Assédio eleitoral
O secretário da Fazenda da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Fernando Garcia, estaria ameaçando os servidores para votarem em Jair Bolsonaro (PL). O bagrão estaria pressionando seus subordinados de que se não votarem no Bolsonaro vai ter degola, digo, serão exonerados. E isso no zapzap do governo. Tá doido!
Perigo
Será que o Fernandinho Garcia não tem medo do perigo? Isso é assédio e atitude que o prefeito de Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), repudia. Elcio é um democrata, respeitador das leis e de que cada um possa expressar nas urnas a vontade soberana de eleitor. Tipo de atitude inaceitável que é crime e o alcaide bota pra correr na hora.
Liberdade de voto
Mesmo com tantas anos de lida no colunismo político diário, ainda me surpreendo com esse tipo de atitude, insana e sem sentido, afinal, o que vai importar ou qual a vantagem para o Fernandinho (vai trabalhar, em vez de assediar servidor pra votar no seu candidato) de ter um ou outro presidente? Vote em quem quiser e se obrigar tem que denunciar, meu povo!
Curiosos
A raça de lazarentos, que não tem mais o que fazer da vida, anda ficando o tempo inteiro na frente do computador atualizando o site Divulgacand, do TSE, na parte de prestação de contas eleitorais. Os coçadores andam ansiosos pra atualização das despesas da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), na candidatura derrotada a deputada estadual.
Pra onde foi?
A tchurma anda se perguntando pra onde foi a dinheirama de recursos que a galega recebeu. No total de 770 mil reais arrecadados pela Dom Quichata, 700 mil foram do fundão eleitoral, dinheiro público que ela tanto reclama quando é gasto de forma errada. Até agora, Anna Carolina só declarou 120 mil de despesas, ou seja, ainda falta mostrar pro eleitor o destino de 650 mil reais.
Não reclama
Engraçado que além de reclamar um bocado do mau uso da grana pública, e nem se importar em rasgar 700 contos em uma campanha que ficou longe de ganhar, a galega também nem se importa com a demora em lançar suas despesas no portal da Justiça Eleitoral. Ah, se fosse uma informação faltante no Portal de Transparência da prefa pexêra, hein? A Dom Quichata já estaria aos berros.
Observatório eleitoral
Como em 2 de outubro, a OAB/SC terá novamente neste domingo um observatório eleitoral, rede com seis centrais de atendimento abrangendo todo o estado para monitoramento e resposta a questões relacionadas às eleições, com o objetivo de garantir o exercício da democracia, o adequado funcionamento do sistema de votação e o regular exercício do voto pela população.
Plantão
Eventuais casos de irregularidades envolvendo os direitos do eleitor, situações de propaganda irregular e monitoramento do funcionamento das urnas eletrônicas, entre outras questões, serão alvo do plantão, realizado por integrantes da Comissão de Prerrogativas e Defesa dos Honorários e da Comissão de Direito Eleitoral. No site da Seccional estão todos os contatos disponíveis para a prestação do serviço.
No centrão
Os moradores do centrão da Dubai brasileira não sabem mais a quem recorrer. Inclusive, a coluna já explanou sobre um terreno onde se localiza uma antena de comunicação e vira e mexe é abrigo pra usuários de drogas.
Pertinho
O local, que deveria ser totalmente fechado, fica bem pertinho da construtora do vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo e deputado estadual eleito, Carlos Humberto (PL), e nem por isso a malandragem respeita ou se manca.
Só pensa...
O local é campeão de reclamações de moradores da Maravilha do Atlântico que se veem vítimas dos drogados que habitam o local e do assédio que sofrem em suas casas e mesmo nas ruas da redondeza. Caso de polícia e social, também. Mas, aparentemente, quem é responsável só pensa naquilo, digo, na eleição... Será que na segunda-feira todo mundo volta à terra e ao trabalho?
Absurdo
Cidadão sai de sua casa pra tirar uns pontos de uma cirurgia que fez, onde no papel tem a “recomendação” pra que depois de um tempo procure o posto de saúde pra retirar as linhas das “costuras” feitas. Lá no posto de Saúde da prefa, que se localiza na Univali, após esperar umas duas horas, lhe informam que teria que trazer o papel do médico.
Recomendação
No papel do médico que lhe foi dado, após a saída do hospital, consta que como “recomendação” se dirigir ao posto de saúde e nada de que seria necessário levar o papéli. Pois bem, e não avisam que sexta-feira, dia do funcionário público (parabéns!), o posto de saúde estará fechado. Ou seja, o cidadão pega um solão, perde tempo e dá com a cara na porta.
Pracabá
Ninguém fica doente ou se precisar de um atendimento, mesmo morando longe, tem que se descolar até o Centro Integrado de Saúde (CIS), no antigo Vassourão, porque ninguém pensa em promover escalas de atendimento.
Não phode!
Entendo que no dia do servidor ele queira folgar e esticar com o final de semana, mas, na iniciativa privada, não tem essa história. E, além disso, uma coisa é o administrativo fechar as portas, mas, saúde, entre outras situações, não pode e não deve parar.
Ui, digo, Gui!
O Guilherme Cardoso, que era indicado por pastores e pelo senador eleito Jorge Seif Júnior, o zero seis (PL), pra ocupar o cargo de diretor de comunicação da prefa da Dubai brasileira, acabou sendo nomeado diretor de Eventos na Secretaria de Articulação, comandada pelo desarticulador, digo, vereador licenciado, Omar Tomalih (Podemos).
