governo de Ratinho Jr (PSD). Após a experiência bem-sucedida no estado vizinho, retorna para colaborar novamente com a comunicação estadual.
Moisés presidente
O governador bombeiro Carlos Moisés será o novo presidente do partido Republicanos na Santa & Bela Catarina. A definição ocorreu após uma conversa com o deputado estadual reeleito Sérgio Motta, atual mandatário da sigla no estado. O encaminhamento tem o aval do presidente nacional do Republicanos, o deputado federal capixaba Marcos Pereira.
Política-partidária
O deputado Sérgio Motta focará no seu mandato e no processo de reeleição. Moisés deixará o cargo de governador no primeiro dia de 2023. Ele retornará à vida político-partidária a partir de março, anunciando a nova executiva do partido.
Responsabilidade Social
O Parque Unipraias, da nossa Dubai brasileira, foi reconhecido pela Assembleia Legislativa por desenvolver ações que contribuem para construir uma sociedade mais justa e que valoriza o meio ambiente. O Unipraias recebeu o Certificado de Responsabilidade Social, entregue durante a sessão especial no Plenário Osni Régis.
Importante
De acordo com o bagrão, digo, diretor do parque, Evódio João de Souza, a certificação é importante para as empresas ganhadoras e também para a sociedade, que fica conhecendo os trabalhos de ações sociais e preservação do meio ambiente.
Exemplo
“É uma satisfação confirmar que o Parque Unipraias serve de exemplo para quem busca soluções que priorizam a harmonia homem-natureza e, a partir disso, desenvolver um futuro melhor para todos”, defendeu Evódio.
Reconhecer
Criado pela Assembleia Legislativa com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, o certificado e o troféu têm a finalidade de reconhecer e destacar as empresas e demais organizações estabelecidas em território catarinense.
Bem-estar e preservação ambiental
Empresas que apresentam o seu balanço social e a comprovação de sua publicidade, promovendo, portanto, a transparência nas relações institucionais e o comprometimento de todos com o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental na Santa & Bela Catarina.
Pra cima de Seif
O que a coluna tinha explanado há algum tempo aconteceu. O PSD entrou na dona justa eleitoral pra cassar o mandato do senador diplomado Jorge Seif, o zero meia (PL). Além do PSD, os partidos União Brasil e Patriota fazem parte da ação que foi protocolada.
Abuso
Os partidos acusam Seif na ação de abuso do poder econômico na campanha eleitoral. Elencam, também, que o preferido do presidente Jair Bolsonaro (PL) teria feito uso indevido de recursos privados. Recursos esses que não foram declarados na prestação de contas e seriam irregulares.
Avião de rosca
Seif teria usado do helicóptero fornecido por empresário que teria sido declarado como táxi aéreo, e cujo valor seria bem abaixo do mercado na doação feita e declarada na prestação de contas que foi aprovada pela Justiça Eleitoral da Santa & Bela Catarina
Gasosa e piloto
Além do avião de rosca, como a coluna já contou, tem ainda a questão da gasosa da aeronave e do piloto. Algo pra lá de complicado de explicar e que não é permitido de doação de algo que seja de terceiros (combustível e piloto).
Hang deu asas
Além dessa bronca, tem outra, também aérea, envolvendo o polêmico véio da Havan, Luciano Hang, que teria levado Jorge Seif pra voar pra lá e pra cá em sua aeronave, o que não pode e não teria sido declarado à dona Justa eleitoral.
Não pode
E a coisa continua cabeluda com a acusação na ação do uso dos canais de comunicação da Havan, estrutura física da Havan pra gravação de vídeos pra campanha e com funcionários da poderosa rede de lojas, o que é vedado pela legislação eleitoral porque é uma empresa, pessoa jurídica.
Hang candidato?
Tem ainda a história de Seif, acompanhado de Hang, na Semana da Indústria Calçadista Catarinense, em São João Batista. Isso no primaveril mês de setembro. A dupla teria, inclusive, subido ao palco pra dar um plá pro povo do sapato, digo, fazer discurso político.
Crime eleitoral?
É preciso repetir, não pode! E o pior que além de ser proibido pela legislação, a coisa piora pelo evento ter sido bancado com grana, ops, recursos sindicais, o que poderia ensejar crime eleitoral.
Hang parecia o candidato
Pela ação, segundo os advogados que representam o PSD, Patriota e União Brasil, quem comandou e mandou na campanha e parecia o próprio candidato era Luciano Hang, que muitas vezes dominava o cenário enquanto Seif ficava só de boa escutando.
Nem dava as caras
Os advogados lascam que há provas de que teve eventos em que o candidato ao senado Jorge Seif, o tilápia zero meia, não deu as caras. E adivinhem quem os representou e deu as caras. Pimba! Luciano Hang, o véio da Havan.
Colombo de zóio
Lógico que o segundo colocado na eleição, o ex-governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD), tá de zoio em cima. Mas o mais importante é o jogo no senado da República, onde o PSD pode ganhar mais uma cadeira e fazer a diferença.