JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Vereador ameaça colunista
O vereador Vanderlei Dalmolin (MDB), da piramidal casa do povo pexêra, ligou pra ameaçar o socadinho escriba: “Não levo desaforo pra casa!”
Vaga no TJSC
Na semana que passou, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina anunciou a aposentadoria da desembargadora Salete Sommariva, que fazia parte do tribunalão na chamada cota do quinto constitucional destinada aos advogados e membros do MP. O processo de escolha do substituto deve ser desencadeado pela OAB catarinense nas próximas semanas, com ampla participação dos doutores da lei de toda santa & bela. catarina.
Itajaí no poder
A boa notícia dos bastidores é que as bolsas de apostas apontam uma advogada pexêra como favorita para a sucessão da dra. Salete. Trata-se da dra. Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes, que foi diretora-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) até o mês de novembro. Nome chique que parece de desembargadora a moça já tem. Mas, além do nome, Fernanda tem uma folha de serviços prestados à advocacia e à OAB que a credenciam.
Prata da casa
A favorita é mestre e doutora em Ciência Jurídica pela Univali, professora dos cursos de Direito e pós-graduação da nossa universidade há mais de uma década. Dra. Fernanda é autora de diversos livros e artigos jurídicos e participou do conselho estadual da OAB catarinense de 2019 até 2021. Possui escritório de advocacia na city há mais de 15 anos. São qualificações que, aliadas ao bom trânsito político da candidata pexêra, a tornam a bola da vez.
Juventude
Outra aposta para a escolha é a juventude da dra. Fernanda. Com 42 anos, a nova safra de juízes do tribunalão escolhidos em conjunto pelos advogados, desembargadores atuais e com nomeação pelo governador do estado, tem a mesma faixa etária da candidata da city. O também jovem dr. Rodrigo Fernandes, esposo da dra. Fernanda e que já ocupou vaga de juiz do TRE-SC, certamente vibra com o favoritismo da cara-metade.
Cereja do bolo
Como cereja do bolo no desfecho do processo de escolha da substituta pra dra. Salete, deve pesar em favor da dra. Fernanda também a relação com o governador eleito Jorginho Mello (PL). Quando quase ninguém acreditava na eleição do atual senador, Fernanda e Rodrigo abraçaram a campanha do homem, compondo a parte jurídica. Seu currículo a credencia muito, já tem gente apostando alto nela.
Vereador ameaça
O vereador da piramidal casa do povo pexêra Vanderlei Dalmolin (MDB) ligou na tarde desta terça-feira pra fazer ameaças ao socadinho escriba. Dalmolin não estava nada contente com as notas da coluna do último sábado, referentes à moção do vereador beato Beto Cunha (PSDB) de protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Não é bom
O curioso e cabreiro Dalmolin queria saber se tinha algo mais pra sair na coluna sobre ele. E sugeriu que colocasse a cabeça do p.@&8 dele na coluna. Disse que este estava falando um monte de besteiras sobre ele, o chamando de matador de capivaras (não foi isso que a coluna comentou), que isso não era bom pra mim. O que seria bom para o colunista, vereador?
Papai Noel verde
Na ocasião, a excelência excelentíssima, além de votar favorável à dita moção, ainda debulhou pra deleite de meia dúzia de golpistas que estavam no legislativo de que, além de apoiar, o Papai Noel lá da sua casa não seria vermelho, seria verde. O articulista comentou a situação e deu sua opinião de que ele além de não fazer nada ainda queria matar capivara.
Ficou fulo
A nota que enfureceu Dalmolin, na coluna do último sábado (09/12/2022): “Matar capivara - E o que dizer do vereador das capivaras, Vanderlei Dalmolin (MDB), numa fala idiota pra jogar pra uma plateia ensandecida, disse que o Papai Noel na casa dele não vai ser vermelho, será verde. Outro que nada faz, além de querer matar capivara e falar merda na piramidal...”
Capivaras
O pançudinho escriba lembrou apenas de uma manifestação do vereador Vanderlei Dalmolin de que as capivaras eram violentas e que era preciso dar um jeito de diminuir a população dos animais, o que resultou em polêmica na época. A capivara é um animal silvestre, protegido por lei e insinuar que matar esses bichos por um legislador é de se lamentar. Sempre!
Ajudou!
Vanderlei falou ainda que o pançudinho escriba era tão bom que tinham colocado a coluna no final do jornal (e folheou o jornal inteiro pra ler? Obrigado, hein!). Não contente, afirmou que tinha me ajudado ao comparecer ao evento, se referindo à 14ª Gororoba do JC, que aconteceu no último mês de setembro. Tás tolo?
\Gororoba do JC
Dalmolin fez o mesmo que 1200 pessoas ao adquirirem a camiseta que deu direito a comparecer a Gororoba deste ano. Um congraçamento que completou 14 anos e que visa reunir políticos, empresários, detentores de cargos públicos, leitores da coluna e do DIARINHO. O editorial da coluna não está à venda junto com a camiseta. Só pra esclarecer ao vereador sem noção Dalmolin.