Bom senso
O bom senso acabou vicejando e o experiente jornalista Ivan Raupp, que já ocupou o cargo de diretor de comunicação, foi nomeado para o cargo pelo prefeito em exercício mais sorridente do sul do mundo e deputado estadual eleito Carlos Humberto (PL).
Sabe?
O Omar, que anda com dificuldades de articular a ponte do Executivo dos altos da Dinamarca com o Legislativo da avenida das Flores, será que sabe que o recém nomeado Ui, digo, Gui, em pleno horário de trabalho estava postando sobre a campanha eleitoral? Ou tem tudo a ver com a função de diretor dos Ventos, ops, de Eventos, e como a eleição é um evento ele estava no exercício da função?
Jorginho
O senador e candidato a governador Jorginho Mello (PL) irá votar por volta das 9h30 de domingo em Herval D’Oeste. O local da votação será na escola de Educação Básica Melo e Alwin. Logo após a votação, o candidato falará com a imprensa, na saída da escola, sobre a expectativa da eleição.
QG de campanha
Já durante a tarde, Jorginho voltará pra capital manezinha, onde acompanhará a apuração deste segundo turno. Após a apuração finalizada em todas as instâncias, tanto para presidente quanto para governador, Jorginho falará em coletiva de imprensa que será realizada no QG da sua campanha.
Defensor
“Serei um defensor implacável das causas de todo o grande Vale do Itajaí”. Com este mote, o deputado estadual eleito Napoleão Bernardes (PSD) percorreu as cidades do Litoral Norte para agradecer o apoio nas eleições, conhecer mais profundamente as demandas locais e reforçar a aliança em torno das pautas que envolvem a região na Assembleia Legislativa.
Bateu pé
O ex-prefeito da galega Blumenau conversou com lideranças políticas de 10 citys da região: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha e Luiz Alves.
Na city pexêra
Em Itajaí, ele se reuniu com os vereadores Marcelo Werner (PSC) e o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD), além do ex-vereador entisicado Fernando Pegorini (PSD) e correligionários. O roteiro incluiu ainda conversas com a prefeitada: Nilza Simas, de Itapema, e Joel Lucinda, de Porto Belo; o ex-prefeito de Navegantes, Roberto Carlos; secretários, vereadores e ex-vereadores.
Vínculo
Nas visitas, Bernardes alembrou que dos quase 37 mil votos que recebeu nas urnas, mais de 4 mil foram depositados na região. “Além da gratidão por esta votação expressiva, eu tenho um forte vínculo familiar e afetivo com a Foz do Rio Itajaí”, ressaltou o Napo.
Camboriú e Itajaí
“A minha família é de Camboriú e a família da minha esposa é de Itajaí. Então, sempre frequentei o Litoral Norte. Por tudo isso, fiz questão de reafirmar pessoalmente meu total compromisso com as demandas daqui”, reforçou o deputado eleito.
Prioridades
De acordo com Napoleão, as pautas pertinentes ao desenvolvimento econômico e geração de oportunidades estarão entre as prioridades do seu mandato. “O crescimento de Santa Catarina passa necessariamente pelo Litoral Norte, em virtude da sua pujança e localização estratégica”, afirma.
Incansável nas cobranças
“Precisamos ampliar os investimentos na região para melhorar a infraestrutura e a logística. Temos os portos, o Aeroporto de Navegantes, a BR 101, a BR 470, as rodovias Jorge Lacerda e Antônio Heil. Enfim, temos que avançar sobre essas questões, e serei incansável nas cobranças”, completa.
Irregular
O Tribunal Regional Eleitoral da Santa & Bela Catarina julgou irregular a propaganda do candidato ao governo Décio Lima (PT) que se refere ao empresário Luciano Hang e a uma suposta demissão de professores. Além de retirar do ar a publicidade, o candidato deverá pagar multa.
Ação
O empresário promoverá ainda ação de indenização em face do PT e do candidato Décio Lima. “Mais uma vez, provamos para a população que o PT fabrica fake news, na realidade, ele é a própria fake news”, afirma o empresário.
Áudio vazado
Na propaganda disparada pela campanha do PT barriga-verde, o candidato se apropria de um áudio vazado na última semana, totalmente fora de contexto, de uma reunião ocorrida em 2018, em que o empresário participou juntamente com o secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina, Paulo Eli.
Perderam
Naquela ocasião, alguns empresários da indústria têxtil se reuniram com o secretário para não aprovarem um aumento de 5% que o estado queria colocar sobre a alíquota do setor. “O estado alegava que precisava de dinheiro para pagar salários, mas batemos o pé e, por fim, não aumentaram o imposto como também não atrasaram salários de ninguém. Depois, também perderam na Assembleia Legislativa”, relembra Hang.
Aumento
“O que eles queriam, na realidade, eram argumentos para que a indústria têxtil aceitasse o aumento de 5%”, explica Hang. O dono da Havan lamenta o fato de terem vazado apenas uma parte da reunião, tirando de contexto tudo o que foi tratado naquela ocasião.
Não pediu desculpas
Apesar das explicações de que as falas seriam referentes a uma reunião realizada com o setor têxtil em 2018, e de ter ganho na Justiça Eleitoral, além de prometer processo (Hang gosta de colocar processo), o véio da Havan não se desculpou pelas falas onde pede que sejam demitidos os amados mestres: que se “demitam o diabo dos professores”.