Nome Misto
O véio ranzinza do Pai Atanásio, que adora contrariar até a si mesmo, na visita do fim de semana a este socadinho escriba apareceu com um “nome misto” para continuar a série de pretensos candidatos ao paço da Vila Operária na representação do PIB econômico e intelectual da city pexêra no pleito de 2024. Mesmo sendo um empresário político, Pai Atanásio jura que o critério segue o mesmo.
Roda Gira
Com a vantagem de saber exatamente como a roda dos bastidores políticos gira, o ungido da vez é o deputado federal eleito Jorge Goetten (PL), também conhecido como Jorge da Minister. Ao ser questionado da escolha, o véio jura que o sucesso de Jorge no mundo dos negócios foi o único motivo que definiu o lançamento do nome da vez. Ser político é apenas uma coincidência. Ah, tá!
Minister
Fundador das empresas do grupo Minister, Jorge Goetten não nasceu em berço de ouro e sabe a força que o trabalho representa na transformação da vida das pessoas. O grupo empresarial é sólido, com excelentes serviços prestados na Santa & Bela, e as meninas dos olhos de Jorge são as festas de fim de ano, como Oktoberfest e Marejada, onde o povão enxerga a competência da Minister na segurança, limpeza e outros serviços.
Pega junto
Na festa da galega Blumenau, inclusive, os itens segurança e limpeza, tocados há bastante tempo pela Minister, são exemplos de sucesso para o Brasil inteiro. E quem acha que o patrão fica no bem e bom tá enganado. Sem muito alarde, desde a primeira festa que a empresa trabalhou, Jorge se junta aos colaboradores e faz o mesmo papel deles. Sente na pele as dificuldades e como superá-las.
Empregos
As empresas Minister, só em Itajaí, empregam mais de 2 mil pessoas. E não são apenas empregos, o jeito como Jorge trabalha com a equipe, e a forma de administrar a empresa, com pagamentos religiosamente em dia, mesmo com o enfrentamento da pandemia de covid-19, sem demissões, credenciam o gestor a querer ser prefeito de Itajaí.
Ponderado
Outro fator que pode tirar o deputado eleito do legislativo e o guindar ao executivo municipal é o equilíbrio que Jorge tem. Ele é ponderado, não adere aos extremos. Fiel ao partido e seus princípios, mas não ao radicalismo. Estar à frente do executivo é um exercício de equilíbrio constante, e o bom senso de Jorge Goetten é um forte aliado para uma gestão exitosa.
Trabalho constante
Mesmo não sendo deputado titular nesta legislatura, Goetten trabalhou constantemente para Itajaí e Santa Catarina usando suas pontes construídas em Brasília para beneficiar sua base. Podem achar prematuro lançar o nome de Jorge quando ele terá apenas um ano e meio de mandato, mas que ele já mostrou capacidade de sobra, isso já! Golaço do Pai Atanásio!
L de...
O ex-presidente do PSDB e agora ex-filiado do PSD da Dubai brasileira, Marcelo Lazzaropi, ops, Lazzaroni, pelo que tudo indica está caminhando pra presidir o partido da pombinha branca, o PSB de Cláudio Vignatti. Quem diria, hein, que Lazzaropi, ops, Lazzaroni, iria debandar pra esquerda e fazer o L...
Caça likes
A crise gerada no fim da última semana com a indefinição do contrato do Porto de Itajaí mostrou pra população o tipo de político caça likes, aquele que só se preocupa com as redes sociais e suas curtidas, muito pouco produzindo a favor das pautas que finge defender ardentemente nos vídeos e nos ao vivos da vida. Exemplo maior disso é a Dom Quichata, minha ex-musa BBB Anna Carolina (PSDB).
Celuloso na mão
A galega, de celular na mão, se juntou aos trabalhadores portuários e disparou vídeos, transmissões ao vivo recheadas de crítica ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), que ainda não tinha decidido qual contrato assinaria para o arrendamento provisório do Porto de Itajaí. Quem acompanhou jura que a galega não sabia o que falava e trocava nomes e termos sobre o assunto a todo instante.
Muvuca
Ficou claro que Anna e outros vereadores que pouco ou nada produziram sobre o assunto estavam lá só pra fazer a demagogia de sempre. Era nítida a falta de conteúdo de muitos, mas o jeitão “popular” de levar a mensagem fazia parecer que estavam bombando. Muito bom pra digitais influencers, mas péssimos como políticos e gestores.
