Futuro
Sabichões da city pexêra já começam a fazer previsões para a disputa do comando de nossa querida Itajaí para 2024. Será que o que todos acham que se desenha será mesmo o que vai acontecer em um futuro breve?
Silêncio influente
Observadores lascam que tudo que se vê hoje na política de Itajaí não corresponde ao nível político que a cidade atingiu com as gestões dos últimos 30 anos. Muitos se acham a bola da vez mas sisquecem de uma camada extremamente importante e influente que se mantém em silêncio por enquanto.
Tipos
Desde o bigodudo Amílcar Gazaniga, engenheiro, o alemão Arnaldo Schimdt, engenheiro, o João Macagnan, advogado, o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini, empresário e o barbudinho Volnei Morastoni, médico, todos em algum momento apoiados pela elite pexêra, chegaram e entregaram gestões de desenvolvimento social e econômico.
Coragem
Todos os listados governaram para todos de maneira corajosa e em conformidade com um conjunto de fatores que fez a Itajaí de hoje ser o que é na cena econômica e social da Santa & Bela Catarina e do Brasil. Cada um do seu jeito, atendeu um todo, exigido por quem vê uma cidade como palco de qualidade de vida e de prosperidade.
República
Querendo ou não, da chamada república do Itamirim, que na verdade representa a elite da city pexêra, independe de se ser sócio o não do clube, surgiram nomes ou apoio a quem reapresentou esse sentimento. O que, convenhamos, nada tem a ver com o cenário que se ensaia por ora.
Disputas
Nas últimas semanas presenciamos uma disputa ferrenha pelo comando do Itamirim Clube de Campo, o que fez surgir mais um nome diferenciado que pode estar nas opções do povão nas próximas eleições, que representa o que a influente elite de Itajaí sempre buscou.
Experiente
Cláudio Werner, vencedor do pleito interno do clube, é médico renomado, um dos proprietários do grupo Promenac Camvel e claro, de uma família tradicional no ramo de gestão e empreendedorismo. Currículo, tradição e respeitabilidade podem ser uma jogada de mestre para o futuro da cidade, lascam os especialistas.
Tem mais
Obviamente que muitos empresários vem se destacando no momento que Itajaí vive. Um grande acordo da elite não pode ser ignorado diante das demandas que o desenvolvimento impõe e o baixo nível político que os partidos têm proposto nos últimos anos na nossa cidade. Alguém da construção civil também pode surgir com as mesmas características. Aguardemos.
Governança
Governar não é fila de acesso, mas a união de faculdades e competências para que se atendam interesses coletivos e planejamento. Temos de admitir que se observarmos esses quesitos, não há esperança no que está posto. Seguimos observando.
Quer pagar?
O vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo e deputado eleito, o sapatinho, digo, Carlos Humberto (PL), anda ativo nas redes sociais. Mas, infelizmente, não é com ações ou propostas pra Dubai brasileira. E, muito menos, o que se espera de uma excelência excelentíssima estadual em 2023.
Golpista
O Carlinhos, apesar de ter sido eleito pelas urnas eletrônicas no pleito que se encerrou, faz postagens atacando o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso seria normal e faz parte do processo democrático. Só que liberdade de expressão não é libertinagem. Não reconhecer a eleição de quem é adversário político é libertinagem.
Má fé
O sapatinho, ops, Carlos Humberto, faz postagens, não reconhecendo o sujeito que ganhou as eleições pra governar o país. O Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal ao qual pertence o Carlos Humberto, foi condenado por litigância de má fé com aquele requerimento sem pé nem cabeça querendo cancelar votos do segundo turno.
Ajuda dos ETs...
Valdemar, o mensaleiro condenado que andava com o PT, ficou preso por 11 meses e, ganhou o direito de prisão domiciliar com tornozeleira e, ironicamente, foi indultado pela ex-presidente Dilma (PT). Carlos Humberto não sabia ou se faz de sonso? Ou será que Carlos Humberto anda na onda de acender a lanterna do celular, colocar na cabeça e pedir ajuda aos extraterrestes?
Balela
Pra não reconhecer os votos das urnas no segundo turno, teriam que cancelar os votos do primeiro turno. Urnas em que Carlos Humberto foi eleito deputado. A ação do PL do Valdemar era algo sem pé e nem cabeça. Só pra alimentar os insanos.
Reconheceram
O Progressistas e o Republicanos tiraram da reta e pediram ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que fossem retirados da ação que o PL propôs. Alegaram que não assinaram embaixo de tal disparate e avisam que reconheceram o resultado as eleições.
Quer pagar?
Vai ver que o Carlos Humberto, empresário rico e bem sucedido, quer pagar os 22 milhões da multa imposta ao Partido Liberal. Deve estar sobrando dinheiro. Oiá, Carlos Humberto, parabéns por sua eleição, mas, quem votou espera mais, mô quirido. Faça propostas, trabalhe por elas, represente estes votos. Não seja apenas mais um entre 40 deputados.
Bons quadros
Ainda bem que o Partido Liberal tem excelentes quadros. Vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais que fizeram e fazem valer os votos. O deputado entisicado Ivan Naatz, por exemplo. Sempre com a pauta em prol da coletividade catarinense. O recém eleito deputado federal, Jorge Goetten, que mesmo sem assumir, anda por Brasília, apoiando demandas estaduais e nacionais.
Cumé que é cara pálida?
O vereador Maurílio Moraes (Progressistas) da piramidal casa do povo, sem ficar corado e desavergonhadamente, toda sessão a única coisa que fala e apresenta é o tal convite pra que as pessoas se dirijam à frente da sede da Marinha do Brasil, pra lutar por sua liberdade. E ganha mais de 10 mil limpinhos pra fazer isso! Cumé que é cara pálida?
Apoiadores ou organizadores?
Será que Maurilio, o beato Beto Cunha (PSDB) e o Adriano Klawa (sem partido?), não tem ações, propostas interessantes pra coletividade pexêra do que ficar atentando contra à democracia, o estado democrático de direito, o resultado das urnas? Como políticos eleitos, lideranças, daqui a pouco vão ser considerados não apenas apoiadores, mas organizadores do tal movimento.
Espertinho
Maurílio tem que sair do Progressistas, afinal, o seu partido reconheceu o resultado da eleição do último dia 30 de outubro. E, ele alimentando à turba com essa pantomima de lutar por liberdade. Muita gente não merece ser reeleita em 2024. Estamos de olho.