Se tava ruim...
A PGTur Transportes, operadora da BC Coletivo, sistema de transporte público da Dubai brasileira, divulgou uma nota no começo da semana informando que vai encerrar os serviços no próximo dia 30 de novembro. Ou seja, se a locomoção por transporte público estava ruim, vai ficar abandonada na city da praia alargada. Quem precisa do serviço vai ter que se virar nos 30...
Mais de mil
O transporte proporcionado pela PGTur, com todas as ressalvas que o transporte público tem em todos os lugares, tem hoje mais de mil usuários e a grande maioria são idosos que, com a interrupção, ficarão sem ter como se deslocar. Trabalhadores e estudantes também dependem do transporte.
Nas nuvens
O ofício informando sobre a paralisação foi protocolado junto ao município na última segunda-feira. Enquanto a Dubai Maravilha não tem um transporte coletivo pra atender a comunidade, o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) anunciou que estava conhecendo um novo modelo de transporte coletivo movido a energia elétrica.
Prejú
A PGTur dos busões declara que, após quase um ano de operação em Balneário Camboriú, a continuidade dos serviços se tornou financeiramente inviável e o número de usuários não cobre nem mesmo os custos, que vem sendo absorvidos pela empresa e causando prejuízos nos 11 meses que está em funcionamento.
Custeados
É por essas e outras que o transporte público em tempos atuais necessita de um aporte, subsídio do poder público, como acontece em Itajaí, entre outras cidades. Pra empresa que toca é necessário que tenha lucro pra pagar seus custos e gerar renda aos seus donos. Não sejamos hipócritas.
Fica longe
Por isso que o subsídio se faz necessário. O que parece não acontecer, e olha que a empresa já sinalizou tal necessidade. Essa é uma das funções do estado, proporcionar saúde, educação, segurança e transporte, entre outras demandas. Uma cidade tão rica, poderosa, e o prefeito fica longe de uma necessidade social, principalmente dos nossos idosos.
Novas ideias ?
Uma das promessas do governo das novas ideias era um transporte público eficiente, promessa não cumprida em seis anos e caoticamente agora a Maravilha do Atlântico fica sem os busões. Não quero crer que o pop star esteja mais preocupado com os que moram na Atlântica...
“Eu sou eu...
... ele é ele”. Mais ou menos assim a vereadora da piramidal e minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), descreveu a sua relação com o entisicado do João sem Kombi Martins, seu querido (por ela) pai.
Incomodando
A galega, ao se solidarizar com a bela do Selmo, Chris Stuart (PSC), disse que nem tudo que seu pai fala é necessariamente o pensamento dela. Certamente os áudios do doutor tão incomodando a vida da Dom Quichata.
Como pensa?
Engraçado que a galega afirma não pensar igual ao seu entisicado pai na questão dos protestos em frente à Marinha do Brasil, em Itajaí, e aos quartéis do Exército país afora, mas deixa no vácuo qual sua real opinião sobre o assunto. Será que a Anna virou golpista por conveniência?
Dias de loucura
A coluna, num daqueles dias de loucura, já elogiou o João sem Kombi pelo posicionamento contrário aos movimentos golpistas, mas, se a Anna não concorda, ela é a favor da arruaça? Não ficou claro.
Vaselinando
É óbvio que a bocuda, brabona e bonitona pensa igualzinho ao pai nesse assunto. Talvez não usaria as palavras fortes que o João usa para exprimir sua opinião, mas ninguém consegue acreditar que a galega seja favorável a manifestações antidemocráticas.
Fingindo
A vivência no Partido dos Trabalhadores e no Partido Verde, e a relação umbilical com seu pai, não deixam ninguém acreditar que a Dom Quichata apoie isso. E fica feio pra ela querer fingir apoio ou fazer cara de paisagem, é forçado!
Quietinho
Sem barulho, sem se comprometer com qualquer um dos lados, e sem um pai pra atrapalhar as estratégias políticas, o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) vai se descolando da Dom Quichata e construindo um capital eleitoral interessante.
Bola da vez
Hoje a bola da vez na oposição pexêra de língua afiada é o vereador radialista Sancho Pança, e olha que seu chefe de gabinete, o Astronauta, tenta atrapalhar mas não consegue ser tão danoso quanto o João!
Moção pro Xandão
O devoto Beto Cunha (PSDB), parceiro de bancada da Dom Quichata, gravou vídeo dizendo que tá licenciado, mas assim que voltar pra cadeira estofada vai apresentar uma moção de repúdio contra o ministro Alexandre Moraes. Será que a galega vai apoiar?
Se apequenando
Beto Cunha tinha se sobressaído com as demandas importantíssimas do Porto de Itajaí e agora vai se apequenando com esse tipo de atitude antidemocrática. E será que, depois da moção da piramidal, o Xandão resiste no cargo de ministro do STF e do TSE? Capaz de cair né?