Medo de que?
Mas, como estava desgostoso da vida, Dalmolin disse ainda que não tinha medo do jornal. Mas por que teria? O jornal não ameaça ninguém, vereador! Dalmolin tava sofrendo muito, não sei se foi a diplomação do Lula na segunda-feira ou os caminhões da Coca-Cola com o Papai Noel vermelho (tudo comunista!) que circularam na região - pois chegou a lembrar que não levava desaforo pra casa.
Não sabem
Questionado se seria ameaça, Dalmolin respondeu que este estava escrevendo um monte de bobagens sobre ele e desligou. Olha, vira e mexe o articulista teve embates ao longo destas mais de duas décadas. E esses enfrentamentos foram por conta de políticos que não sabem lidar com a crítica que, como bem lembrava o saudoso Paulo Francis, não é pessoal, é apenas crítica.
2024 chegando
Na minha santa ignorância, imaginei que Dalmolin, com tantos mandatos nas costas, tinha caído a ficha de que ele é uma pessoa pública, um político, detentor de um cargo eletivo, pago com os impostos do cidadão, sujeito a ser questionado, criticado. Se não tem estofo, o couro duro, e não sabe lidar com o contraditório, renuncia e vai pra casa. Ainda bem que 2024 tá chegando...
Modo desespero
Nas últimas 48 horas, o prefeito da Dubai Brasileira, o pop star e coach Fabrício Oliveira (New-PL), vem tentando de tudo para reverter a vantagem do vereador David La Barrica (Patriota) na eleição da mesa diretora da casa do povo da praia alargada. Como dizem as línguas afloradas, Fabrício, mais uma vez, acordou pra realidade e deve ter uma câmara liderada pela oposição no biênio 23/24.
Oferecendo tudo
Ainda de acordo com os linguarudos da city, o prefeito está tentando trazer o MDB e o PDT para o governo, oferecendo para o MDB a saúde e ao PDT a segurança. Vale tudo, até desmobilizar duas secretarias da sua inteira confiança. Já La Barrica tem larga vantagem pra eleição do dia 20 na casa.
Indefinição
Outra coisa que tem pego na eleição da casa do povo é uma profunda indefinição do prefeito quanto ao seu nome como candidato. O vereador Gelson Rodrigues (Cidadania), que assumiu a city duas vezes neste ano, já foi descartado.
Manda de verdade
O vereador do PL, partido do prefeito, Cristiano dos Santos, também está fora do baralho. Restaram Anderson Santos e Omar Tomalih, este último preferido do capo da Igreja da Quarta Avenida, o que os liguarudos da city dizem: manda de verdade no prefeito e na primeira-dama.
Ousadia
O vereador David La Barrica, em seu segundo mandato, sempre foi conhecido por ser governista. Sem participações dignas de nota nos últimos seis anos, o vereador ousou ser candidato ao senado na suplência do ex-governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD).
Sangue no olho
A ousadia de La Barrica levou o governo a promover uma série de boicotes ao fiel edil. Concorrendo à presidência da casa, La Barrica tem conquistado votos com sangue no olho, “P” da vida com os desmandos que teve que tomar no período eleitoral.
Oposição
Outro líder da oposição é o vereador petista Eduardo Zanatta (PT). O vereador tem sido um dos importantes interlocutores da eleição da mesa. Zanatta, segundo os mais chegados, quer aproveitar o governo Lula a partir de 2023 para trazer uma série de recursos para a city e assim pavimentar seu nome para concorrer aos altos da Dinamarca. Hummmm...
Indicativo de Apoio
Os deputados da bancada do Partido Liberal na Alesc se reuniram pra bater um rango e deliberar, entre outros assuntos de interesses comuns, o indicativo de apoio ao deputado José Milton Scheffer (PP) no amplo diálogo e tratativas internas que vem ocorrendo no sentido de encaminhar a eleição do novo presidente e da nova mesa diretora do parlamento catarinense.
Campagnolo
Ao mesmo tempo, segundo confirmou em nota o líder da bancada, deputado Ivan Naatz, também foi aprovado indicativo de apoio à deputada Ana Campagnolo (PL) para que ocupe o cargo de primeira vice-presidente neste processo eleitoral que está em fase de articulação e cuja escolha será definida e oficializada por todos os integrantes do parlamento a partir do início de fevereiro de 2023 com o início do novo ano legislativo.
Cadê a Codetran
Recebi denúncia de um leitor de que os manifestantes queriam que ele retirasse o carro estacionado em uma vaga pública em frente à Marinha do Brasil porque uma manifestante queria deixar liberado pros golpistas. É de se perguntar: onde anda a Codetran nesta hora?