Explicando...
A Irmã Simone Santana, diretora-geral do hospital Marieta Konder Bornhausen, correu pra piramidal pexêra na última terça-feira pra sisplicar às excelências excelentíssimas sobre as denúncias do ex-diretor-técnico do nosocômio, o dr. Cristiano Ferreira, veiculadas em entrevista bomba na rádio Band FM na última semana. A sessão ficou quase duas horas parada pro lero no plenarinho.
Interesses
Às vezes sem meias palavras, e em outras comedida nas explicações, o que ficou claro para os edis é que uma teia de interesses, de tudo quanto é lado, permeiam as denúncias apresentadas e a repercussão delas.
Caldo entornou
A irmã chegou a citar que quando a nova direção trocou uma equipe de pronto socorro ligada ao dr. Cristiano é que o caldo começou a entornar e o ex-diretor se revoltou. Pelo jeito a briga nunca é só pela saúde dos outros, né?
Sem provas
Segundo a Irmã Simone, as denúncias serão todas respondidas ao Ministério Público, mas, de antemão, a chefona do Marieta antecipou que as tais gravações e provas que o dr. Cristiano afirma ter na entrevista nunca foram entregues, nem para o hospital, nem para o Gaeco e, pelo jeito, nem para os vereadores, que quase embarcaram na cilada do julgamento sumário contra o Hospital.
Verdadeiro responsável
Além da falta de provas, a nova diretora do hospital lembrou que, se forem mesmo verdadeiras as denúncias do dr. Cristiano, mais de 90% dos casos denunciados seriam de responsabilidade dele auditar e controlar, ou seja, estava lá na função justamente para não deixar que acontecessem esses disparates, que agora ele vem denunciar, tudo porque supostamente perdeu indicações e serviços.
Auditoria externa
Sem responsabilizar diretamente a ex-diretora do hospital Marieta, a Irmã Mércia Lemos, e deixando a entender que os diretores demitidos é que teriam favorecido algumas irregularidades, a nova chefona do Marieta afirmou que a instituição passa por uma auditoria externa independente, cujos resultados devem ser conhecidos até o final do mês de novembro. É o mínimo que se espera!
Dr. Rossini
Integrando a comitiva do Marieta Konder Bornhausen que esteve na piramidal casa do povo, além da irmã Simone, estava o conhecido dr. Edson Rossini, que foi escalado para a função de diretor-técnico do hospital.
Excluiu
Nas entrelinhas, ficou um sentimento de que a administração anterior, por interesses pessoais, excluiu dos quadros do hospital médicos históricos e queridos pela população e pelos funcionários do Marieta. Com muito tempo de casa, dr. Rossini deseja resgatar esses bons profissionais, missão espinhosa, mas necessária!
Xô midiáticos
A tal pressa em julgar as pessoas para caçar likes nas redes sociais gera instabilidade em um momento que o hospital precisa se recompor. Depois da pandemia e da guerra, que aumentaram um bocado os custos da saúde pública, o que menos o Marieta precisa é de gente fazendo sensacionalismo em cima da instituição, desabafou a Irmã Simone, afirmando que está em busca da verdade e do melhor pro hospital.
Sancho Pança
A visita, por mais que não tenha trazido toda caixa-preta e respondido as dúvidas que sempre envolvem a administração do hospital, sensibilizou os edis e acabou colocando água no chope do vereador Sancho Pança Osmar Teixeira (SD).
Santo de barro
O Osmar estava se armando pra convocar o ex-diretor pra prestar esclarecimentos no plenário da piramidal. Não se acredita que nossos amados heróis legislativos aceitem algo que não seja concreto pra convocar o cara!
Uso da máquina
No período que está como vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo, agora eleito deputado na leleia, Carlos Humberto (PL) tem usado obras públicas para fazer campanha para o Partido Liberal nas redes.
Asfalto e adesivo
Carlos Humberto, que adora mostrar serviço fazendo vídeos em obras da prefeitura e enviando para o zap zap das pessoas, fez um vídeo numa obra da prefeitura de pavimentação ostentando baita adesivo do 22 no peito.