Tão sempre lá
Beto Cunha, Adriano Klawa (sem partido) e Maurílio Moraes (Progressistas) são vereadores que frequentam direto a manifestação em frente à Marinha. É a bancada da resistência aos resultados da urna se formando na piramidal. Quando eles foram eleitos, as urnas não davam problemas... Que gente que não tem vergonha na cara.
Três em um
Por lá também aparece com frequência o ex-candidato a prefeito Robison Coelho (sem partido), que dizem ter sido visto na companhia do Dolor da Angel e do ex-prefeito alemão Arnaldo Schmitt, no berreiro contra o resultado das eleições. Não acredito que o Dolor e o Arnaldo iriam participar de tal coisa. Será? Ou é fofoca da turma insana que tá precisando de óculos pra distinguir quem é quem?
TPA
A novela da retomada da cobrança da Taxa de Agonia e Paciência, ops, Taxa de Proteção Ambiental (TPA), de Bombinhas, parece estar longe do fim e promete atravessar a temporada que vem aí, esquentando ainda mais as temperaturas do verão.
Requerimento
O plenário da leleia aprovou essa semana requerimento de autoria do deputado estadual entisicado Ivan Naatz (PL), líder liberal e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da casa do povo estadual, exigindo notificação da prefa da capital do mergulho, Bombinhas, referente à TPA.
Taxa do terror
O requerimento do Naatz exige do Tribunal de Contas do Estado (TCE) notificação à prefa de Bombinhas para prestação de contas do destino dos recursos arrecadados pela famigerada taxa, terror dos turistas e motoristas para acesso ao município e suas lindas praias.
Condição judicial
Naatz é autor do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) dos Pedágios Urbanos, aprovada em 2020, já valendo como lei e que proíbe em todo o estado esse tipo de cobrança. O então prefeito de Governador Celso Ramos, entre outros, tava que tava se assanhando pra colocar uma porteira arrecadadora.
Aplicação dos recursos
O caso de Bombinhas tem decisão judicial pela constitucionalidade, mas o deputado Ivan Naatz alega que o município não cumpre a condição judicial de aplicação e prestação de contas dos recursos. Prestar contas é o mínimo que se espera.
Não cumpre
Recursos que devem ser investidos exclusivamente em projetos de proteção e preservação ambiental, além de apontar o uso político do dinheiro e cobrança feita por “empresa amiga da prefeitura”, que estaria ficando com a maior parte do dindim. A conferir os próximos capítulos...
Neymar
O Neymar cumpriu o que prometeu ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O jogador teria prometido homenagear o presidente na Copa do Mundo e cumpriu. Não fez nada, não jogou e ainda ficou chorando com o rosto coberto. Honrou mesmo...
Fiozarada
Ninguém sabe o que faz o vereador Anderson Santos (Podemos) na Câmara de Vereadores da Dubai brasileira. Anderson já foi o bom da boca da Cosip na city da praia alargada e estava na toada de que junto com o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), e o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL), iriam acabar com aquela montanha de fios pendurados nos postes.
Nada do nada
Colombo se foi e nada. Nem o Anderson e nem o Fabrício, enquanto o cara de padreco estava lá, se coçaram pra que os fios que são necessários, mas infestam os postes e vias centrais, fossem pra debaixo da terra como prometido. E nem um pio do vereador Anderson ou do prefeito. Agora, pra bobagem de moção contra o Xandão o sem noção Anderson tá aí pronto a discursar. Ainda bem que 2024 tá chegando...
Lugar nenhum
O vereador Cristiano José dos Santos (PL) é outro que faz berreiro nesse sentido. Mas, ações interessantes e eficazes pra população de Balneário Camboriú, nadicadenada. Será que foi voto jogado fora? Ainda bem que 2024 tá chegando...
Zero à esquerda
Outro que virou um zero à esquerda é o vereador Robertinho Bem Claro de Souza Júnior (Podemos), que só entrou nessa legislatura por ser suplente. Vivemos em uma democracia e todos têm direito a se expressar e dar sua opinião, mas não se pode confundir liberdade com libertinagem. E isso que o cara é advogado, senhores.
Estudo
Pavimentação deteriorada é uma situação constante nas rodovias federais na Santa & Bela Catarina, revela estudo da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), realizado entre agosto e setembro, pelo engenheiro Ricardo Saporiti.
Investimento
O levantamento identifica pontos críticos em praticamente todos os 1,18 mil quilômetros percorridos nas BRs 282, 470, 153, 158 e 163 (integralmente), além do trecho da BR-470 entre Indaial e a divisa com o RS. É preciso cobrança do governo Federal pra que as BRs tenham mais investimento.
Lentidão
No traçado entre a capital manezinha, Florianópolis, e a capital do pinhão, Lages, da BR 282, principalmente até Alfredo Wagner, o principal entrave é a lentidão do tráfego devido ao movimento intenso.
Terceira faixa
Neste caso, a Fiesc sugere a implantação de terceiras faixas, especialmente em subidas, e a retomada de estudos para a execução do traçado original da rodovia na Grande Florianópolis. O relatório foi apresentado em reunião da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc nesta quinta.