Ponderados
Diferente da Dom Quichata, seu atual companheiro de partido e colega de piramidal, o devoto Beto Cunha (PSDB) e o ex-tucano Robison Coelho (sem partido), têm se posicionado há tempos sobre o tema, promovendo reuniões, indo a Brasília e defendendo a continuidade da APM Terminals, confirmada pelo barbudinho na sexta-feira. Na base do diálogo, e não na caçada de likes.
Líder
Este pançudinho, mesmo meio puteado com o ex-tucano Robison Coelho pela defesa cega do mito e pelo flerte com os manifestantes antidemocráticos da Marinha do Brasil, precisa reconhecer que, mesmo tendo perdido a eleição para Volnei, Coelho portou-se como um líder na busca de diálogos e soluções pro porto. Não embarcou na sedução dos likes e do populismo barato.
Porto sem partido
Robison tem defendido em alguns pronunciamentos que o porto é muito maior do que qualquer partido político ou posição partidária, por isso apontou desde o início o que acabou acontecendo, a renovação com a APM Terminals. O ex-vereador também embarcou algumas vezes para Brasília pra tratar do tema, e mesmo sem mandato correu atrás de uma composição favorável ao nosso Porto de Itajaí.
Pacotão da alegria
Embora esteja prevista uma reunião do governador eleito Jorginho Mello com a bancada liberal na Alesc, nesta terça-feira, para arredondar as conversas e orientações para a etapa final (?) das articulações para a eleição da nova presidência da leleia no início de fevereiro, o ponto central da semana é outro, o verdadeiro pacotão da alegria.
Penca de projetos
E deve ser o início das discussões internas das comissões para análise e votação em tempo recorde do costumeiro pacotão ou penca de projetos de fim de ano e que também costumeiramente beneficia com majoração de salários e benefícios algumas das chamadas elites do funcionalismo público: leia-se Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.
Na ponta da lança
Consta que os projetos de lei que criam novos cargos e alteram benefícios dos poderes na Santa & Bela Catarina podem custar mais de R$ 60 milhões ao estado e aos catarinenses no próximo ano. O prazo máximo de votação deve ser até o dia 20 ou 22, antes de encerrar oficialmente o ano legislativo.
Governador
Deve entrar na pauta dos encaminhamentos também um projeto de aumento salarial para o governador e secretários de estado, segundo previsões feitas na semana passada pelo líder da bancada do Partido Liberal na leleia, o entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz.
Dificulta
Neste caso, porém, justifica que não há correção salarial desde 2009, assim como dos secretários e diretores, o que dificulta, na sua análise, a atração de quadros mais qualificados para a equipe de governo diante da responsabilidade profissional e legal que os cargos exigem dos bagrões.
Um dos mais baixos
Além disso, diga-se de passagem, que o salário do governador da Santa & Bela Catarina é da ordem de R$ 15 mil brutos, o segundo menor do país, só perdendo para Minas Gerais, que fica na faixa dos 10 mil e poucos reales.
Diplomado
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin, o picolé de chuchu (PSB), foram diplomados na tarde desta segunda-feira. Infelizmente é preciso repetir pela milésima vez: a eleição acabou e faltam menos de 20 dias pra posse.
Golpistas
É de se perguntar o que farão os golpistas que permanecem em frente aos quartéis e, particularmente na região, os que estão na frente da sede da Marinha do Brasil na city pexêra. Os teleguiados por espertalhões que estão encastelados, ocupando as calçadas, estacionamento público e a própria via. Usando água e luz que ninguém explica quem paga...
Omissão
Lamentável a omissão das autoridades. Pior ainda, o apoio descarado e desavergonhado de políticos. Vereadores de Itajaí que apoiam tal ‘coisa’, que é sim antidemocrática, atacando o estado democrático de direito, o resultado soberano das urnas e a Constituição. Querem subverter a ordem. Cedo ou tarde vão ter que responder, ser responsabilizados por seus atos irresponsáveis.
Insuflar
Pior é o apoio de políticos-vereadores da piramidal que foram eleitos democraticamente pelas urnas e agora se insurgem contra o proesso eleitoral. Além dos políticos, pseudopastores e oportunistas sobem nos caminhões pra a plenos pulmões insuflar os incautos, com o intuito de jogar pra uma plateia ensandecida e que não representa a cidade e região, composta por um povo ordeiro e trabalhador.