Pode incomodar
Apesar de estar fazendo com o próprio celular, o uso de obra pública com material de campanha caracteriza irregularidade. Imagino que CH não entre dentro do paço municipal com adesivo no peito, entra?
Mudança
A coluna revelou, na edição de quarta-feira, que o jovem Guilherme Cardoso é o preferido para assumir a comunicação da prefa da Dubai brasileira. Gui Cardoso é de extrema confiança do prefeito, mas não tem formação e nunca trabalhou com jornalismo. Se nomeado for, enfrentará uma imprensa que estava com grande birra.
Vira e mexe
Aparentemente a questão da Educação na Dubai brasileira anda complicada. Vira e mexe entra na pauta, inclusive da casa do povo da praia alargada. Já aconteceu de tudo, desde falta de merenda, falta de gás, e agora o vereador Patrick Machado (PDT) alertou sobre a falta de professores na escola Ariribá, que preocupa pais e alunos.
Em cima
O vereador lascou ainda que espera que a reforma da escola, que começou há alguns anos, seja por fim concluída e que tem vontade de acionar os bombeiros, mas que, se isso acontecer, acredita que vão fechar o educandário.
Fios soltos
O vereador, seguidor dos preceitos brizolistas, falou de fios soltos. Acho que os bombeiros têm que ver isso, pois coloca em risco alunos e professores a um acidente grave e a integridade do prédio escolar. Isso deve ser brincadeira, não pode estar ocorrendo na cidade conhecida por sua excelência e qualidade de vida. Não, não, não, isso não é verdade!
Multas e multas
Já o vereador Bola Pereira (PSDB) lascou que tem prédio da cidade que está recebendo multas em cima de multas do Emasa, mesmo sem estar irregular, porque a autarquia de água & esgoto da Dubai Maravilha não tem fiscais pra ir nos referidos edifícios e efetivamente fiscalizar.
Enxurrada de processos
E que, em vez de apenas ficar emitindo multas, tem que ir lá. Ele tem aconselhado os cidadãos a buscar a dona justa, acreditando que a Emasa vai sofrer uma enxurrada de processos por conta dessa situação.
Não vai
O vereador Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo), aquele que andava revoltado e prometeu cometer crime eleitoral no segundo turno, buscando eleitores nas suas casas no dia de votação, fez comentários sobre o projeto que prevê câmeras em estabelecimentos que compram sucata, metais, peças usadas, fios, etc, e que disponibilizem as imagens.
Alumínio
O projeto do vereador Patrick, segundo Lucas, com multas se o proprietário não disponibilizar as imagens, seria uma penalização. Além disso, revelou que a coisa anda feia pro seu lado, ao contar que tinha um rack de alumínio em cima do carro, que quebrou, e, por ser de alumínio, levou pra vender sem ter nota fiscal e pensava que ia ganhar um bom dinheiro e recebeu uma merreca.
Discussão importante
A discussão sobre os furtos que acometem Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, entre outras cidades, principalmente envolvendo fios de cobre, portões de alumínios, entre outros é o óbvio ululante. Se roubam, é porque tem quem compra. Aqui na choupana, um safardana roubou a calha da frente da porta, que era de alumínio. Roubou porque tem receptador.
Roubalheira
Na city pexêra, vira e mexe é manchete no DIARINHO o roubo de fios de prédios públicos e particulares. Portões, mesmo, é toda semana. Tem imagens da bandidagem alvissareira que por aqui campeia furtando, e ninguém sabe onde esses portões foram parar.
Aprovado
O projeto do vereador Patrick foi aprovado. Agora é saber se vai ser sancionado e colocado em prática. Porque criam-se novas leis que ficam bonitas no papel, mas, na prática, não acontecem e só recheiam o arcabouço de leis.
Calopsita
Projeto das nossas amadas excelências excelentíssimas da Dubai brasileira denominando uma rua do município de Calopsita, e que seria de autoria de vários vereadores, foi aprovado por unanimidade. Nada contra a pequena ave, que é alegre e divertida, mas tem tantos nomes que se foram e fizeram parte da história de Balneário Camboriú que mereciam uma justa homenagem e não são lembrados.